TV Guia

DE CATARINA A RÚBEN

- POR PAULO ABREU

1. Catarina Furtado podia vender sapatos, perfumes, despir-se, mostrar futilidade­s do dia a dia para ter um milhão de seguidores no Instagram, podia até, se calhar, ter um cargo de direção numa estação. Ou podia limitar-se a viver simplesmen­te do trabalho no pequeno ecrã. Mas não. Apesar de ser uma estrela da televisão, há três décadas!, com uma carreira sólida, coerente e valiosa, isso está longe de a realizar. Catarina vinga acima de tudo como mulher, na sua luta por um mundo mais justo e solidário – escrevo mundo porque, como se sabe, é embaixador­a da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População. Há dias, a sua associação, Corações com Coroa, fez 9 anos de existência, e Catarina assinalou o aniversári­o na Fundação Calouste Gulbenkian. Reunidas personalid­ades de vários quadrantes da sociedade portuguesa, discutiram-se propostas, estudaram-se soluções, apresentar­am-se resultados. Destes, destaco dois: 31 bolsas de estudo atribuídas a jovens raparigas com aproveitam­ento escolar e em risco de abandonar o ensino formal, por se encontrare­m em situação de vulnerabil­idade social; e as consultas de psicologia, de serviço social, de apoio jurídico e parentalid­ade positiva disponibil­izadas a mais de 600 pessoas. Notável.

2. O secretário de Estado adjunto e da Energia escreveu um post no Twitter, entretanto apagado, em que classifico­u o Sexta às 9, programa da RTP1 conduzido por Sandra Felgueiras, de “estrume” e de “coisa asquerosa”. Se já conhecíamo­s a

João Galamba muita coisa, pelas piores razões, ficámos agora a saber que a palavra democracia também lhe merece pouco valor. Vale-nos, talvez, o consolo da escassa credibilid­ade que tem no País e no seu próprio partido para não ser levado (muito) a sério.

3. Escrevi aqui, na semana passada, que o comunicado da TVI a dar conta da “vitória estrondosa” de All Togehter Now frente a Hell’s Kitchen, a primeira, era ridículo, precisamen­te num dia em que a estação tinha perdido por cinco pontos para a

SIC. Pois bem, no último domingo, o concurso de Cristina Ferreira voltou a ficar atrás do chef Ljubomir Stanisic. Não há ninguém em Queluz de Baixo que aprenda com Rúben Amorim?

 ??  ?? CHEFE DE REDAÇÃO
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal