TV Guia

A CONSAGRAÇíO

É o mestre do improviso e continua a conquistar portuguese­s com o seu talento. Garantia de excelentes audiências com Terra Nossa, deixou muitos de boca aberta com a série Esperança. Um peão essencial na SIC

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA, COM CAROLINA DIAS | FOTOS RUI VALIDO/DIVULGAÇÃO SIC

César Mourão, de 43 anos, é o homem dos sete ofícios: ator, humorista, apresentad­or e, mais recentemen­te, produtor de conteúdos. Peça-chave na estratégia da SIC, voltou recentemen­te com uma nova temporada de Terra Nossa, que, desde 2018, dá excelentes cartas aos sábados à noite nas audiências. Na última gala dos Globos de Ouro, no domingo, dia 3, César Mourão levou para casa duas estatuetas: uma referente ao seu trabalho em Esperança – a série da Opto que considera o maior desafio da sua vida profission­al – e outra como um dos homenagead­os no Coliseu de Lisboa – o prémio especial 25 anos na categoria de Humor. “Estou muito honrado e feliz com esta homenagem. Ter o trabalho reconhecid­o é muito bom, mas ter a carreira reconhecid­a é um sabor diferente”, revelou o artista, mostrando-se sentido pela forma como a sua arte é, muitas vezes, desvaloriz­ada. “O humor não é muito premiado no mundo, mas muita gente elogia. O humor é meio esquecido, como o parente pobre do lado artístico, por isso, fico ainda mais satisfeito.”

HERMAN É INSPIRAÇÃO

César Mourão dedicou a sua distinção a Herman José, com quem trabalhou em 2007, e que considera até hoje a sua grande inspiração. “É por ele que os humoristas da minha geração estão aqui. Depois, cada um tem o seu gosto, procura limar-se, ver o humor com outros olhos, mais moderno e mais contemporâ­neo, mas foi por ele que continuamo­s. Cresci a vê-lo, a admirá-lo, a tentar imitá-lo em casa. É por causa dele que agora estou aqui.”

 ?? ?? A série Esperança foi premiada como Melhor Projeto e César Mourão foi homenagead­o com o prémio especial 25 anos na categoria de Humor.
César Mourão a brilhar em Terra Nossa (SIC) e em Esperança (Opto).
A série Esperança foi premiada como Melhor Projeto e César Mourão foi homenagead­o com o prémio especial 25 anos na categoria de Humor. César Mourão a brilhar em Terra Nossa (SIC) e em Esperança (Opto).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal