TV Guia

Cuida sozinha da avó COM ALZHEIMER

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS FREMANTLEM­EDIA E D.R.

Ela é a animadora brincalhon­a na quinta de Diogo Moreira em Quem Quer Namorar Com o Agricultor?. Mas, longe do ecrã, vive um drama familiar bem real. Aos 19 anos, assumiu a responsabi­lidade de cuidar da avó com um estado muito avançado de demência. “Já chorei muitas vezes e já me fui abaixo”

Maria Rodrigues, a mulher de 22 anos de Vila do Conde, no Porto, é uma das três candidatas a namorada do agricultor de 23 anos, Diogo Moreira. A jovem, que passa a maior parte do tempo do reality show Quem Quer Namorar Com o Agricultor? a mandar larachas ou a narrar as tricas amorosas que observa na quinta de espargos de Diogo em Santa Maria da Feira, não tem, contudo, sorte em ficar com o anfitrião de Romariz (Santa Maria da Feira). A concorrent­e habituou-nos a relatos bem-humorados, mas, na vida real, longe dos ecrãs, vive um drama pessoal: Maria abdicou de tudo e tornou-se cuidadora de uma familiar doente e dependente. Em exclusivo à TV Guia, a agricultor­a confessa tudo: “A minha avó, que também se chama Maria, tem Alzheimer em estado muito avançado. Foi detetado já há alguns anos, quando tinha 60 anos, hoje tem 81. Antes da morte do avô Casimiro ela já estava dependente.” “O meu avô morreu há três anos e ela nem sabe que ele morreu”, sublinha com tristeza. Então, com apenas 19 anos, quando estava prestes a sair de casa da mãe, Maria decidiu seguir o seu coração e assumir a responsabi­lidade pela idosa doente. “Em pequena passava dias no campo com a minha avó, a cuidar dos animais. Quis assumir esta responsabi­lidade de cuidar de tudo em relação à minha avó como um gesto de amor. Devolver o amor que ela teve comigo em criança. Além disso, os bichinhos são a minha paixão.”

LÁGRIMAS COM DOENÇA

Ao assumir este compromiss­o há três anos, Maria não estava, contudo, preparada para ser cuidadora a tempo inteiro e sentir o que sente. “Já chorei várias ve

zes. Também já me fui abaixo. Já tive com ela momentos comoventes... Houve uma situação com a minha avó em que estávamos na sala a ver televisão e ela pergunta-me pelo meu avô. Coisa que ela já não fazia há imenso tempo. Perguntou-me se o Casimiro não vinha para casa. E eu perguntei-lhe quem era o Casimiro. Disse-me que era o marido dela! Lembrou-se dele, dos filhos, e depois perguntei-lhe se sabia quem eu era? Não sabia... Aí chorei”, conta à TV Guia. Maria cuida das refeições da avó, da higiene, dá-lhe a medicação e muda-lhe a fralda durante a noite e por isso reconhece muito valor a quem cuida de pessoas seniores. “Sou uma pessoa muito protetora com os meus. Dou muito valor e tiro o chapéu às pessoas que cuidam de idosos. Nunca tinha mudado uma fralda, e hoje em dia, ao estar com a minha avó e cuidar dela, acho que é um ato de grande valor, porque não é fácil.”

ENTREGUE NUM LAR

Confirmand­o que leva “a vida a brincar, sempre na desportiva” por achar que é assim que ela “deve ser levada”, Maria Rodrigues descreve os cuidados que teve quando foi para o programa da SIC: “A minha avó teve de ficar aqueles dias num lar e depois fui buscá-la. Estava bem tratada e por isso fui descansada. Se acontecess­e alguma coisa, tinha quem resolvesse o problema. E se não tivesse saía na hora do programa. Nem pensava duas vezes.” Maria foi várias vezes criticada por usar uma bata nas filmagens de o Agricultor, mas essa foi a forma que encontrou de homenagear a avó Maria. “A bata que usei no programa é da minha avó. Toda a gente criticava a bata. Tenho imensas batas e muitas são da minha avó. Quando vim para cá aprendi que são úteis.”

 ??  ??
 ??  ?? Sem hipóteses no trio de candidatas, Maria passou a ser a sempre bem-humorada narradora dos casos amorosos na quinta de Romariz.
Diogo Moreira embeiçou-se por Filipa Monteiro primeiro e por Ana Soares depois. Maria Rodrigues não teve sorte.
Sem hipóteses no trio de candidatas, Maria passou a ser a sempre bem-humorada narradora dos casos amorosos na quinta de Romariz. Diogo Moreira embeiçou-se por Filipa Monteiro primeiro e por Ana Soares depois. Maria Rodrigues não teve sorte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal