TV Guia

SOFRIMENTO à distância “O meu pai costuma sair e ir à pesca e é dificil fazer com que fique em casa”,

A apresentad­ora da SIC tem a família na cidade onde foi decretado o estado de calamidade e anseia pelo momento em que possa abraçar a família. diz

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS LILIANA PEREIRA E INSTAGRAM

Aviver em Lisboa, Iva Lamarão, de 37 anos, viu a sua família em apuros devido à Covid-19. Os pais da apresentad­ora da SIC e a irmã residem em Ovar, cidade onde foi declarado o estado de calamidade, devido ao número de infetados pelo vírus, que não pára de subir de dia para dia. “Até agora, os meus pais estão bem. Estou calma e serena, tal como tento que eles estejam”, começa por dizer à TV Guia.

No entanto, Iva não esconde que temeu o pior quando foi dado o “alerta vermelho” em Ovar. “Quando soube que tinha sido decretado o estado de calamidade, fiquei muito apreensiva. É assustador, porque tudo muda em apenas minutos. Os meus pais fazem parte do grupo de risco [a mãe tem 62 anos e o pai 72]. São eles que realmente me preocupam.”

Apesar de tudo, a apresentad­ora do Fama

Show pode contar com a ajuda da irmã, Flávia, que ainda vive em Ovar. O mais difícil tem sido fazer com que o progenitor se mantenha em casa. “A minha irmã é um grande apoio, mas, ao mesmo tempo, fico receosa, porque ela tem de sair para ir às compras ou à farmácia, o que faz com que tenha contacto com mais gente. O meu pai costuma sair e ir à pesca e é difícil fazer com que fique em casa. A minha mãe aguenta melhor.”

SOZINHA E SEM A CADELA

Já Iva encontra-se sozinha, a 280 quilómetro­s de distância. A apresentad­ora esteve a trabalhar até quarta-feira, dia em que gravou a ultima transmissã­o do Totoloto, algo que foi agora também suspenso. O facto de ter continuado a trabalhar fez com que não conseguiss­e deslocar-se até aos seus. “Entretanto, fecharam a cidade e não tive alternativ­a. De qualquer forma, seria sempre mais sensato ficar aqui. Até a minha cadela está em Ovar...”, lamenta.

Iva anseia pelo momento em que possa estar com a família. “Custa mais passar por isto quando estamos longe dos que mais amamos. Temos uma casa maior, com espaço ao ar livre, e seria mais fácil fazer a quarentena lá. Estou morta para que o estado de calamidade seja levantado para ir ter com eles.”

Para já, a apresentad­ora limita-se a ficar em casa, revelando os segredos das suas rotinas: “Tenho aproveitad­o para escrever, ler, atualizar o meu blogue, treinar ver as notícias... Também já aspirei a casa e cheguei ao cúmulo de ir limpar pequenas manchinhas que tenho na parede, aquelas coisas mínimas em que nunca reparamos.” 

 ??  ?? Iva com a mãe, Teresa, e a sua cadela de estimação. O pai da apresentad­ora de Fama Show, magazine social da SIC, e a irmã, Flávia, estão de quarentena em Ovar, cidade do distrito de Aveiro onde residem.
Iva com a mãe, Teresa, e a sua cadela de estimação. O pai da apresentad­ora de Fama Show, magazine social da SIC, e a irmã, Flávia, estão de quarentena em Ovar, cidade do distrito de Aveiro onde residem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal