TV Guia

Irmão pode ficar COM TUDO

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS COFINA MEDIA E INSTAGRAM

Enquanto o ator não acorda do coma, há assuntos pendentes e pagamentos a fazer com as contas que não podem ser mexidas. Para já, o primo garante que trata das despesas. Mas se alguma coisa mais grave acontecer, o herdeiro é o irmão, Paulo, com quem Samora cortou relações há muitos anos

Quase dois meses depois de ter sofrido duas paragens cardiorres­piratórias, Rogério Samora, de 61 anos, continua internado no Hospital Amadora-Sintra, estável mas com prognóstic­o reservado. Apesar de já estar a respirar sem ventilador, o quadro neurológic­o do ator não sofreu qualquer alteração: Rogério Samora continua em coma e, até ao fecho desta edição, na unidade de Cuidados Intensivos da qual deve ser transferid­o nos próximos dias. “Agora resta-nos esperar. Os médicos só estão à espera que haja uma vaga na unidade de Cuidados Continuado­s para o transferir. E depois tem de se resolver a situação da melhor forma”, explica o primo, Carlos Samora, à TV Guia, revelando que, numa primeira fase, o ator de Amor Amor terá de ficar numa clínica estatal mas que o seu objetivo é pô-lo numa instituiçã­o privada. “Os médicos já me disseram que ele vai ter de sair do hospital, não o podem manter lá eternament­e, à espera de uma resposta. Para já, o caso dele terá de obedecer a um protocolo, mas depois quero levá-lo para uma clínica privada. Não sabemos qual será o futuro dele, mas seja qual for quero que seja tratado com a dignidade que merece. Quero que esteja num sítio que, mesmo que a dormir, seja visitado pelos amigos e por quem o quer ver.”

PAGAMENTOS PENDENTES

Seja qual for a situação clínica de Rogério Samora, um processo de reabilitaç­ão pode durar anos e tem de existir suporte financeiro para o sustentar. Com o ator em coma e alegadamen­te sem mais ninguém agregado às suas contas bancárias, não há ninguém que esteja autorizado a utilizar o seu dinheiro, situação esta que só se altera caso Rogério Samora não resista à doença. Até ao momento, Carlos Samora afirma que tem “segurado as pontas” e que o irá fazer até ter condições para tal. “Como se costuma dizer: levam os anéis e ficam os dedos. Enquanto eu tiver anéis, estou pronto para os tirar em prol do bem-estar dele. Tenho feito e vou continuar a fazer tudo o que estiver ao meu alcance.” Vítimas de uma situação inesperada e sem qualquer acesso às contas do ator, há despesas que já têm vindo a ser sustentada­s por Carlos Samora. “Nós não sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã e há contas que temos de manter em dia. Tem de se pagar a água, a luz, o seguro do carro, o selo do carro, a eletricida­de... Essas despesas continuam a existir.” Apesar de alegadamen­te ser o único familiar próximo de Rogério, Carlos está de mãos e pés atados e, mesmo que seja necessário, completame­nte impedido de mexer em qualquer património do primo.

HOSTEL POR PAGAR E NEGÓCIO PARADO

Em 2016, Rogério Samora apaixonou-se por uma casa na rua do Passeio Alegre, na Foz do Douro, uma das zonas mais nobres do Porto. Dois anos depois, em 2018, o ator abriu as portas do Golden Holidays by Rogério Samora. Tornou o seu investimen­to num alojamento local. “Não podia existir melhor forma de dar continuida­de à minha existência do que conviver com pessoas, recebê-las e tratá-las bem, já que foi assim que o público me tratou durante 41 anos enquanto ator”, disse na altura da inauguraçã­o. No entanto, o sonho de Rogério Samora tornou-se em mais uma despesa que agora é preciso sustentar. Mais uma situação com que Carlos Samora ficou em mãos e para a qual já pediu ajuda ao Estado. “Neste momento não há fundo de maneio para conseguir sustentar aquela casa. Como deve imaginar, não custou meia dúzia de tostões... Estou à espera que o Ministério Público se pronuncie sobre o que se pode fazer quanto a essa situação. É “Neste momento não há fundo de maneiro para sustentar aquela casa [do Porto]” Carlos Samora

um poço sem fundo...” Um peso-pesado que Carlos Samora carrega e que se tornou ainda mais insustentá­vel devido à pandemia. “Aquilo estava a correr mesmo muito bem, a casa estava quase sempre ocupada, mas a pandemia veio estragar tudo. A falta de turismo estragou tudo!”, explica. Neste momento, só é possível reservar a casa do ator para um mínimo de três dias e custa cerca de 1200 euros, o que equivale a uma média de 400 euros por noite.

O HERDEIRO É O IRMÃO

Todas as contas e bens de Rogério Samora irão manter-se intactos até que haja qualquer alteração no seu estado de saúde. Não tendo filhos nem cônjuge, caso o pior aconteça, o herdeiro do ator é, primeirame­nte, o pai, Edmundo, que, pela sua incapacida­de devido a doença de Alzheimer, também não poderá ser detentor do património do filho. Segue-se então Paulo, o irmão do ator, com quem este não mantém qualquer relação; isto caso não exista qualquer testamento. Segundo Carlos Samora, este continua sem querer saber do estado de saúde de Rogério. “Como já referi várias vezes, mandei mensagem para o Paulo no dia 20 de julho, o dia em que tudo aconteceu e que o meu primo foi internado. Até ao dia de hoje continuo sem resposta.” Esta é uma situação que não espanta o primo do ator, que garante que “o Paulo já tinha morrido para o Rogério”. A má relação com o irmão foi algo que Rogério fez questão de não esconder do público. Em 2018, numa entrevista a Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues em Queridas Manhãs, da SIC, desabafou: “Estava com um colega e recebi uma mensagem do meu irmão e emocionei-me. Era uma mensagem muito manipulado­ra e eu desatei a chorar no meio da rua, e não conseguia parar de chorar. Porque é que eu não consigo ter uma relação boa com o meu irmão? Só o dinheiro é que serve de laço familiar.”

 ??  ??
 ??  ?? Carlos Samora quer que Rogério seja internado numa clínica de reabilitaç­ão privada para assegurar que o primo “viva com dignidade”.
Carlos Samora quer que Rogério seja internado numa clínica de reabilitaç­ão privada para assegurar que o primo “viva com dignidade”.
 ??  ?? Apaixonado por animais e por crianças, Rogério Samora tem um sonho que ficou por cumprir. “É verdade a história de que ele queria adotar uma criança porque nunca mais aparecia a companheir­a ideal”, revelou o primo em entrevista a Júlia Pinheiro.
Apaixonado por animais e por crianças, Rogério Samora tem um sonho que ficou por cumprir. “É verdade a história de que ele queria adotar uma criança porque nunca mais aparecia a companheir­a ideal”, revelou o primo em entrevista a Júlia Pinheiro.
 ??  ??
 ??  ?? Até ao fecho desta edição, Rogério Samora continuava internado na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra, à espera de uma vaga para ser transferid­o para os Cuidados Continuado­s. Carlos Samora procura uma solução para o primo.
Até ao fecho desta edição, Rogério Samora continuava internado na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra, à espera de uma vaga para ser transferid­o para os Cuidados Continuado­s. Carlos Samora procura uma solução para o primo.
 ??  ??
 ??  ?? Esta é a casa que o ator comprou no Porto e transformo­u em alojamento local.
A casa de alojamento local está situada na Foz do Douro, uma das zonas mais nobres da Invicta.
Esta é a casa que o ator comprou no Porto e transformo­u em alojamento local. A casa de alojamento local está situada na Foz do Douro, uma das zonas mais nobres da Invicta.
 ??  ?? O primo, Carlos Samora, com a mulher, Maria José Samora, à porta do alojamento local do ator, no Porto.
O primo, Carlos Samora, com a mulher, Maria José Samora, à porta do alojamento local do ator, no Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal