TV Guia

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Planta gramínea de haste oca, ós e entrenós. Designa dúvida ou desconfian­ça (interj.). Notícia anónima que corre publicamen­te. 2. Aba cheia. Maltratar. 3. Movia-se de um sítio para outro. Pessoa ou coisa de género feminino de que se fala. Anuência. Ovário dos peixes. 4. Que ou quem analisa (pl.). Pequena argola com que se enfeitam os dedos. 5. Porco (prov.). Tenho conhecimen­to. Título dado aos chefes de certas tribos muçulmanas e aos descendent­es de Mafoma. 6. Caminhar para lá. Indivíduo natural da região do Cáucaso. 7. Que é de bronze. Courela. O espaço aéreo.

8. Carta de jogar. Esfrega com unto. Engaste de pedra preciosa. 9. Mover com requebro. United Nations (abrev.).

10. Tecido de linho, algodão, lã, seda, etc. Gracejar. Após. 11. Dilatação a seguir ao esófago das aves, onde os alimentos são amolecidos, antes de passarem à moela. Desleixado, desprezado. 12. Passado. Conjunto de coisas descritas e enumeradas. Pássaro. Empresa Pública (sigla). 13. Plantio de roseiras. Desvaneço. 14. Essência odorífera. Qualquer quadrúpede que serve para alimento do Homem. Apertar com nó ou laçada.

VERTICAIS

1. Branquear com cal. Imita pancada ou designa procedimen­to rápido, decidido (interj.). Fogueira onde se queimam cadáveres. 2. Sacudi. Soldado especializ­ado em trabalhos de sapa.

3. Contr. da prep. em com o art. def. a. Avinagrado. Macho da raposa.

4. Indivíduo que vende objetos usados. Ruão. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). 5. Naquele lugar. Quatro mais um. Esteiro de rio ou braço de mar, geralmente navegável e que se ramifica pela terra. 6. Ataque. Sofrimento físico ou moral. 7. O primeiro algarismo da série dos números inteiros. Que te pertence. Levar a reboque.

8. Pavimento feito de ladrilhos variegados. Aqui está. Interpreta por meio de leitura. 9. Lírio. Calçado que se prende ao pé com tiras de couro.

10. Tudo o que é bom, justo, agradável e conforme à moral. Trejeito de rosto. Bago do cacho da videira. 11. Ósmio (s.q.). Plantio de amieiros. Sobe a (servindo-se dos membros).

12. Frouxidão, fraqueza. Vento brando e aprazível. Autoridade Tributária e Aduaneira (sigla). 13. Taberna. O traseiro. 14. Relativo ao som que é produzido pela boca e em que não há nasalidade. Além disso. Modorra.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal