TV Guia

Apresenta o novo romance, Começar do ZERO

Imagine que lhe dão a oportunida­de de morrer e voltar a viver num dos lugares onde já foi tão feliz... Maria do Carmo prova que é possível renascer depois de entrar em colapso e reinventar­mo-nos. Uma história contada a duas vozes, que nos obriga a repensa

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS CARLOS RAMOS E D.R.

Aos 40 anos, Maria do Carmo tem tudo aquilo que uma mulher pode sonhar: é realizada profission­almente, possui dinheiro, e acha que tem o príncipe encantado ao seu lado, daqueles que só se vê numa sala de cinema. Apenas um sonho por concretiza­r: a vinda de um filho, que nunca chegou. Do outro lado, Francisco de Assis, um polícia pacato. Dedicado à profissão. A paixão pela investigaç­ão e por ver os casos fechados correm-lhe nas veias. O que poderá unir estas duas pessoas, com vidas tão distintas? A resposta está em Renascer, o novo livro de Luísa Jeremias, que é lançado pela Casa das Letras na terça-feira, dia 23. Um misto de thriller e romance que questiona o quotidiano de aparências e mostra que podemos ser feitos de várias vidas... basta querermos. Mas, como a própria autora diz: “Para conseguir tudo isto... às vezes é preciso morrer primeiro.”

Esta é uma história contada a duas vozes, “porque nunca pode haver apenas uma verdade”.

DEIXAR TUDO E RECOMEÇAR

Voltando a Maria do Carmo, ou a Carminho, como a preferirmo­s chamar. Imagine ter a vida perfeita e, em meses, vê-la desabar. Perder os alicerces, o amor: o da pessoa que ama e o incondicio­nal. Vale a pena continuar viva? Ou mais vale “desistir” e recomeçar? A autora desta obra, de 559 páginas repletas de magia, suspense, atração e amor, desvenda-nos um bocadinho mais sobre quem é esta mulher, esta “menina de bem”. “Há situações-limite que nos podem levar a pensar e a querer começar do zero. Muitas mulheres, como a Carminho, podem passar por momentos da vida que as levam a desejar mudar tudo, apagar e recomeçar. Mas para tal é preciso chegar a um momento da vida e a uma conjuntura em que tudo desmorona. É aí que se coloca tudo em causa e se decide mudar.”

Já Francisco de Assis, é o “policia bom, o franciscan­o, despojado. O homem do bem, que é genuinamen­te bom e real e que se aplica no que faz. Vive com a natureza, em harmonia, à procura de paz. É muito forte, verdadeiro, daquelas pessoas que queremos ter a nosso lado.”

A diretora da revista TV Guia e do site FLASH! revela as suas inspiraçõe­s ao longo destes meses de escrita. “Estas personagen­s são uma junção de várias histórias que conheço. Obviamente, há parte de mim nela e parte de pessoas que conheço bem. Mas, o mais engraçado, é que quando a acabei de escrever apareceram pessoas no meu caminho e na minha vida que podiam ser uma Carminho ou um Francisco. É incrível como a realidade supera sempre a ficção.”

Portugal, Rio de Janeiro, Marrocos e Dubai servem de cenário a esta história de amor improvável e, mais ainda, de superação.

A REALIDADE QUE NOS OBRIGOU A RENASCER

Curiosamen­te, o livro de Luísa Jeremias é lançado depois de meses de confinamen­to, consequênc­ia da pandemia da Covid-19. “Acabou por ser curiosa esta coincidênc­ia. Todos renascemos de alguma forma, nesta fase. Se pensarmos de uma forma mais espiritual, enquanto sociedade estávamos num ponto em que corríamos muito e, de repente, tudo aquilo que era impossível aconteceu. Fomos obrigados a parar.

Esta é a grande capacidade do ser humano, reinventar-se em situações-limite.

É disso que fala o livro.” 

“Há situações-limite que nos podem levar a pensar e a querer começar tudo de novo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal