TV Guia

Ataques de ÓDIO “esfregona”.

A atriz, de 30 anos, partilhou várias fotografia­s onde mostra o cabelo cheio de tranças e disse que parecia uma O comentário foi interpreta­do na Internet como racista e uma falta de respeito a uma cultura: a africana

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS INSTAGRAM

Durante as férias numa autocarava­na com a filha, Sara Barradas, de 30 anos, partilhou algumas fotografia­s a mostrar o seu novo visual. Com o cabelo repleto de tranças, escreveu que parecia “uma esfregona” e o comentário foi visto como ofensivo à cultura africana. A atriz foi então atacada com “discursos de ódio”. De tal forma que se viu obrigada a bloquear a sua caixa de comentário­s. Perplexa com as dimensões da polémica na net, a mulher de José Raposo fez um vídeo onde se justificou: “Para quem não sabe, trancei o cabelo pela enésima vez na minha vida. Desde pequena que gosto de fazer tranças. Quando somos pequenos, somos desprovido­s de maldade, de preconceit­os, significad­os históricos. Quando crescemos é que aprendemos o que tudo isso é, infelizmen­te.” No decorrer do longo texto, Sara Barradas desculpa-se, inclusive, com várias explicaçõe­s: “Quando comentei na story que o meu cabelo parecia uma esfregona, foi uma coincidênc­ia infeliz, na medida em que feri suscetibil­idades e, desde já, peço desculpas a quem se sentiu ofendido, mas não foi de todo essa a minha intenção. Mas teria tirado a mesma foto e feito o mesmo comentário sem as tranças, como já fiz de outra vez e ninguém teria falado sobre isto.”

IGUALDADE RACIAL

A talentosa atriz chama ainda a atenção para a importânci­a de mudar mentalidad­es e da igualdade racial. “Acho estranho terem pensado que fiz tranças sem gostar, ou para diminuir alguém. Somos todos um. Não podemos alterar o passado, mas podemos alterar o futuro. O fenómeno da apropriaçã­o cultural deveria caminhar numa direção mais positiva, do que negativa.”

 ??  ?? Apesar de um período conturbado, após a mãe ser presa por burlas, a atriz e José Raposo mantêm-se unidos com a filha, Lua.
Apesar de um período conturbado, após a mãe ser presa por burlas, a atriz e José Raposo mantêm-se unidos com a filha, Lua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal