TV Guia

BABAYA “FUGIU” DO BRASIL Perseguida e AMEAÇADA

Nasceu Lucas, mas prefere que a tratem pelo nome artístico. A concorrent­e do Got Talent descobriu que é um travesti há três anos, depois dos tratamento­s e da ajuda do psicanalis­ta

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS FREMANTLE PORTUGAL

Aos 29 anos, Lucas – Babaya Samambaya – viu no Got Talent Portugal uma oportunida­de de mudar mentalidad­es. Quando viu as inscrições abertas, a brasileira ainda hesitou, mas decidiu seguir em frente com a candidatur­a. “Fiquei muito apreensiva, mas pensei: ‘Se esta for a única forma que tenho de chegar ao maior número de pessoas e passar uma mensagem de igualdade, não a vou desperdiça­r.’ Ganhei coragem e participei”, revela.

Foi exatamente há três anos que Lucas decidiu mudar de identidade. “Comecei a fazer sessões de psicanális­e no Brasil e tudo o que me aparecia era o meu lado mais feminino. Decidi aceitá-lo e parar de renegá-lo. No entanto, não podia continuar a viver em Belo Horizonte.”

O ÓDIO A BOLSONARO

Foi a escolha política dos brasileiro­s por Bolsonaro que fez com que a concorrent­e do Got Talent deixasse a família para trás e rumasse a Portugal. “Não podia continuar a viver naquela condição política. Ele enoja-me. Faz com que eu tenha vergonha do meu país, que sinta medo por mim e por todos os transexuai­s, travestis e gays que vivem atualmente no Brasil.”

Ainda com mágoa, Babaya recorda dois momentos mais complicado­s que viveu no Brasil: “Num deles, estava num semáforo, passou um carro e mandaram-me com uma garrafa de água. Noutro, fui perseguida por quatro homens dentro de um carro. Seguiram-me e cada vez passavam mais lentamente por mim, como sinal de intimidaçã­o.”

Em Portugal, diz sentir-se “livre” e “aceite”. “Aqui vivo o extremo oposto. Lá sentia que só o facto de existir incomodava muita gente. Aqui até tenho trabalho como drag queen e estou muito feliz”, congratula-se. 

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal