TV Guia

“Sinto-me revoltada, INJUSTIÇAD­A E TRISTE”

Andreia Dinis Desemprega­da e sem convites, ataca as televisões

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS LILIANA PEREIRA E INSTAGRAM

“Até agora, vivi com o que juntei. Mas as poupanças acabam e a incerteza deixa-nos receosos”

Aos 43 anos, a sensual atriz, que sempre teve presença assídua em novelas, vê-se sem trabalho. Não arranja explicação para ter sido descartada por RTP, SIC e TVI e confessa estar a viver há muito em “reclusão”. Poupanças económicas, amealhadas desde que se estreou, estão a acabar

Desde 2003 que Andreia Dinis é uma presença assídua na televisão. Ao longo destes 18 anos de carreira no mundo da representa­ção, sempre foi requisitad­a para os mais diferencia­dos papéis, em novelas ou séries. Mas, a partir de 2017, os convites pouco ou nada surgiram. Durante muito tempo um rosto exclusivo da SIC, nunca deixou de ser convidada para os projetos da estação de Paço de Arcos. Porém, o “jogo mudou”. A atriz integrou o elenco da série Ministério do Tempo, da RTP1, e, desde aí, apenas foi convidada para uma pequena participaç­ão em Golpe de Sorte, em 2019.

A falta de projetos e de abordagens é algo que não compreende e que tem mexido muito consigo. “A minha vida, ao longo deste mais de um ano, tem sido em modo reclusão. Estava a fazer uma digressão com a peça Ding Dong, que estava a decorrer em 2020. Na altura do primeiro confinamen­to, foi tudo reagendado. Com o segundo confinamen­to, as datas foram canceladas. Ficou muito complicado”, começa por desabafar com a TV Guia, reforçando a falta de explicação que tem para o facto de não ser convidada para qualquer novela: “Não sei explicar. Com muita tristeza minha, não consigo entender o que é que aconteceu. E isto é algo que mexe muito comigo ou com qualquer outro artista que esteja na minha situação.”

Cansada de que o telefone não toque com qualquer proposta, Andreia Dinis continua a mostrar a sua revolta, à nossa revista: “Ao longo de todos estes anos, dei muitas provas do meu trabalho, daquilo que sou capaz. De um momento para o outro, apostam em novas caras e parece que há outras que ficam esquecidas. E eu acho bem que se aposte em novas caras, mas, antigament­e, havia uma rotativida­de. Um ator fazia um projeto e descansava no outro, mas voltava a seguir. Era uma forma de garantir que todos trabalháva­mos.”

Desiludida, a atriz, de 43 anos, garante que chegou a tentar perceber por que motivo não era chamada, mas nunca obteve uma resposta que a satisfizes­se: “Diziam-me que não havia uma personagem para mim ou que as que existiam não eram para o meu perfil. Não percebo e entristece-me muito.”

APOIO DOS FÃS

Apesar de estar afastada do pequeno ecrã, Andreia acredita que o público não a esqueceu e que raro é o dia em que não questiona o motivo do seu desapareci­mento. “Sinto que o meu afastament­o é bastante sentido e as pessoas perguntam-me, nas redes sociais, ou mesmo quando me veem na rua, para quando o meu regresso. Quero que percebam que

não é uma escolha minha, não foi uma escolha pessoal.”

Ansiosa para que os convites cheguem, a atriz salienta: “Gostava muito que as direções dos canais prestassem atenção à rotativida­de dos atores. Dei sempre o litro! Nunca faltei com o cumpriment­o das minhas tarefas. Sinto-me revoltada, injustiçad­a e triste. De um momento para o outro, passa-se de bestial a besta sem saber o porquê.”

CONTAS PARA PAGAR

Se continuar assim, sem trabalho em televisão, Andreia Dinis terá de procurar, em breve, outro emprego. “Isto entristece-me muito. Faz-me ponderar o meu futuro profission­al, porque continuam a existir contas para pagar”, lamenta. Licenciada em Comunicaçã­o, a atriz não tem medo de trabalhar, mas confessa que, aos 43 anos, essa é uma mudança que a assusta. “Não posso dizer que é fácil, porque não é. Gostava de continuar a viver daquilo que mais amo fazer, mas se não conseguir, vou ter de pensar numa alternativ­a.”

Com o tempo a passar, Andreia confessa que a situação financeira familiar não pode ser desvaloriz­ada. “Até agora, vivi com tudo o que consegui juntar ao longo dos meus anos de trabalho, mas as poupanças acabam e a incerteza deixa-nos receosos quanto ao futuro.”

 ??  ??
 ??  ?? Nas redes sociais, Andreia Dinis já fala das saudades que sente dos tempos de modelo.
Juntos há 22 anos, a atriz apoia-se emocionalm­ente no marido, Daniel Teixeira.
Nas redes sociais, Andreia Dinis já fala das saudades que sente dos tempos de modelo. Juntos há 22 anos, a atriz apoia-se emocionalm­ente no marido, Daniel Teixeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal