TV Guia

Põe toda a comunidade artística a rezar por ela RECEIO MESMO com melhorias

Graças à medicação, a atriz parece estar lentamente a melhorar, mas os médicos mantêm-se cautelosos nos prognóstic­os, pois ainda não está fora de perigo. O colega João Carvalho bem o sabe, pois foi por causa de um aneurisma que perdeu a mulher e conta à T

- TEXTO HUGO ALVES E JOÃO BENARD GARCIA | FOTOS LILIANA PEREIRA E COFINA MEDIA

Todos os dias, o elenco d’A Serra – que criou um grupo no WhatsApp, intitulado Maria João Abreu – coloca pela manhã uma vela e um coração naquela aplicação de mensagens. É assim que os atores da novela da SIC – e entretanto outros que foram acrescenta­dos ao grupo – oram pela amiga. Quando há sensivelme­nte duas semanas a atriz se sentiu mal no meio das gravações, sendo auxiliada por José Mata e depois pela equipa de primeiros socorros da produtora SP Televisão, ninguém esperava que João – como todos a tratam – estivesse a passar por um grave episódio clínico que a deixou em risco de vida.

SEGUNDO ANEURISMA DETETADO

Internada desde 30 de abril, depois de ter sido sofrido um aneurisma, Maria João Abreu foi colocada em coma após as cirurgias que detetaram um segundo aneurisma, mais pequeno e de acesso ainda mais difícil pelos médicos. Desde então, todos esperam boas novas, mas, até ao fecho desta edição, a atriz mantinha-se em estado crítico. Segundo a TV Guia apurou, o problema está a ser analisado “dia a dia”, estando a estrela da SIC nesta fase a ser retirada lentamente do coma em que foi induzida. De acordo com fonte do Hospital Garcia de Orta, em Almada, tem havido, “devido à medicação, uma ligeira melhoria do estado geral de saúde, sendo que continua vigiada”, pois, durante as cirurgias, os médicos foram obrigados a um procedimen­to extremo que foi “retirar uma parte do crânio, para promover a descompres­são do cérebro de forma a poder drenar da melhor forma o sangue”, provocado pelos aneurismas. Entretanto, a TV Guia sabe que parte da hemorragia está contida e o corpo tem absorvido a outra parte.

O RECEIO DAS SEQUELAS

Na SIC, permanece o silêncio sobre o estado de saúde da atriz, embora o diretor Daniel Oliveira se mantenha ao corrente do que se passa. Já os atores torcem para poderem ver a colega o quanto antes, de preferênci­a sem qualquer sequela. “Não sei bem o que dizer. Temos estado juntos, temos combinado rezar muito, orar por ela e reunir boas energias para que esta situação tenha o melhor desfecho possível”, revela à TV Guia Carolina Carvalho, que contracena com a atriz pela segunda vez consecutiv­a, depois de Golpe de Sorte. Carlos Areia só espera que João “volte depressa”. “Rezem por ela, como eu faço”, diz o amigo de longa data. Palavras idênticas às de António Pedro Cerdeira, que a conhece há muitos anos: “Só quero que ela venha depressa para o pé de nós.” Maria João Bastos, por seu lado, é mais reservada. A atriz mostrou-se muito perturbada com todos estes acontecime­ntos e, quando abordada sobre o assunto, disse apenas que só quer “que corra tudo bem”, antes de, visivelmen­te abalada, se afastar da comunicaçã­o social. Joana Figueira preferiu as redes sociais para mostrar o seu apoio à atriz. “Trinta anos de amizade dão para ter a certeza (...) de que vai sair disto vitoriosa. Tem o melhor médico que podia ter encontrado e está a ser mimada pela família e amigos mais próximos de forma que o nosso amor até a possa deixar agoniada.” Maria João Abreu está no coração dos atores. Nos teatros têm sido regulares ondas de aplausos para as melhoras da atriz e poucos foram os que contracena­ram com ela que não lhe desejaram as melhoras na Internet, desde Fernanda Serrano, passando por Sofia Alves ou Alexandra Lencastre. No entanto, fonte da novela A Serra diz-nos que há “um grande receio” de toda a equipa pelo futuro da atriz: “Ainda ficam todos muito incomodado­s quando veem o nome dela nas folhas de serviço, há mesmo quem chore pois teme o pior.”

AS DORES DE CABEÇA ASSUSTADOR­AS

Mais incomodado com tudo isto está João Carvalho, de 66 anos, um dos colegas de Maria João Abreu na novela A Serra. O veterano ator teme que te

“Temos combinado rezar muito, orar pela João, para que a situação tenha o melhor desfecho possível” Carolina Carvalho

nham sido os seus excessos de preocupaçõ­es que a levaram a este drama. “Ela estava muito negativa e preocupada com os filhos. Eles estão todos dependente­s da mãe e ela preocupava-se muito com o bem-estar deles e que nada lhes faltasse. Esta pandemia e as suas consequênc­ias agravaram tudo”, revela o ator, que nos conta que a atriz, nos últimos tempos , “tinha dores de cabeça recorrente­s e tomava muitos comprimido­s para aliviar as dores”.

CASO MORTAL COM MULHER DE JOÃO CARVALHO

O que mais assustou e alertou o colega no comportame­nto de Maria João Abreu, antes de esta ter desmaiado nas gravações, foi ter reconhecid­o que o seu problema podia ser maior... ou não tivesse o ator perdido a própria mulher devido a um aneurisma. “De vez em quando, a João ficava parada. Estava a falar connosco e de repente parava e dava a ideia de uma certa dispersão no pensamento. Assisti a isso com a minha mulher, que de repente ficava com o olhar parado, e parecia que os olhos dela nos trespassav­am”, conta. Amigo de Maria João Abreu “antes mesmo de ela se ter casado com o Zé [Raposo]”, João Carvalho fala de “um sofrimento atroz”: “A esperança é a última coisa a morrer. Sei que o coma induzido para o cérebro tem um certo que é diferente do resto do organismo, mas também sei, pela experiênci­a com a minha mulher, que ela estará, apesar de adormecida, a escutar tudo o que se passa à sua volta.”

JOSÉ RAPOSO SÓ CHORA E NÃO CONSEGUE TRABALHAR

Entretanto, Maria João Abreu continua a receber as visitas do marido, João Soares, dos filhos, Miguel e Ricardo, mas também de José Raposo, que diariament­e surgem no Hospital Garcia de Orta à espera de boas notícias. Entram e saem sempre de rostos carregados e emocionado­s, esperando, segundo os amigos, “junto ao telefone, não pelo pior, mas pelo melhor”. “O José Raposo só chora. Está mesmo muito abalado com tudo.” Por isso mesmo, as gravações desta terça-feira de Patrões Fora, do qual a atriz também fazia parte, não contam com ela... nem com José Raposo. “Foi tudo mudado de forma que as outras personagen­s ficassem com os diálogos que pertenciam a ambos. O Zé está muito abalado com toda a situação e quisemos que ele pudesse estar com os filhos, que, como ele, estão muito tristes com tudo isto”, conta à TV Guia fonte da produção da série. “Felizmente, há mais um episódio feito com ela. Depois, logo se vê como se faz. Vai ser a SIC a decidir. Seja como for, o que está feito será em sua homenagem.” A TV Guia tentou confirmar esta informação junto da SIC, mas a estação resguardou-se no silêncio, embora fonte da série nos tivesse garantido que, se houver outro episódio com a atriz a ir para o ar, será um best of.

RECUPERAÇíO PODE SER MUITO DEMORADA

Nesta fase, o drama da família é muito grande. É que, mesmo que Maria João Abreu recupere a consciênci­a, o futuro poderá não ser fácil para a atriz. Segundo os médicos do Consultóri­o On Line, “há muita coisa para avaliar”, dizem à TV Guia. “Um aneurisma pode vir a ter várias sequelas. Vai depender da zona do cérebro afetada. Pode ser a fala que precise de terapia, pode afetar a memória curto ou a longo prazo, o que para uma atriz não é bom, ou pode ter consequênc­ia mais físicas: locomoção, afetar apenas um dos lados do corpo, apenas os braços”, esclarecem. “Neste momento, cada dia que passa é importante. Os médicos, depois de ela recuperar a consciênci­a, têm de ver o que foi afetado. É um processo longo... O cérebro é uma máquina muito complexa.”

“A Maria João tinha dores de cabeça recorrente­s e tomava muitos comprimido­s para aliviar as dores” João Carvalho

 ??  ?? A medicação a que a Maria João Abreu tem estado submetida tem levado a ligeiras melhoras no seu estado de saúde, que continua a ser de extremo cuidado.
A atriz está internada no Hospital Garcia de Orta.
José Raposo tem estado muito abalado com toda esta situação da ex-mulher.
João Soares e José Raposo apoiam-se mutuamente.
Muitos colegas da atriz da novela A Serra querem saber novidades e esperam sempre que, quer João Soares quer José Raposo, tragam boas novas.
A medicação a que a Maria João Abreu tem estado submetida tem levado a ligeiras melhoras no seu estado de saúde, que continua a ser de extremo cuidado. A atriz está internada no Hospital Garcia de Orta. José Raposo tem estado muito abalado com toda esta situação da ex-mulher. João Soares e José Raposo apoiam-se mutuamente. Muitos colegas da atriz da novela A Serra querem saber novidades e esperam sempre que, quer João Soares quer José Raposo, tragam boas novas.
 ??  ?? João Soares e Maria João Abreu estão juntos há 13 anos, num casamento marcado pelo amor e pela paixão.
João Soares e Maria João Abreu estão juntos há 13 anos, num casamento marcado pelo amor e pela paixão.
 ??  ?? Carolina Carvalho é uma das atrizes que diariament­e faz uma oração num grupo de WhatsApp dedicado a Maria João Abreu.
Carolina Carvalho é uma das atrizes que diariament­e faz uma oração num grupo de WhatsApp dedicado a Maria João Abreu.
 ??  ?? João Carvalho suspeitava de que algo de errado se passava com a atriz.
João Carvalho suspeitava de que algo de errado se passava com a atriz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal