TV Guia

Uma relação INABALÁVEL

Casaram, separaram-se, zangaram-se, refizeram as suas respetivas vidas, voltaram a ser unha com carne e hoje são mais amigos do que nunca. Conheça a história com o segundo homem que enche o coração da atriz

- TEXTO HUGO ALVES | FOTOS COFINA MEDIA

Foram 23 anos juntos. Maria João Abreu e José Raposo juntaram-se em 1985 e pareciam o casal perfeito. Mesmo depois de em 2005, como a atriz revelou, terem passado por problemas e ciúmes, que o tempo acabou esmorecer. A atriz estava na altura ocupada com v ida cheia e isso havia perigado o enlace, que acabou por chegar ao fim em 2008. Maria João Abreu e José Raposo seguiam caminhos diferentes. Na altura, a atriz revelou à TV Guia que a culpa “tinha sido dos dois”. “Estávamos distantes. O tempo tinha acabado com o amor que nos unia. Tínhamos juntado a nossa vida pessoal e a profission­al, e o tempo desgastou tudo”, dizia, revelando que nos primeiros tempos passou “por uma fase menos boa”, mas que “felizmente foi curtinha”. “De repente eu acordei. Comecei a sair mais, a jantar com amigas, a ir a mais sítios... mudei de vida”.Contudo, por essa altura tinha tomado uma decisão. “Programei-me para não voltar a amar. Achava que assim ficava imune e nada me podia atacar”, pensava na altura.

LAÇOS DESFEITOS E REFEITOS

Mas nem tudo foram rosas ao longo desses 23 anos, como mais tarde Elisabete Raposo, mãe do ator, revelou à TV Guia. “Uma mulher não gosta de ser traída. E a João foi traída. Descobriu tudo no telemóvel do meu filho. O Zé é muito distraído e deixou o telemóvel com as mensagens da outra”, disse, referindo-se a uma aderecista com quem o ator se envolveu. “A separação foi muito chata”, explicou a mãe de José Raposo, que nos adiantou que ao invés de um escândalo a atriz optou por chamar os pais de Raposo e mostrar o que havia descoberto. “A João apanhou-o, disse-nos que já tinham discutido e que já lhe tinha dito que ele fizesse a vida com quem quisesse. Fiquei muito triste. A João disse-nos que estava muito magoada e que não o perdoava.” Na altura, e apesar de tudo o que aconteceu, Elisabete percebeu a atitude de Maria João e chegou mesmo a proclamar que esta ficaria sempre no seu coração apesar “de ter um apreço especial pela Sara [Barradas]” com quem o ator mais tarde refez a sua vida. Seja como for, Maria João disse pouco depois que a mágoa tinha sido “curta”. E percebeu-se rapidament­e. O casal voltou a trabalhar junto, e quando Zé tomou nos braços a jovem Sara Barradas até férias partilhara­m. “Inicialmen­te custou um bocadinho, mas depois tudo passou. O Zé é um miúdo, vou ser sempre sua amiga”, explicava Maria João.

A ETERNA AMIZADE

Zé, anos mais tarde, desfazia-se em elogios à ex-mulher. Achava o seu trabalho “brilhante” e “uma atriz e uma pessoa de mão-cheia”. Maria João mostrava a química que ainda os unia pouco depois noutra conversa com a TV Guia. “Eu e o Zé podemos já nos ter divorciado, perdoado e seguido com as nossas vidas, mas continuamo­s a ter uma grande cumplicida­de”, garantia. “Penso no Zé com um enorme carinho. Ele faz parte do passado, mas continua a fazer parte do meu presente, porque temos dois filhos. As pessoas acham estranho estarmos divorciado­s e sermos amigos e tão próximos, mas é o mais saudável e o melhor para nós, para os nossos filhos, para os amigos que partilhamo­s e para o nosso trabalho. E atualmente sou uma mulher muito feliz ao lado da pessoa que escolhi, o João [Soares].” José Raposo trouxe Sara para esta família diferente mas que ambos diziam “ser perfeita”, e que só sofreu um abalo recentemen­te quando a mãe da jovem atriz, Felisbela Dias, tentou enganar a estrela de Golpe de Sorte em 40 mil euros numa burla imobiliári­a. Pela primeira vez Maria João recuou nesta amizade e afastou-se de Sara Barradas, que viu a mãe ser presa. Talvez por tudo o que passaram, José Raposo é dos que mais teme pela saúde da atriz. “É um momento muito difícil para toda a gente. A Maria João é uma atriz muito amada por todos. Estamos a fazer uma grande força para que ela rapidament­e melhore”, diz Raposo.

 ??  ?? Maria João Abreu e José Raposo estiveram juntos 23 anos.
José Raposo tem sido incansável em tentar ajudar João Soares, nesta fase difícil de Maria João Abreu. Em Golpe de Sorte os dois atores com Marco Paulo.
No teatro, o ex-casal continuou a trabalhar junto depois de ambos terem refeito as suas vidas.
Na televisão, o casal, num registo cómico, voltou a fazer de marido e mulher na novela Amor Maior em 2016.
Maria João Abreu e José Raposo estiveram juntos 23 anos. José Raposo tem sido incansável em tentar ajudar João Soares, nesta fase difícil de Maria João Abreu. Em Golpe de Sorte os dois atores com Marco Paulo. No teatro, o ex-casal continuou a trabalhar junto depois de ambos terem refeito as suas vidas. Na televisão, o casal, num registo cómico, voltou a fazer de marido e mulher na novela Amor Maior em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal