TV Guia

EROTISMO com crítica

Após Eça de Queiroz ter escandaliz­ado a igreja, há 146 anos, com uma história de pecado de um padre, o realizador põe a ideia em minissérie da RTP1, com Bárbara Branco e José Condessa

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS PEDRO PINA

OCrime do Padre Amaro, a polémica obra que Eça de Queiroz publicou em 1875, que despertou a ira da Igreja Católica, que foi um sucesso de vendas e acolhido com entusiasmo pela crítica literária da época, está a ser transforma­da em minissérie de seis episódios para a RTP1, pela mão do realizador Leonel Vieira, contando com protagonis­tas como José Condessa, na pele de padre Eduardo Amaro, e Bárbara Branco, no papel de Amélia, a donzela “desonrada”. No intervalo das gravações, Leonel Vieira mostra-se entusiasma­do sobre o projeto que abraçou em 2019 e ao qual está finalmente a dar vida. “Esta paixão erótica entre o Eduardo e a Amélia é uma tremenda crítica à época: à igreja Católica, à religião, aos dogmas e verdades absolutas”, diz, descrevend­o a obra como “um caldo que é um conflito constante e que fará com que um telespecta­dor não se consiga desligar da história”. Para o realizador, “isto tem tudo para o prender à história”. “É raro aparecerem histórias destas e, na época, era preciso ser um escritor muito arrojado para criticar a Igreja e o seu status”, relembra, comparando a audácia de Eça à “discussão sobre a temática da sexualidad­e que está na ordem do dia com o Papa Francisco”. Quem também está radiante com o guião é José Condessa que, à TV Guia, confessa ser “um apaixonado pelo universo queirosian­o”. O ator de 24 anos garante que devorou, ainda adolescent­e, Os Maias,A Tragédia da Rua das Flores, O Primo Basílio e, claro, O Crime do Padre Amaro. “Reli a obra e ajudou-me a construir uma linha de personagem. Depois, falei com o Leonel, definimos se o Amaro seria um galã e um engatatão. Entendemos que essa não é a visão de Eça.”

 ??  ?? O cónego Dias (José Raposo) com a beata Joaquina Gansoso (Marina Albuquerqu­e).
Namorados na vida real, amantes malditos na ficção. Eles são Amélia e Amaro e vivem um amor proibido.
O cónego Dias (José Raposo) com a beata Joaquina Gansoso (Marina Albuquerqu­e). Namorados na vida real, amantes malditos na ficção. Eles são Amélia e Amaro e vivem um amor proibido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal