TV Guia

Violência, dor e DEPRESSÃO

Susana Nogueira foi alvo de violência doméstica antes de chegar aos 20. Afundou-se duas vezes no mundo da droga e isto deixou a concorrent­e afetada para sempre. Helena, a avó, criou-a e conta tudo

- TEXTO HUGO ALVES I FOTOS D.R.

Jessica teve uma vida madrasta. Ela mesmo o contou no Big Brother, revelando o passado da mãe, Susana, envolvida em drogas. “Não era uma novidade mas foi muito emocionant­e e triste ouvir a Jessica mostrar como cresceu e como superou tudo isto”, conta a tia Cristiana à TV Guia. Já a avó, Helena, que criou Jessica desde os 3 anos, estava “de coração apertado”. “Só me apetecia dar-lhe um abraço. De facto sofri muito com a minha filha Susana. Ela hoje está bem mas teve uma fase muito complicada que até me fez chorar”, diz-nos a avó, de 63 anos. “A minha filha tem um coração de ouro, mas teve um início de vida adulta horrível. Ela engravidou daquele homem tinha apenas 18 anos. Ajudei-a e enquanto eles viveram comigo correu tudo bem, mas quando foram para o apartament­o deles tudo mudou. Ele tornou-se agressivo física e verbalment­e com a minha filha. O meu marido, Júlio, bem sabe… tanto que um dia fui lá com ele buscá-la porque não conseguia ver a minha filha sofrer mais nas mãos daquele homem. Era um horror”, continua a descrever Helena à TV Guia. De resto, a avó desde o primeiro minuto que percebeu que as coisas não iam correr bem. “Ele não quis saber da menina desde o início. Lembro-me de irmos a caminho do médico e ele ir ficando para trás, para trás… chegou a uma altura que percebi que ele não queria sequer ir com a menina ao médico”, relembra emocionada. “Quer mais? Ele nunca contribuiu para o leite, para as compras, fosse para o que fosse. Se eu ou o meu marido não estivéssem­os lá... éramos nós que pagávamos tudo. Ele não dava nada. A menina bem podia ali ficar, a morrer”,diz visivelmen­te emocionada.

Susana acabaria por ser abandonada pelo companheir­o que, segundo Helena, mora em França. “Tem lá a família dele, mas nunca quis saber da Jessica. Se aparecer agora é por interesse e nunca por amor”, dispara Helena. “Ele foi um pai ausente, um mau pai, um mau companheir­o. Pai não é quem procria é quem cria e ama.”

A DOR DE VER A MÃE AFUNDAR-SE

Abandonada pelo homem que lhe tinha dado uma filha, Susana acabaria por cair no mundo das drogas. “Acho que ela nunca foi toxicodepe­ndente porque nunca foi dependente de drogas duras, mas tinha problemas graves”, garante Helena, defendendo a filha. “Ela estava deprimida, não tinha capacidade de cuidar da minha Jessica. Foi um período muito complicado em que pensei que a perdia”, diz-nos Helena. A TV Guia tentou contactar várias vezes Susana, mas através de uma mensagem esta acabou por nos dizer não

querer falar. Foi a mudança para a Suíça que alterou os seus comportame­ntos:

“Quando finalmente estava bem, tinha a Jessica 10 anos, mandou a filha ir para lá. Fui lá várias vezes e pude comprovar que a minha filha estava bem. Mais tarde até arranjou um senhor com quem casou e teve um filho, o irmão da Jessica, o Samuel.” Mas também esta relação acabaria em divórcio. “A minha filha não tem sorte. Hoje está tudo bem, mas na altura ela não aguentou e voltou às drogas. A Jessica que já era mais crescida percebeu e isso traumatizo­u-a muito. Ela viu a mãe afundar-se…”, revela. A tia Cristiana relembra esses tempos.

“Digamos que não foi fácil. A Jessica tornou-se rebelde, revoltada. A mãe estava outra vez doente com as drogas e desta vez ela percebia. Foi um inferno”, relembra a familiar.

A jovem saiu de casa e isso foi pior. “Entrou em depressão. Foi para Itália e estava sozinha, sem o apoio de ninguém. A avó ligava-lhe, mas não chegava apesar de ela dizer ter muitos amigos”. Da depressão a avó sabe pouco, porque a neta nunca abordou o tema: “Eu sentia que ela sentia-se sozinha. Nunca se pôs em maus caminhos mas emagreceu muito. Disse-lhe tantas vezes para vir para Portugal… mas felizmente tudo se compôs e ela tornou-se uma excelente profission­al.”

A beldade de Braga, por aparecer em fotos sensuais, chegou a ser apontada como acompanhan­te de luxo, mas a avó tem a certeza que tal é mentira. “As mentiras que contam da minha neta é que me custa muito. Isso é tudo mentira. Ela nunca foi acompanhan­te, nunca vendeu o corpo. Ela é uma boa menina, e nunca faria nada disso.” 

 ??  ?? A avó Helena (esq.) garante que a filha, Susana (dir.), é hoje uma mulher totalmente recuperada das drogas.
A tia de Jessica, Cristiana, assegura que a depressão da concorrent­e foi profunda e preocupant­e.
A avó Helena (esq.) garante que a filha, Susana (dir.), é hoje uma mulher totalmente recuperada das drogas. A tia de Jessica, Cristiana, assegura que a depressão da concorrent­e foi profunda e preocupant­e.
 ??  ?? “Ainda é muito cedo”,
Pedro e Jessica têm protagoniz­ado cenas muito sensuais dentro da casa.
Jessica Nogueira viveu muitos anos revoltada com a mãe.
“Ainda é muito cedo”, Pedro e Jessica têm protagoniz­ado cenas muito sensuais dentro da casa. Jessica Nogueira viveu muitos anos revoltada com a mãe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal