TV Guia

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Acariciari­a. Anteparo de madeira colocado por fora da janela. 2. Indivíduo do povo. Porção de alhos. United Nations (abrev.). 3. Camareira. Ocupação.

4. Luta de atletas. Apuro, primor. O espaço aéreo. 5. Cada um dos anéis de uma cadeia. Unidade de medida agrária equivalent­e ao decâmetro quadrado. Nordeste (abrev.). Mulher que cria criança alheia. 6. Deseje. Ter simpatia por.

7. Vazio. Casa de habitação. Animal vertebrado, pulmonado, de sangue quente, com o corpo revestido de penas. 8. Cada um dos grandes períodos de tempo em que se divide a história geológica da Terra. Contr. da prep. em com o art. def. os. Qualquer abertura circular.

9. Gravar ou desenhar com ponta metálica incandesce­nte. Aqui está. 10. Eia (interj.). Designa dor, admiração, repugnânci­a (interj.). Trabalho penoso. Cólera.

11. Nome da letra G. Castelo antigo. Almofariz. 12. Asserção. Voz do gato. 13. Grito de dor ou de alegria. Pôr em nível superior. Sétima nota da escala musical.

14. Detestar. Obstrução, oclusão.

VERTICAIS

1. Género de plantas ericíneas ornamentai­s de lindas e variadas cores. Unido. 2. Crença religiosa. Género de árvores a que pertence o ulmeiro ou olmo. Santa, mártir romana, foi morta em defesa da virgindade, aos 13 anos.

3. Enfermara. Desloca-se para fora. 4. Ave de penas mosqueadas. Discurso. Refeição tomada à noite e que é a última do dia. 5. Fileira. Aquelas. Misturar com água. 6. Aglutinogé­nio que existe no sangue de algumas pessoas e não existe noutras. Que é de bronze. Peça de ferro em que o cavaleiro apoia o conto da lança quando investe. 7. Movia-se de um sítio para outro. Espaço de sete dias seguidos. Disparatad­o.

8. Ave palmípede, espécie de pato. Demonstrar com provas. Empresa Pública (sigla).

9. Aprazível, delicada. Livre de perigo. Seis em numeração romana. 10. Uma das duas espécies de marcas que designam os tentos no jogo do bilhar. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos. Aquilo que prejudica ou se opõe ao bem.

11. Sólido, consistent­e. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescenta­do. Bonita, engraçada (gír.). 12. Junta. Árvore rosácea cujo pequeno fruto é uma drupa acerba e negra. 13. A terceira letra do alfabeto grego. Vertigem. Redução em próclise de Santo ou São. 14. Amara em extremo. Campónio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal