TV Guia

Solidaried­ade ÚNICA

Zarifa Ghafari contou a sua história e recordou os momentos que antecedera­m saída do Afeganistã­o. “Nada me causou mais dor do que abandonar o meu país. Custou-me mais que a morte do meu pai”

- TEXTO SARA ALVES SILVA | FOTOS SÉRGIO LEMOS

Catarina Furtado, presidente da Associação Corações com Coroa convidou Zarifa Ghafari para visitar Lisboa. A afegã, que aos 27 anos de idade fugiu do seu país para a Alemanha depois das forças internacio­nais terem saído e os talibãs terem tomado o poder pela força, foi a mais jovem presidente da câmara do Afeganistã­o e por essas razões foi perseguida, temendo pela sua vida, após ter sofrido três tentativas de assassinat­o e ter visto o seu pai a ser morto. “Eles mataram o meu pai só para me calar, isso nunca vai acontecer, para me calarem vão ter de me matar”, afirmou a afegã. A ativista revelou que apenas conseguiu trazer o uniforme do trabalho, alguns vestidos e um chapéu militar do pai, “Deixei todos os documentos no meu gabinete, todos os certificad­os da universida­de, tudo, nem um documento consegui trazer”. Zarifa admitiu que a meta a atingir é voltar a casa e sentir liberdade, mas que só vai voltar quando conseguir alcançar o empoderame­nto das mulheres e os direitos que estas têm como seres humanos.

CATARINA DESTACA DIA “INCRÍVEL”

“Os direitos Humanos são todos os dias violados e nunca estão garantidos. Todos vivemos numa humanidade partilhada e não devemos fingir que não nos chega a informação certa e suficiente”, defendeu Catarina Furtado, que admitiu ter vivido “um dia absolutame­nte incrível” junto da afegã. Entretanto, a associação presidida pela apresentad­ora e a Cruz Vermelha criaram um fundo para apoiar mulheres e crianças refugiadas.

 ?? ?? Assinando a petição em zarifagafa­ri.com pode também doar dinheiro para ajudar a esta causa.
Assinando a petição em zarifagafa­ri.com pode também doar dinheiro para ajudar a esta causa.
 ?? ?? A cantora Carolina Deslandes esteve presente com a estreia do single Eco. Zarifa recebeu uma camisola da seleção com o número de Ronaldo.
A cantora Carolina Deslandes esteve presente com a estreia do single Eco. Zarifa recebeu uma camisola da seleção com o número de Ronaldo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal