TV Guia

NA LUTA até ao fim

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS COFINA MEDIA

O cantor quer respostas sobre a morte de Sara, e a primeira já tem: o carro onde seguia a filha circulava a uma velocidade excessiva, tendo em conta as condições da via e a meteorolog­ia. Ivo Lucas, o condutor, continua a ser o único arguido conhecido no processo e, enquanto não há mais desenvolvi­mentos quanto ao relatório entregue ao Ministério Público, o artista agarra-se aos espetáculo­s, aos fãs e à família

Quase nove meses depois do acidente que vitimou Sara Carreira, Tony continua à espera do Ministério Público para saber qual o desfecho da investigaç­ão. As primeiras respostas já chegaram e, tal como a TV Guia já havia noticiado, os dados fornecidos pela GNR não deixam dúvidas de que o jipe da cantora, conduzido pelo namorado, Ivo Lucas, circulava a uma velocidade excessiva, tendo em conta o piso e as condições de meteorolog­ia. De coração apertado, Tony Carreira vai até ao fim para saber o que realmente aconteceu naquela fatídica noite do dia 5 de dezembro. Apesar de sentir uma dor que relatório nenhum pode sarar, o artista não desiste da busca pela verdade. “Eu não pedi nada à Justiça, porque a minha filha já não volta. Só quero que me deixem em paz. Nem imaginam o meu sofrimento”, desabafou o cantor com uma fonte próxima, dias depois da colisão. A investigaç­ão decorreu e o silêncio consumiu a família Carreira, que, com os meses a passar, não obtinha quaisquer respostas. Em maio, Tony quebrou o silêncio e, na conversa com Manuel Luís Goucha, não deixou de criticar o Ministério Público e o tempo que, na altura, estava longe de acabar. “Ainda não há conclusões de nada, talvez a partir de agosto consigam dizer alguma coisa. Isto é desumano. A Covid-19 serve de desculpa para tudo.”

A FORÇA DO PÚBLICO

Entre estes meses, o cantor foi procurando forças para se reerguer e um dos seus maiores apoios foi o público, que nunca o deixou sozinho durante este período de dor profunda. Refugiou-se na música, revelou que pediu ao agente para marcar o máximo de concertos possível, porque a sua vontade é só uma: cantar para a filha. Voltou aos palcos no dia 23 de julho, num concerto cujas receitas foram entregues à Associação Sara Carreira. Na sexta-feira, 13, fez o seu segundo espetáculo, em Castelo Branco. “Sempre que falo de vocês é um caso complicado, porque acho que vocês, em relação a mim, são um caso de estudo. Não só em Portugal mas no mundo, raramente se consegue uma carreira tão bonita, tão longa e com o público sempre presente. Se até dezembro do ano passado sempre estive muito grato a todo o carinho que me dispensara­m ao longo destes anos todos, agora tenho muita gratidão porque transforma­ram a minha vida por completo”, começou por dizer no palco, completand­o: “Desde a tragédia que estou a viver neste momento, vocês foram, sem dúvida alguma – os que estão aqui e os que não estão –, os portuguese­s no geral, a maior fonte de energia que fui buscar. E agradeço-vos isso.”

TRIBUTOS À FILHA

Após o trágico acidente, Tony Carreira garantiu que queria realizar todos os sonhos de Sara Carreira e não há vez que suba ao palco que não relembre a sua “princesa”. Afinal, o coração de pai reconforta-se na crença de que a filha o acompanha em todos os momentos. “A vida deu-me o melhor e o pior. Mas a morte não destrói o amor. Quero acreditar que a minha filha está hoje aqui connosco”, afirmou no primeiro concerto. E é nas pequenas mas grandes coisas que Tony traz junto a si a filha. Depois de, neste primeiro espetáculo, ter aparecido com uma aliança no dedo – o que deu azo a que surgissem rumores de que podia ter casado, o cantor desvendou que aquele foi um anel dado por Sara. “Esta aliança foi a minha filha que me deixou. O que não impede que possa casar amanhã, porque sou um homem livre.” A Associação Carreira continua a ser um dos grandes focos do clã e, mais recentemen­te, o cantor fez outra bonita homenagem a Sara, naquele que era, nos últimos meses, o seu maior e preferido refúgio: a mansão no Algarve, a casa onde atualmente passa a maior parte do seu tempo. Segundo a revista Maria, o artista “ba

“Desde a tragédia que estou a viver neste momento, vocês foram a maior fonte de energia que fui buscar”

tizou” a moradia como Villa Sara e, no azulejo no qual se lê o nome dado à casa, está também o desenho de uma borboleta, um dos símbolos da associação.

PRIMEIRAS RESPOSTAS AO ACIDENTE

Após oito meses de investigaç­ões e interrogat­órios da GNR e perícias da Polícia Científica da PJ, para averiguar o que se passou na noite de 5 de dezembro de 2020, na A1, que vitimou Sara Carreira, o Correio da Manhã avançou que o carro conduzido por Ivo Lucas, de 30 anos de idade, mas propriedad­e da filha de Tony Carreira, ia em excesso de velocidade, relativame­nte às condições da via e da meteorolog­ia, facto que a TV Guia avançou logo após o acidente. Recorde-se que, nesse mesmo dia, chovia torrencial­mente naquele troço da autoestrad­a, perto de Santarém. O mesmo jornal revelou ainda que, para avançar criminalme­nte, os magistrado­s precisam de avaliar se os condutores de todos os veículos envolvidos no acidente iam em excesso de velocidade, relativame­nte às condições que se observavam nessa noite – ou seja, muito próxima do limite máximo permitido por lei, que é de 120 km/h. À hora exata do sinistro, cerca das 18h35, já era de noite e chovia muito, o que provocou visibilida­de reduzida e piso escorregad­io. Na altura, havia várias viaturas acidentada­s na autoestrad­a. Para já, Ivo Lucas é o único arguido no processo. No entanto, segundo o Correio da Manhã, um dos condutores envolvidos no acidente acusou uma taxa de 1,35 g/l, superior ao permitido por lei e que pode ser punível com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias, o que poderá assim alterar o número de arguidos ligados ao processo.

A PROTEÇÃO DA SIC

Sem saber se poderá ou não sofrer consequênc­ias a par do acidente que vitimou a namorada, Ivo Lucas continua concentrad­o no trabalho, com todo o apoio por parte da SIC. O ator, que interpreta a personagem Leandro, em Amor Amor, é um dos artistas que continuam a fazer parte do elenco da segunda temporada da novela, cujas gravações já começaram. Segundo o que a TV Guia apurou, em momento algum o ator faltou ao trabalho, ou corre o risco de ser afastado da trama. Porém, a estação continua a preservar o bem-estar de Ivo Lucas, que permanece resguardad­o da imprensa, sem entrevista­s ou situações que lhe possam ser incómodas. Mesmo depois do resultado do relatório da GNR e das perícias da Polícia Científica da PJ, Ivo Lucas continua em silêncio. A última mensagem que deixou foi em nome de Sara Carreira e com uma promessa: “Vou cumprir todas as promessas e objetivos que traçámos juntos, porque isto não acaba aqui.” A cantora Diana Lucas, recorde-se, também falou recentemen­te do irmão e da sua recuperaçã­o perante toda a tragédia que aconteceu, em dezembro último: “Está a trabalhar. Estamos todos em família, como sempre, e é um dia de cada vez, é um passo de cada vez. Ele gosta muito desta casa, gosta muito da SIC, e tem sido um acolhiment­o muito bom.”

Para já, Ivo Lucas continua a ser apontado como o único arguido na investigaç­ão do acidente.

 ??  ?? No último concerto, em Castelo Branco, Tony, 57 anos, revelou que a aliança que usa foi-lhe dada pela filha.
No último concerto, em Castelo Branco, Tony, 57 anos, revelou que a aliança que usa foi-lhe dada pela filha.
 ??  ?? O cantor faz tudo para eternizar o nome de Sara.
O cantor faz tudo para eternizar o nome de Sara.
 ??  ??
 ??  ?? O artista batizou a mansão do Algarve com o nome de Villa Sara, um tributo à filha.
O artista batizou a mansão do Algarve com o nome de Villa Sara, um tributo à filha.
 ??  ?? O inquérito da GNR e da PJ confirma que o jipe conduzido por Ivo Lucas seguia com excesso de velocidade.
O inquérito da GNR e da PJ confirma que o jipe conduzido por Ivo Lucas seguia com excesso de velocidade.
 ??  ??
 ??  ?? Ivo Lucas continua a gravar a segunda temporada de Amor, Amor. A irmã afirma que ele vive “um dia de cada vez”.
Ivo Lucas continua a gravar a segunda temporada de Amor, Amor. A irmã afirma que ele vive “um dia de cada vez”.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal