TV Guia

A intermináv­el LUTA PELA VIDA

O risco de lesões irreversív­eis, o tratamento agressivo a que está a ser sujeito e a crença dos médicos

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

O neurocirur­gião Bruno Lourenço Costa afirma que “uma paragem cardiorres­piratória de 15 minutos implica um risco significat­ivo de haver lesões irreversív­eis” e que estas podem compromete­r a vida futura do ator e, em caso extremo, levá-lo a uma “morte cerebral”. A TV Guia revela tudo o que tem sido feito para que Rogério Samora sobreviva

Desde 20 de julho que Rogério Samora, de 61 anos, luta pela vida nos Cuidados Intensivos do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), depois de ter sofrido uma paragem cardiorres­piratória durante as gravações da novela Amor Amor, da SIC. Os dias passam e nada se altera no estado de saúde do ator que continua “muito grave”, com “prognóstic­o reservado”. A TV Guia conversou com o neurocirur­gião Bruno Lourenço Costa que explica que o futuro de Rogério Samora pode estar comprometi­do depois do ator ter estado, alegadamen­te, 15 minutos em paragem cardiorres­piratória. “Uma paragem c ardi orrespirat­ó ri ade 15 minutos implica um risco significat­ivo de haver lesões cerebrais irreversív­eis mas oaspe topo si tivoé que aparagemc ardi or respiratór­ia foi revertida.”

O médico Bruno Lourenço Costa reforça queé importante perceber que“independen­temente da causada paragemc ardi or respiratór­ia, a partir do momento em que o coração e a respiração param, o cérebroéo órgão que está em risco. Deixa de receber o sangue que precisa para funciona repara sobreviver eéo órgão que en traem risco imediato ”.

Depois do hospital ter negado que o ator tivesse sofrido uma morte cerebral, o neurocirur­gião explica à nossa revista que essaéaprov ade que a situação poderá

ser reversível. “O pior que pode acontecer é haver lesões tão graves e irreversív­eis que, em qualquer circunstân­cia, o cérebro nunca recuperará e isso é incompatív­el com a vida. Aí as medidas de suporte de vida são paradas. Admito que se estão a fazer tratamento­s que são extremamen­te exigentes é porque acreditam que vale a pena e a situação de morte cerebral não se identifico­u.”

TRATAMENTO­S INTENSIVOS

O neurocirur­gião Bruno Lourenço Costa explica quais os tratamento­s para este tipo de diagnóstic­o: “Tratamento intensivos, essencialm­ente de medicament­os para proteção do sistema nervoso; quem está a respirar é um ventilador e, eventualme­nte, algum suporte da função circulatór­ia. São medidas extremamen­te agressivas. São benéficas a curto prazo mas a longo prazo também estão associadas a muitas complicaçõ­es. É preciso atingir um equilíbrio entre maximizar o efeito benéfico e minimizar os efeitos negativos deste tipo de tratamento­s intensivos, que é o que está a ser feito.”

 ??  ?? Rogério Samora estava nas gravações da segunda temporada de Amor Amor quando caiu inanimado no chão. Alegadamen­te, demorou 15 minutos a ser assistido pelos profission­ais de saúde. O ator fez a sua última publicação nas redes sociais a 8 de abril. “Esperar”, foi o único verbo que utilizou na legenda.
Rogério Samora estava nas gravações da segunda temporada de Amor Amor quando caiu inanimado no chão. Alegadamen­te, demorou 15 minutos a ser assistido pelos profission­ais de saúde. O ator fez a sua última publicação nas redes sociais a 8 de abril. “Esperar”, foi o único verbo que utilizou na legenda.
 ??  ?? O ator está internado no hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca desde o dia 20 de julho.
O ator está internado no hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca desde o dia 20 de julho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal