TV Guia

VIGIADO pelos médicos

Aos 84 anos, o consagrado ator de Amor Amor tem todos os cuidados, depois de um susto em 2019. “Faço dieta e tenho algum juízo a comer e a beber”, confessa, ele que não pôde ir para França durante três meses

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS VÍTOR MOTA E D.R.

Aos 84 anos, Rui Mendes interpreta, na 2.ª temporada de Amor Amor, da SIC, Jaime, um idoso galã namoradeir­o. Hoje, depois de um susto em 2019 – problema circulatór­io no sangue –, tem todos os cuidados com a sua saúde, mas nem sempre foi assim. “Faço dieta e tenho algum juízo a comer e a beber. Os meu único pecado é o gostar de beber vinho tinto. Adoro! A ideia é não fazer exageros”, descreve o ator premiado nos Globos de Ouro (ver caixa), assumindo um vício que já o prejudicou na vida: “Deixei de fumar há 30 e tal anos. Fumar é o maior disparate. Começa-se a fumar para se parecer mais velho e depois fica-se viciado.” Em exclusivo à TV Guia, Rui Mendes relata melhor o drama que viveu: “Tive alguma dificuldad­e em largar aquilo. Demorei 12 anos a deixar de fumar. Fumei durante 30 e tal. Tentei de várias maneiras. Foi a melhor coisa que fiz. Nasci outra vez. É tudo diferente. Até as cores! As cores, os sabores, os cheiros…” E foi a saúde que tramou recentemen­te o talentoso ator . “Entre o Golpe de Sorte e esta novela, perdi duas oportunida­des de fazer teatro. Uma delas foi O Cerejal, do Tchékhov, no Festival d’Avignon [em França, um dos mais importante­s do Mundo], com a Isabelle Huppert e encenação do Tiago Rodrigues. Eram três meses fora de casa e não podia estar longe dos médicos”, lamenta.

 ?? ?? Na pele de Jaime, o marido de Gina (Lídia Franco) e avô de Tânia Patrícia (Vera Moura), numa das cenas de Amor Amor a que a TV Guia assistiu.
“Vou dar vida a um ‘galão’”, diz, a brincar.
Na pele de Jaime, o marido de Gina (Lídia Franco) e avô de Tânia Patrícia (Vera Moura), numa das cenas de Amor Amor a que a TV Guia assistiu. “Vou dar vida a um ‘galão’”, diz, a brincar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal