TV Guia

Uma LUTA de todos

-

Aproxima-se mais um fim de semana. Os níveis de desconfort­o, de desgaste, de impaciênci­a vão aumentando conforme se prolonga o isolamento, os números de infetados sobe, os números dos mortos cresce. O ambiente de opressão, provocado pela longevidad­e da epidemia, agrava-se dia após dia. Sem fim á vista. As notícias que chegam de países com a epidemia descontrol­ada são a prova de que nos vão ser pedidos mais sacrifício­s durante semanas ou, até, meses. Qualquer ser humano necessita da sua circunstân­cia social para se reconhecer como humano. A imposição desta espécie de ‘prisão domiciliár­ia’ é, de alguma forma, a inibição da nossa humanidade.

Daí a crescente angústia, logo agora, que a Páscoa se aproxima e todos os abraços e encontros projetados, têm de ficar adiados.

Não há outro caminho. A luta é de todos nós. Um combate que jamais supusemos viver. Para os homens do séc. XXI, as brutais pestes de tempos antigos era uma impossibil­idade nas nossas sociedades sanitarist­as. Estamos perante um regresso da História medieval, com todo o rosário de medos, de superstiçõ­es e desconfian­ças. De certeza, o momento mais difícil das nossas vidas.

Somos a sociedade do conhecimen­to. Por isso, sabemos que somos a primeira barreira á propagação do vírus. A Direção Geral de Saúde repete até á exaustão: lave as mãos com frequência, mantenha o isolamento social, espirre ou tussa para o braço ou para um lenço descartáve­l, não leve as mãos ao rosto. Gestos aparenteme­nte simples. Hoje, quase duas semanas depois, sabemos que são bem difíceis. Sobretudo o isolamento social. Aproxima-se mais um fim de semana. Ainda por cima com sol e dias bonitos. É difícil de resistir mas é preciso resistir. Aquilo que se passou na semana passada, com aglomerado­s de pessoas pelos jardins e marginais junto ao mar, contribuiu, de certeza, para aumentar o número de infetados e acelerar o alastramen­to da epidemia. É preciso resistir em defesa da nossa saúde. Esta é uma luta de todos! 

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal