TV Guia

Segredos, DRAMAS e mágoa

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS LILIANA PEREIRA E D.R.

Há dois anos, teve um princípio de AVC e, mesmo cego, subiu ao palco e deu três concertos: tudo por amor aos fãs. Os seus maiores medos são a perda da voz e a morte. Adorado há mais de meio século, a estrela da SIC acusa os espectador­es de terem sido “ingratos” pela forma como o arrasaram a par do seu programa. Triste, ainda espera uma chamada de Marcelo Rebelo de Sousa...

“Estive entre 15 e 20 dias praticamen­te cego. Não via ninguém, não via nada. Mas ainda fui fazer 3 concertos”

Marco Paulo superou uma dura batalha contra um cancro no cólon, há 20 anos. Aos 75, voltou a sofrer com o diagnóstic­o de um cancro na mama. Neste espaço de mais de duas décadas, o famoso e acarinhado cantor português sofreu com o início de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda teve de retirar parte de um rim, devido a um tumor. A força de viver, o amor pela música e a sua legião de fãs sempre foram o suporte para que nunca desistisse de lutar. Agora, aos 76 anos, Marco Paulo assinou um contrato de exclusivid­ade com a SIC, abriu as portas da sua casa para animar os sábados à tarde dos portuguese­s, com Alô, Marco Paulo, e está ansioso pela nova série sobre a sua vida e carreira que deverá estrear ainda este ano. Mas o registo televisivo do artista não está a agradar a todos e o cantor anda constantem­ente debaixo de fogo pela sua postura, muitas vezes qualificad­a como desproposi­tada quando se dirige à colega Ana Marques. Habituado a viver numa bolha de amor, o intérprete de Eu Tenho Dois Amores acusa os fãs de ingratidão e abre o coração, revelando todos os sacrifício­s que fez em prol dos que sempre julgou que o amavam, incluindo subir ao palco cego.

CEGO EM CIMA DO PALCO

Devoto da religião católica, Marco Paulo acredita que foi a fé que o salvou de todos os dramas de saúde. O cantor desvenda que, há dois anos, chegou a ter um início de um AVC, algo que nunca ninguém soube, mas que, por respeito ao público, não falhou os concertos que tinha agendados. Tudo porque “andava extenuado de concertos” e não se alimentava bem. “Tive um princípio de um AVC, no Coliseu do Porto, em que me apanhou uma veia”, revelou em entrevista ao site FLASH!. O popular cantor acrescento­u que foi um dos maiores sustos da sua vida, mas que nem isso o deteve de atuar: “Essa veia tinha relação com a vista, e eu fiquei cego. Estive entre 15 e 20 dias praticamen­te cego. Não via ninguém, não via nada. Mas ainda fui fazer três concertos, mesmo sem ver.” Apesar de estar proibido pelos médicos de andar de avião, o artista quebrou todas as regras e foi ao encontro dos seus fãs. “Os médicos da CUF proibiram-me de andar de avião, mas entrou-me por um ouvido e saiu-me pelo outro. Tinha os concertos dos Açores e fui. Não via nada, mas o problema não era na garganta, não era boca.” Marco Paulo garante que “ninguém se apercebeu” de nada: “Durante horas que estive a cantar, em três concertos seguidos, ninguém deu por isso. Ainda bem. Foi muito bom, mas quando cheguei ao camarim, depois do terceiro concerto, disse que não voltava a cantar mais. Mentira! Está cá dentro.” Adianta que a sua força de viver tem sido um dos seus segredos para sobreviver a todos os problemas de saúde que se têm atravessad­o. Confessa que tem “muito medo da morte”, principalm­ente depois de ter passado o dia em que perdeu a mãe e, posteriorm­ente, o seu funeral. “Gosto muito de viver e gosto muito da vida. Gosto muito dos meus animais. Sou forte, sou corajoso, tento ajudar os outros com a minha mensagem. Nunca transmiti uma mensagem de coitadinho, porque há tantas pessoas que estão na mesma situação do que eu.” Independen­temente de todas as barreiras que apareçam na sua vida, o cantor não pensa em reformar-se. “Há muitos anos que vivo da música. Vivo exclusivam­ente da minha voz há muitos anos. Da minha música, da minha voz, dos meus concertos, portanto, governo a minha casa com a minha voz. Tudo é com a minha voz e tenho de estar grato aos portuguese­s ao longo destes 55 anos. Com coisas boas, com coisas menos boas, mas isso faz parte da vida. Quem é que não tem? Não sou diferente de ninguém.”

A “INGRATIDÃO” DO PÚBLICO

Desde a estreia de Alô, Marco Paulo, em 19 de junho, que o programa tem estado envolto em polémica. Raro é o fim de semana em que o cantor não é acusado de ser indelicado com Ana Marques. Habituado ao carinho do público – e depois de todos os sacrifício­s que fez ao longo da carreira para nunca lhe falhar –, o artista confessa que

sentiu uma certa ingratidão por parte de quem diz que tanto o ama. Ainda no último sábado, dia 21, foi acusado de não ter permitido que a colega da SIC prosseguis­se com o alinhament­o do formato, obrigando-a a levantar-se, visivelmen­te chateada, e a falar diretament­e para a câmara, tirando o cantor do plano. As críticas fizeram sentir-se logo na Internet. “Não estava habituado! Sempre fui um cantor muito amado pelos portuguese­s, muito respeitado, e depois, quando comecei a ouvir essas críticas – que não tinham razões nenhumas de existir –, pensei que as pessoas estavam a ser um bocadinho ingratas comigo.” Marco Paulo não poupa elogios à sua colega, que classifica como “uma grande profission­al, uma grande amiga que me ajudou muito e que me ajuda”. Apesar destas avaliações polémicas, o cantor romântico vive um momento “muito” valioso da sua vida. “É para compensar os momentos menos felizes que já tive na minha vida. Várias vezes. Quase todos os anos, nos últimos anos, tive problemas graves e complicado­s. Problemas que me podiam ter levado à morte”, recorda.

CRISTINA E TVI NÃO CUMPRIRAM

Apesar de estar muito feliz com os projetos que lhe foram apresentad­os na SIC, Marco Paulo não esquece a polémica em que esteve envolvido por não ter aceitado a proposta feita por Cristina Ferreira e Mário Ferreira para ir para a TVI. “Chateou-me. Fiquei triste. Magoado. Não esperava. Não me dizerem nada. Interessar­am-se por mim. Queriam que fosse. Entretanto, como não cumpriram com aquilo que tinham falado comigo, não assinei e dei continuaçã­o ao trabalho que estava a fazer na SIC. Assinei contrato com a SIC, de dois a três anos.” Entusiasma­do no canal de Francisco Pinto Balsemão, o famoso artista mostra-se feliz pelo facto de a estação estar a preparar uma série sobre a sua vida “para estrear no final de 2021, ou no início de 2022”. Marco Paulo adianta ainda que muitas pessoas já lhe perguntara­m “quem poderão ser os atores a fazer os papéis” dos seus pais e irmãos e adianta já estar escolhido o menino que o irá interpreta­r quando era criança, com 7 ou 8 anos, e se estreou nas festas de Alenquer, a cantar La Campanera, um tema do prodígio castelhano Joselito.

 ??  ??
 ??  ?? O cantor, de 75 anos, revela que fez três espetáculo­s “sem ver nada” e que nunca ninguém se apercebeu do seu delicado estado de saúde.
O cantor, de 75 anos, revela que fez três espetáculo­s “sem ver nada” e que nunca ninguém se apercebeu do seu delicado estado de saúde.
 ??  ?? Marco Paulo ao lado do afilhado, Marco António, que considera como um filho.
O cantor tem estado no centro da polémica por causa de algumas atitudes com Ana Marques.
O artista já travou uma dura batalha contra um cancro no cólon e, mais recentemen­te, contra um tumor maligno na mama.
Marco Paulo ao lado do afilhado, Marco António, que considera como um filho. O cantor tem estado no centro da polémica por causa de algumas atitudes com Ana Marques. O artista já travou uma dura batalha contra um cancro no cólon e, mais recentemen­te, contra um tumor maligno na mama.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal