TV Guia

A promessa de abrandar

-

A necessidad­e de Cláudio Ramos parar aos 50 anos já tinha sido partilhada no seu Instagram. “Na altura, terei tempo e espaço para os amigos – que os de verdade ainda lá estarão –, não terei inseguranç­as e vou a tempo de viajar e descobrir lugares que não consegui. Este sou eu, feliz mas inquieto, que, aos 50, se sentará para meter no lugar certo a aventura de ter sido eu durante 50 anos...”

O apresentad­or da TVI quer recuperar tudo o que perdeu na vida pessoal, depois de tanto se ter dedicado à sua carreira.

nheiras” para chegar ao momento de glória. “O Cláudio é da opinião que nenhum caminho de sucesso se faz sem solidão. Ele sabia que precisava de prescindir de muito para manter o foco”, conta uma amiga de longa data do apresentad­or.

Muito ficou para trás: amizades, amores e até os quilómetro­s que o separam da família. “As pessoas afastaram-se, até os próprios amigos, e as relações complicara­m-se. O Cláudio tem perdido muito ao longo dos anos para conseguir fazer este caminho.”

A caminhada demorou cerca de 18 anos a ser percorrida e a estrela da TVI jamais admitiria errar quando chegasse onde sempre sonhou: ao leque de apresentad­ores de primeira linha em Portugal. É exatamente para tentar não falhar e não se desiludir que o antigo vizinho de Cristina Ferreira é acompanhad­o por um coaching. “Nunca ninguém vai perceber a sensação do Cláudio em ter chegado até aqui. É a sensação de um miúdo de 16 anos que começou a fazer castings, ninguém lhe ligava nenhuma e, aos 46, consegue finalmente chegar onde sempre ambicionou. O isolamento e o acompanham­ento profission­al são o segredo para que ele não sofra com deslumbram­entos e o que o resguardar desilusões.” Outro dos segredos do alentejano para conseguir estar tranquilo nesta ascensão é o apoio da família e as escapadas rápidas ao Alentejo.

A TV Guia sabe que, normalment­e às segundas-feiras, depois das galas, Cláudio Ramos refugia-se em Vila Boim. “É o dia dele e da filha. É importante para ele voltar às raízes e encher-se das boas energias de, quem sabe, quem verdadeira­mente gosta dele. É assentar os pés no chão. Sai de lá preparado para o resto da semana.”

REFORMA AOS 50 PARA O SUCESSO PESSOAL

O contrato com a TVI é de quatro anos e coincide com a data que Cláudio Ramos limitou para o fim da sua carreira em televisão. “Ele sonhou a vida inteira e trabalhou para ver o seu trabalho reconhecid­o. Viveu o ‘sonho americano’, porque nunca ninguém acreditou nele. Chegou onde está por mérito e retirar-se cedo é o grande objetivo. Sente que já não tem nada a provar a ninguém Daqui

a três anos vai sair de cena.”

Se o auge profission­al já chegou, o pessoal ainda está por vir. “Para vingar, ter alguém a seu lado, precisa de abrandar a sua vida profission­al.”

SEM MEDO DE NADA

Com estas bases, quem o conhece tem a certeza de que Cláudio está preparado para estar em antena ao mesmo tempo que Cristina Ferreira. “Para ele, é uma vitória a SIC ter de apostar no seu ativo mais forte para o destronar.”

Ambicioso e com vontade de provar que está preparado para confrontar qualquer personalid­ade da TV, o apresentad­or da TVI, segundo a mesma fonte, vê este desafio com normalidad­e. “Agora, ele não está nem aí para o assunto. Mas ele não teme nada. Isto é televisão e esteja quem estiver do outro lado é-lhe completame­nte indiferent­e. Não quer entrar em guerras de egos, mas obviamente que vai querer ganhar.” 

 ??  ?? A estrela da TVI tem contrato de quatro anos com a TVI e, quando este terminar, quer pôr um ponto final na sua carreira em televisão. Às segundas-feiras, sempre que pode, Cláudio Ramos viaja até ao Alentejo para estar com a filha, Leonor, de 16 anos, e com a restante família. Vila Boim é o refúgio do apresentad­or e onde se prepara para a semana de trabalho.
A estrela da TVI tem contrato de quatro anos com a TVI e, quando este terminar, quer pôr um ponto final na sua carreira em televisão. Às segundas-feiras, sempre que pode, Cláudio Ramos viaja até ao Alentejo para estar com a filha, Leonor, de 16 anos, e com a restante família. Vila Boim é o refúgio do apresentad­or e onde se prepara para a semana de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal