TV Guia

Juntas até ao ÚLTIMO DIA

Progenitor­a da “mulher furacão” morreu aos 65 anos com um cancro no pâncreas. Gi e Dilar despediram-se nos cuidados paliativos: “Estive com ela até ao último suspiro”

- TEXTO ANDRÉ FILIPE OLIVEIRA I FOTOS COFINA MEDIA

Gisela Serrano, de 46 anos, (completa 47 a 3 de abril) está de luto pela mãe, Dilar Relvas, de 65, que perdeu, na última semana, a luta contra um cancro no pâncreas. O tumor foi diagnostic­ado no final de 2019. “Ela tinha feito análises há pouco e não acusou nada. Depois, deixou de conseguir comer. Tudo o que ingeria, vomitava. Levei-a ao hospital da CUF e o médico suspeitou logo que seria um tumor no pâncreas. É um problema silencioso”, lembrou à TV Guia.

A suspeita confirmou-se, mas pouco havia a fazer. “O tumor já estava muito grande, já não foi possível operar. Podia ter feito químio e radioterap­ia, mas a minha mãe não quis. Falei com muitos médicos e disseram que ia prolongar o sofrimento por mais um ou dois meses”, acrescento­u Gisela.

Dilar acabou por ficar internada no Hospital de Santa Maria a receber cuidados médicos. Acabou por passar o Natal em família. “Passou-o comigo. O médico disse-me ela tinha pouco tempo de vida”, disse, emocionada. A mãe da “mulher furacão” – como ficou conhecida após a participaç­ão em Masterplan, da SIC, em 2002 – viveu os últimos dias numa unidade de cuidados de paliativos na Margem Sul. “Teve um acompanham­ento excelente. A equipa chamou-me porque ela pediu para ver-me. Ainda estive com ela três horas. Ficamos juntas até ao último suspiro. Sei que não sofreu, não teve dores”, completou, em lágrimas. As cerimónias fúnebres de Dilar Relvas foram restritas à família e amigos próximos e realizaram-se na Póvoa de Santa Iria. 

 ??  ?? Gisela mantinha com a progenitor­a Dilar uma relação muito próxima e de grande carinho. Portuguese­s apoiavam mãe e filha.
A mulher natural da Quinta do Conde, na Margem Sul, ficou conhecida em 2002 com a participaç­ão em Masterplan, da SIC.
Gisela mantinha com a progenitor­a Dilar uma relação muito próxima e de grande carinho. Portuguese­s apoiavam mãe e filha. A mulher natural da Quinta do Conde, na Margem Sul, ficou conhecida em 2002 com a participaç­ão em Masterplan, da SIC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal