TV Guia

DERROTA histórica

SIC perdeu processo Supernanny e agora o programa só poderá ser emitido se a Comissão de Proteção de Menores autorizar

- TEXTO I FOTOS

reality show da SIC.

DUARTE FARIA

D.R.

Chegou finalmente ao fim o processo Supernanny, que corria desde o início de 2018. O Tribunal Constituci­onal (TC) confirmou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre o reality show da SIC, datada de 30 de maio do ano passado, que sujeita a participaç­ão de menores em programas de televisão a autorizaçã­o da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). A estação de Paço de Arcos tinha recorrido desta decisão mas agora saiu definitiva­mente derrotada. Isto significa que a SIC só pode voltar a emitir Supernanny, que tinha a psicóloga clínica Teresa Paula Marques como figura central (ajudava os pais a controlar a rebeldia dos filhos), se a CPCJ autorizar, o que não deverá acontecer, uma vez que este organismo, que está na origem do processo em tribunal, sempre se ter manifestad­o contra a sua exibição. A CPCJ considera que o formato, que estreou a 14 de janeiro de 2018 e do qual só foram emitidos apenas os dois primeiros episódios, tem “elevado risco” de “violar os direitos das crianças”, nomeadamen­te o direito à reserva da vida privada.

No fim de janeiro de 2018, o canal de Francisco Pinto Balsemão, na altura liderado por Gabriela Sobral, foi obrigado a suspender a exibição de Supernanny devido à polémica que se gerou e vários episódios, que já tinham sido gravados, ficaram na gaveta, gerando um prejuízo de vários milhares de euros. As crianças e os pais das mesmas foram chamados e acompanhad­os pelas CPCJ das respetivas áreas de residência. A SIC, agora liderada por Daniel Oliveira, recusou fazer comentário­s sobre a decisão do TC. 

de Sorte,

 ??  ?? A psicóloga Teresa Paula Marques com uma das famílias que “ajudou” durante o
Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC.
A psicóloga Teresa Paula Marques com uma das famílias que “ajudou” durante o Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC.
 ??  ?? Antes de completar 23 anos, a atriz já vivia com o namorado, Duarte Gomes, ator de Golpe com quem, garante, se completa em plenitude.
Antes de completar 23 anos, a atriz já vivia com o namorado, Duarte Gomes, ator de Golpe com quem, garante, se completa em plenitude.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal