TV Guia

BOLO DE CHOCOLATE BRANCO

- 6 8 PESSOAS 50 MINUTOS 40 MINUTOS

QUANTIDADE A 230 g de manteiga 250 g de açúcar

1 limão (raspa)

5 ovos

300 g de farinha 1 c. (chá) de

fermento em pó 150 g de chocolate

branco

Raspas de

chocolate branco Cerejas

1 c. (sopa) de

chocolate derretido Fisális

I DURAÇÃO

Amasse muito bem a manteiga com o açúcar e a raspa do limão, até deixar de sentir o granulado. A seguir, adicione-lhe os ovos um a um e continue a bater. Peneire a farinha com o fermento e envolva no preparado. Por fim, junte-lhe o chocolate picado com uma faca. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com 23 cm de diâmetro. Verta a massa e leve a cozer a 190º C, durante cerca de 50 minutos.

Retire depois de cozido e deixe arrefecer bem. Desenforme e decore o bolo com raspas de chocolate branco, cerejas, o chocolate derretido e o fisális.

Prepare a massa, batendo os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo. Adicione o café e, de seguida, a farinha, envolvendo tudo muito bem. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma com

26 cm de diâmetro. Verta a massa e leve ao forno, a 180º C, durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer e desenforme sobre uma superfície de trabalho. Para a calda, leve ao lume a água com o café e o açúcar e deixe ferver por cinco minutos. Retire do calor e acrescente a aguardente; deixe arrefecer. Para o recheio, ferva o leite. À parte, misture o açúcar com a farinha, o ovo, a gema, uma pitada de baunilha e sal. Incorpore esta mistura no leite e mantenha em lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar; deixe arrefecer. Depois, adicione o queijo creme e o leite condensado. Por fim, envolva as natas batidas em neve. Corte o bolo ao meio, no sentido longitudin­al. Coloque a base num prato de servir e ensope com metade da calda. Espalhe por cima o creme e componha o bolo com a outra parte. Regue com a restante calda e leve ao frio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal