TV Guia

CRISTINA E MONIZ JUNTOS?

- POR PAULO ABREU

1. Só me apetece fazer perguntas, mesmo sabendo que não vou ter respostas de lado nenhum. O que se passa na TVI? Vai ter diretor-geral – Hugo Andrade é interino, desde o início de setembro –, ou não? José Eduardo Moniz volta às funções que já desempenho­u no passado, com um sucesso tremendo, ou as notícias do seu regresso no último fim de semana não passam apenas de especulaçã­o? A ser verdade, Cristina Ferreira teria razões para ficar preocupada, ou, antes, seria tentada a encarar o homem que a lançou no estrelato como uma espécie de seguro de vida? Conseguiri­am coabitar os dois em Queluz de Baixo? Mas vamos a mais questões, se não estiver a incomodar muito quem manda na Media Capital – e são muitos.

Como se sentiria Anselmo Crespo, o diretor de Informação, que não arranja maneira de fazer crescer as audiências dos jornais, sistematic­amente atrás dos da SIC, com o regresso de José Eduardo Moniz? Encararia a sua entrada como uma benesse dos céus, ou como uma ameaça? Teria o açoriano, que até há dias era vice-presidente do Benfica, vontade de abraçar o encargo de, pela segunda vez, destronar o rival da liderança? Correria o risco de tentar ser feliz novamente em funções que já desempenho­u, e numa casa que conhece como ninguém?

Acredito que, tal como foi dito num comunicado da Media Capital no domingo, a prioridade dos acionistas seja o lançamento da CNN, marcado para 22 de novembro. Mas será que não vai acontecer nada depois? Sou jornalista há tempo suficiente para ficar com a pulga atrás da orelha.

2. Quando vejo Armando Vara, ex-ministro socialista, a ser libertado da cadeia de Évora, a meio da pena, com um discurso de Calimero, ou, por exemplo, Isaltino Morais, antiga estrela do PSD que cumpriu pena na prisão, por fraude fiscal e abuso de poder, no Expresso da Meia-Noite, da SIC Notícias, a falar de como gastar bem os fundos europeus, controlar a bazuca europeia e impedir a corrupção, fico com arrepios. E não é de frio. É nesses momentos que mudo de canal e vou ver outras coisas. Uma delas é Leonardo, série transmitid­a à sexta-feira à noite, na RTP1. Que olhar sublime, em oito episódios, sobre a vida extraordin­ária do artista italiano Leonardo da Vinci.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal