TV Guia

À prova de CIÚMES

As cenas de sexo do ator com a jovem atriz, na novela A Serra, não causam mossa na relação com Isabela Valadeiro. Ele até diz que, para eles, “quanto mais credível, melhor”. “Hoje sou eu, amanhã é ela...”, acrescenta

- TEXTO HUGO ALVES | FOTOS TIAGO CARAMUJO E D.R.

As cenas escaldante­s do primeiro episódio da novela A Serra, a nova novela da SIC, entre José Mata (Tomás) e Júlia Palha (Fátima) não passaram despercebi­das a ninguém. Os dois atores garantem que falaram “sobre elas”, mas, por ser algo tão quente, “não se podia improvisar”. “Foi tudo pensado pelo realizador, o Jorge Queiroga. E a mim faz-me lembrar as cenas do filme Romeu e Julieta”, diz o ator, de 35 anos, que, para estar mais à vontade com a colega, de 22, que “conhecia apenas de vista”, foi “importante” criar um laço mais forte: “As pessoas tinham de perceber logo o fogo que havia entre a Fátima e Tomás.”

E nem mesmo a presença da namorada, Isabela Valadeiro, com quem vive há um ano, no elenco da mesma trama atrapalha José Mata. O ator garante que “não há problemas”, porque ambos fazem exatamente o mesmo: “Temos a mesma profissão. Não há que estranhar estas coisas. Hoje, sou eu, amanhã é a Isabela a fazer isto [ver caixa]. Para nós, o que conta é como fica a cena final. Isso é que nos move e nos interessa. Quanto mais credível, melhor.”

MOMENTO DE MEDO

Para fazer o papel de Tomás e gravar as cenas perigosas no relevo natural de Cantaro Magro (altitude 1928 m), na Serra da Estrela, José Mata diz que se preparou a valer. O protagonis­ta da novela A Serra admite, porém, que “teve medo” de as fazer. “A rocha para a qual subimos é gigante. Lindíssima, mas é assustador­a.”

Por isso mesmo, e porque não queria falhar esta e outras cenas, preparou-se a fundo. “Tive uma formação gigante de escalada, de rappel, não só técnica, ou seja, nomes, termos, mas física. Queria que aparentass­e que eu conseguia de, facto, salvar alguém”, revela José Mata, acrescenta­ndo que diz que foi “duro”, mas que ele achou “muito necessário”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal