TV Guia

ORGULHO e preconceit­o “O Lourenço não se ofende se lhe chamarem Mafalda”

Afinal o pai encara bem a mudança de sexo do filho, até quis ajudar na operação, mas não conseguiu. A mãe conta o trauma que teve com a revelação. E jura: Mãe revela tudo: o seu choque com a notícia, o pai de mente aberta e a famosa que o incentivou a co

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS LILIANA PEREIRA E D.R.

Regina Barcelos, mãe de Lourenço, o jovem concorrent­e de 24 anos do reality show Big Brother (BB), na TVI – que nasceu Mafalda e aos 21 anos deu o passo definitivo de coragem de mudar de sexo retirando os seios –, garante à TV Guia que o pai do algarvio de origem angolana não tem qualquer preconceit­o em relação à mudança de sexo do filho. “O pai soube que ele ia mudar de sexo e não levantou quaisquer problemas”, avança Regina, de 61 anos, acrescenta­ndo ainda como o filho reage quando lhe chamam Mafalda, incluindo o progenitor: “O pai ainda o trata por Mafalda, mas isso é perfeitame­nte normal. Ele está longe e é uma questão de hábito, nada mais. Não tem qualquer preconceit­o. Até com as pessoas aqui em Albufeira é a mesma coisa, estão-lhe sempre a trocar o nome. O Lourenço não se ofende e até entende. Eu por acaso não faço isso: Ele agora é Lourenço, chamo-lhe Lourenço.” A progenitor­a do concorrent­e do BB, que está a deixar em polvorosa a internet com as suas revelações bombástica­s, avança ainda à nossa revista que o filho esteve para nem entrar no reality show de domingo à noite na TVI, e tudo por ignorância de um facto. “Ele sabe o que quer.

A vontade de mudança de sexo de Mafalda/Lourenço ficou mais vincada quando a jovem adolescent­e viveu três anos na capital. “Quando o Lourenço foi para Lisboa jogar basquetebo­l arranjou uma namorada e as coisas começaram a encaixar na cabeça dele. Foi aos 16 anos que quis mudar de sexo e ser um rapaz. Era isso que ele sentia ser. Hoje está completame­nte focado na mudança de sexo, em completar o processo e para isso precisa de ganhar os 100 mil euros do Big Brother”, revela a mãe.

Disse-me: ‘Mãe, vou para o BB para acabar com os preconceit­os’. Há muito tempo que ele sonhava entrar”, conta, confessand­o ter tido pouca fé de que o filho seria um dos eleitos: “Nunca pensei, no meio daquela gente toda, que ele fosse escolhido e foi um dos últimos”. O que aconteceu então para agora vermos Lourenço na casa mais vigiada do País? Um encontro inusitado com uma famosa, que Regina nos revela: “O Lourenço encontrou a Anouska (Marques), a irmã da Iury (Mellany, ex-concorrent­e de uma edição do BB 2020) numa loja aqui em Albufeira e falaram no programa. Ele vê os BB todos, conhece aquilo tudo e disse-lhe: ‘Eu queria inscrever-me, mas as inscrições já acabaram’. E ela disse-lhe que não tinham acabado nada e incentivou-o”. “Ela até já escreveu no Twitter que foi ela quem o incentivou a ir”, acrescenta, sublinhand­o que agora “o Lourenço vai para ganhar. Quer provar que não é nenhum inválido e sabe que depende só dele para ganhar.”

“ELA SEMPRE FOI MASCULINA”

A mãe do polémico concorrent­e confessa à TV Guia que nem sempre se apercebeu do drama que Mafalda/Lourenço estava a viver na adolescênc­ia. “Ele parou de estudar por causa daquela confusão toda na cabeça, da mudança de sexo. Confesso que nunca me apercebi do dilema dele. Ele nunca falou dessa questão comigo. Falou com as colegas, talvez com medo da minha reação. Só falou comigo aos 16 anos. Disse: ‘Olha mãe, eu não me sinto bem com este corpo, quero mudar...’.” Pela cabeça da progenitor­a, nesse momento, dispararam pensamento­s em catadupa: “Primeiro não tive uma boa reação. Foi um choque. Custou-me muito, mas depois entendi… Ela sempre foi masculina. Jogava à bola e basquetebo­l com os rapazes. Quando tinha de vestir uma saia ou um vestido era um drama e resistia sempre. A Mafalda pediu-me para ir a um psicólogo para falar. Acho que se sentia mais à vontade. Fiz-lhe a vontade e apoiei-a sempre.” Tal como o pai, o ex-ministro da Juventude e Desporto de Angola e atual governador provincial do Moxico, Gonçalves Manuel Muandumba, de 64 anos, amigo de adolescênc­ia de Regina na antiga cidade de Henrique de Carvalho, hoje Saurimo, “na parte das pedrinhas brancas”, localiza a sorrir, referindo-se à região diamantífe­ra. “Vim para Portugal em 1975, a família dele ficou lá. Passados 20 anos ele veio ao Algarve. Encontrámo-nos, tivemos um romance e nasceu o Lourenço”, relata, confessand­o o deslize do pai do concorrent­e, que traiu consigo a mãe dos cinco filhos em Angola, referindo um episódio de que o filho ainda não falou na casa: “Num dia em que o pai esteve aí e o Lourenço tinha começado o processo de mudança de sexo e eu disse-lhe que ele se preparasse porque ia encontrar o filho mudado, com barba. Ele disse que não havia problema nenhum. Ele encara bem a nova realidade. É africano mas tem uma mentalidad­e aberta. Só não consegue enviar dinheiro para ajudar na operação final porque agora não deixam sair divisas de Angola.”

 ??  ?? Mafalda/Lourenço fez sempre questão de publicar nas redes sociais todo o processo da sua mudança de sexo.
Mafalda/Lourenço fez sempre questão de publicar nas redes sociais todo o processo da sua mudança de sexo.
 ??  ?? Regina, mãe do concorrent­e, diz ser das poucas pessoas que o trata pelo novo nome: “Agora é Lourenço, chamo-lhe Lourenço.”
Regina, mãe do concorrent­e, diz ser das poucas pessoas que o trata pelo novo nome: “Agora é Lourenço, chamo-lhe Lourenço.”
 ??  ?? Gonçalves Manuel Muandumba, pai de Lourenço, faz parte da elite política angolana, mas não consegue enviar dinheiro para a cirurgia.
Gonçalves Manuel Muandumba, pai de Lourenço, faz parte da elite política angolana, mas não consegue enviar dinheiro para a cirurgia.
 ??  ?? Regina Barcelos, mãe de Lourenço, revela tudo: que o filho nasceu Mafalda e foi fruto de uma traição com um amigo de infância. E que ficou em choque quando a filha lhe disse que ia mudar de sexo.
Regina Barcelos, mãe de Lourenço, revela tudo: que o filho nasceu Mafalda e foi fruto de uma traição com um amigo de infância. E que ficou em choque quando a filha lhe disse que ia mudar de sexo.
 ??  ?? Lourenço esteve a um passo de não entrar no Big Brother por pensar que já tinham fechado as inscrições. Foi o encontro com uma ex-concorrent­e que o fez arriscar.
Lourenço esteve a um passo de não entrar no Big Brother por pensar que já tinham fechado as inscrições. Foi o encontro com uma ex-concorrent­e que o fez arriscar.
 ??  ?? O pai, Gonçalves Manuel Muandumba, de 64 anos, com os cinco meios-irmãos de Lourenço em Angola.
O pai, Gonçalves Manuel Muandumba, de 64 anos, com os cinco meios-irmãos de Lourenço em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal