TV Guia

Uma vida EXPOSTA

É o filme mais aguardado do ano, pois mexe com a intimidade do cantor mais polémico dos anos 80 do século passado. Mete sexo, dramas e morte

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS D.R.

Ofilme Variações, que conta a polémica história de vida do malogrado barbeiro e cantor António Variações, chega quinta-feira, dia 22, às salas de cinema portuguesa­s, e é uma das estreias mais aguardadas de 2019.

Variações é um projeto 100 por cento português, que nasceu por imitação de formatos recentes de sucesso nas redes de distribuiç­ão cinematogr­áfica internacio­nal, como Bohemian Rhapsody, sobre o mítico vocalista dos Queen, Freddie Mercury, ou de Rocketman, sobre o popular cantor Elton John.

A história decorre em Pilar, em Amares, Braga, onde vivia o Toninho, segundo a mãe, que ainda pequeno foi obrigado a ir trabalhar numa fábrica, que odiava o contexto religioso da aldeia e que tinha como referência musical a fadista Amália Rodrigues, na época já uma secreta referência para a comunidade gay nacional.

A diegese do filme, que se concentra

no período entre 1977 e 1981, os primeiros anos da carreira do cantor, dá no final um salto até 1984, altura em que, com 39 anos, morre vítima de SIDA, tal como aconteceu a Freddie Mercury.

O filme retrata o envolvimen­to do protagonis­ta, interpreta­do por Sérgio Praia, com o antigo namorado, Fernando Ataíde (Filipe Duarte), um dos donos da discoteca Trumps que tinha sido patrão de António numa das barbearias onde trabalhou. 

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal