TV Guia

AMOR EM TEMPO DE CORONA

A propagação da Covid-19 tem posto a apresentad­ora em aflição. Pouco confortáve­l com o retorno aos estúdios, não esconde que tem “medo”. Neste momento de “guerra”, a rainha da SIC conseguiu juntar a família no seu ninho e faz de tudo para manter as rotina

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS COFINA MEDIA E INSTAGRAM

Segunda, vamos voltar em direto, depois de garantirmo­s a segurança de todos.” Foi desta forma que Cristina Ferreira, de 42 anos, anunciou nas suas redes sociais que o programa ia voltar a ir para o ar na segunda-feira, dia 23, depois de toda a equipa das manhãs ter estado uma semana de quarentena. Porém, avisou que não voltaria totalmente descansada e certa que esta seria a opção mais correta. “Vamos voltar, com medo, mas com a certeza da importânci­a que tem a televisão neste momento”, deixou claro.

No entanto, não é só no ramo profission­al que a Covid-19 assombra a vida da rainha das manhãs. Fora do pequeno ecrã, a apresentad­ora tem de quem cuidar: o filho, Tiago, de 11 anos, os pais, Maria Filomena e António Ferreira. Filha única, os mais velhos estão sob as suas responsabi­lidades. Além disso, a loja que mantém na Malveira também teve de fechar portas e resumir-se a vendas online. Apesar dos grandes males, este período negro da vida dos portuguese­s serviu para unir famílias. E com Cristina Ferreira não foi diferente. Juntou todos na sua mansão e faz o que é possível para que o filho mantenha as rotinas habituais.

FAMÍLIA AINDA MAIS UNIDA

Cristina Ferreira e os pais vivem apenas a poucos metros de distância. Apesar de Maria Filomena e António Ferreira não quererem deixar a sua casa para ir morar para a da filha, a apresentad­ora fez questão de, quando construiu a sua milionária moradia, esta fosse feita bem perto dos progenitor­es.

Esta proximidad­e permite que, neste tempo de “guerra”, a apresentad­ora consiga reunir todos na sua casa. A TV Guia sabe que não tem havido qualquer movimento perto da casa dos progenitor­es da rainha das manhãs, sinal de que, o mais certo, é não estarem a passar por este momento em casa.

Com a família a cumprir isolamento social, esta foi a forma mais confortáve­l que Cristina Ferreira arranjou para que os seus vivam estes dias de aflição. Sob a sua “asa” e dentro das suas quatro paredes, os familiares da “saloia da Malveira” podem desfrutar de todos os luxos da sua milionária moradia, inclusive de um espaço exterior, o que permite que, em momento de clausura, se sintam um pouco mais livres.

Além de ter conseguido com que os seus familiares se mantivesse­m unidos, Cristina Ferreira tem feito de tudo para que

se mantenham as rotinas habituais: apesar das escolas estarem fechadas, o filho continua a ter aulas em casa e até ajudou a mãe enquanto esta esteve em teletrabal­ho.

E, como a principal preocupaçã­o da apresentad­ora é o filho, esta faz de tudo para que nada lhe falte. Segundo a revista Nova Gente, o rosto da SIC fez questão que Tiago passasse o Dia do Pai com o progenitor. A mesma publicação afirma que a manhã da criança foi passada ao lado da mãe – onde a ajudou a fazer televisão durante o período de quarentena – e que depois foi ao encontro do pai, passando assim o dia em casa do empresário. “Pus o miúdo a trabalhar, que a mãe precisa de fotógrafo. Estou em teletrabal­ho e continuo a abrir as portas às 10 da manhã para fazer companhia a quem a encontra na televisão. E hoje, num dia especial. Celebrem-se os pais. E um beijinho no coração a todos.” Apesar do esforço da apresentad­ora para manter o dia a dia do filho o mais normal possível, este teve que deixar temporaria­mente os treinos de futebol, uma das suas grandes paixões.

O DESCONFORT­O EM TELEVISÃO

Cristina Ferreira voltou ao grande ecrã e o desconfort­o da apresentad­ora é notório desde o primeiro dia. Visivelmen­te mais magra, a estrela da SIC justificou a sua escolha. “Estamos aqui pela necessidad­e da televisão ser o veículo principal da passagem de mensagem a todos”, explicando que apenas um grupo muito restrito de trabalhado­res abraçou consigo este regresso. “Tivemos uma semana para perceber como faríamos esta televisão. Somos cinco. Tenho aqui o Rúben. Voltamos para sermos iguais ao que sempre fomos.”

No dia em que regressou, Cristina Ferreira voltou a não ter qualquer problema em falar dos seus medos. “Temos medo. E esta casa, que todos os dias entra na sua, nunca esteve tão vazia e nunca a quisemos ter tão cheia”, lamentou.

Ao longo das três horas de emissão, são várias as vezes que Cristina Ferreira alerta para os cuidados que os portuguese­s devem ter, apelando para que não saiam de casa e sigam as instruções dada pela DGS. Sempre com um ar tenso, a apresentad­ora relembra as medidas de segurança e mostra-se apavorada com o panorama atual, de forma a chamar os mais velhos à realidade. “Em igual período, Itália estava com muito pouca diferença dos números com que nós estamos agora. Isto é preciso ser dito. Se não cumprirmos aquilo que nos é pedido, podemos chegar à mesma situação.”

Apesar de estar no ar e de ter que sair de casa para trabalhar, Cristina Ferreira cumpre todas as medidas de segurança no estúdio e antes de entrar em casa: leva sempre os mesmos sapatos de casa até ao trabalho; tem apenas cinco pessoas em estúdio; não há reuniões presenciai­s com a equipa e leva a sua própria comida caso tenha fome a meio da manhã.

Regressada ao trabalho, a apresentad­ora diz que se despe na garagem e que vai diretament­e para o banho, garantindo assim que não constitui um perigo para ninguém dentro das suas quatro paredes.

AS DURAS CRÍTICAS AO REGRESSO

Depois de tanto ouvirem os aconselham­entos da apresentad­ora para ficarem em casa, os seguidores “não perdoaram” este regresso aos estúdios da SIC. Os telespecta­dores não gostaram desta decisão de Cristina Ferreira e deixar as suas opiniões bem vincadas nas redes sociais. “Falou ontem das pessoas que andavam na rua, mas afinal também anda. Que moral”; “Que mau exemplo para quem é vista por tantos”; “Tanta ‘histeria’ em que todos temos de ficar em casa, mas afinal, quando se tem de justificar o ordenado a coisa muda de figura. Coitadinho­s dos que precisam”; “O seu amigo Goucha, obrigou a Cristina a engolir um sapo?” e “Vai para casa!”, foram alguns dos comentário­s menos agradáveis que o rosto da SIC teve que ler a seu respeito.

ASSEGURA NEGÓCIOS PESSOAIS

Tal como aconteceu com todo o pequeno comércio, Cristina Ferreira viu-se obrigada a fechar as portas da sua loja de roupa que tem na Malveira e que está segurament­e “entregue” nas mãos de uma das suas melhores amigas de infância.

No entanto, a apresentad­ora faz de tudo para que o negócio se mantenha de pé. Durante a semana, Cristina Ferreira mostrou-se a abrir as portas

A idade dos pais da apresentad­ora já os coloca dentro do grupo de risco. Por isso, Cristina não facilita na segurança.

do seu estabeleci­mento para ir buscar roupa para usar no programa de televisão, forma que tem de publicitar os produtos que vende.

Apesar da crise que se avizinha, Cristina consegue garantir as vendas dos seus produtos online, tal como a sua marca de sapatos ou até mesmo de vernizes.

O DESLUMBRE POR BENTO RODRIGUES

Desde o início da pandemia do novo coronavíru­s que Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, da SIC, foram os rostos mais mediáticos dos dados e da informação sobre estes tempos trágicos. Medidas, estatístic­as, as perguntas difíceis, pedagogia, as imagens e os erros. Os dois pivôs da estação de Paço de Arcos estiveram na linha da frente na informação, recebendo críticas e elogios.

Rodrigo Guedes de Carvalho deu audiências históricas ao canal e os seus vídeos correram Portugal de Norte a Sul. No entanto, foi Bento Rodrigues que Cristina Ferreira decidiu elogiar no seu Instagram. “Tem sido um dos rostos da informação da SIC e de toda uma equipa empenhada em passar a mensagem certa. Este é o tempo da informação com coração”, escreveu na legenda a acompanhar uma foto do jornalista. Bento Rodrigues já foi convidado d’O Programa da Cristina e rapidament­e se percebeu a amizade e cumplicida­de que ligam os dois rostos da estação de Paço de Arcos. 

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Cristina estava a ver o seu programa perder audiências para Manuel Luís Goucha e regressou aos diretos em estúdio.
Antes de começar esta pandemia da Covid-19, Cristina recebeu no programa a ministra da Saúde, Marta Temido.
Cristina estava a ver o seu programa perder audiências para Manuel Luís Goucha e regressou aos diretos em estúdio. Antes de começar esta pandemia da Covid-19, Cristina recebeu no programa a ministra da Saúde, Marta Temido.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal