TV Guia

AMOR SEM ~ PERDAO

“Quem sou eu?” Eis o âmago de Para Sempre, há muito adiada pelo canal. Diogo Morgado, Pedro Sousa e Inês Castel-Branco são o centro de uma história de paixão, vingança e descoberta entre dois irmãos rivais

- TEXTO HUGO ALVES | FOTOS D.R.

Demorou... mas finalmente, dia 8 de novembro, chega ao ecrã Para Sempre, a última produção nascida da imaginação de Nuno Santos – antes de Cristina Ferreira assumir o cargo de diretora de Entretenim­ento e Ficção. A história esteve para estrear várias vezes, mas acabou por ser adiada – devido à pandemia e pela súbita estreia de Festa é Festa – até agora. Mas vamos à história que é uma espécie de clássico de vingança e descoberta de origens. E não falta o enredo amoroso, com dois homens, irmãos, a disputarem a mesma mulher.

VÍTIMA DE ARMADILHA

Pedro (Diogo Morgado) é um homem enigmático. Ninguém lhe conhece família, amigos, ou um passado. Aliás, nem ele mesmo sabe bem a sua história. Lembra-se de que tudo começou há 30 anos quando foi deixado à porta do padre Elias (António Capelo) depois de uma missa de domingo. Ao contrário do que era habitual nestes casos de abandono, o menino estava bem cuidado, vestia roupas aprumadas e parecia vir de boas famílias.

Tudo isto intriga o pároco que começa a investigar e acaba por descobrir que a mãe é Antónia (Marina Mota) que lhe pede para encobrir a verdade para segurança do menino, não lhe dizendo mais nada. O padre decide ajudá-la a manter o seu anonimato.

Pedro acaba por ser criado pelo sacerdote, mas a falta de respostas às suas perguntas sobre as suas origens tornam-no rebelde, perigoso... até conhecer Clara (Inês Castel-Branco) por quem se perde de amores. E aí tudo muda. Há apenas um problema: ela vem de uma família conservado­ra, da velha no-

breza minhota, e o pai da jovem, Bento (Luís Esparteiro), opõe-se ao namoro. Para provar à filha que Pedro não é boa rês monta-lhe uma armadilha. O rapaz, que trabalha numa obra, vê-se envolvido numa rixa que acaba com o seu colega a cair do andar em que trabalhava­m e a morrer. Pedro, temendo ser preso, e incentivad­o por Bento, acaba por fugir sem explicar nada a Clara, que, com o coração despedaçad­o, foge para o Minho onde acaba por se tornar professora primária na bonita vila do Soajo.

MILIONÁRIO

O tempo passa e Pedro torna-se milionário, com negócios por todo o mundo. É um homem frio e pouco dado ao amor... até ir a Braga e avistar Clara. Mas por esta altura a vida da professora também mudou: ela está noiva de Lourenço (Pedro Sousa), que na realidade e sem ele saber, também é filho de Antónia, por isso seu irmão. Quando conta a Elias que viu o seu antigo amor, o padre esconde-lhe a ligação familiar a Lourenço.

A família de Antónia é dona de uma rede de clínicas e Pedro para se aproximar de Clara e destruir Lourenço decide investir naquele negócio. Em pouco tempo fica a saber a grande fraqueza do irmão: ele é viciado em jogo. Para se aproximar deste e de Clara salva-o de dois agiotas que vêm cobrar uma dívida e assume-a ele. Pedro é agora o herói de Lourenço que se apressa a dá-lo a conhecer a Clara... que de imediato reconhece o homem que a abandonou quando era nova, mas nada diz. Esta tenta afastar o noivo do empresário mas torna-se impossível, até porque ela mesma não o esqueceu.

BUSCA DAS ORIGENS

Pedro está decidido a conquistar Clara e pensa que isso passa por destruir Lourenço e Antónia. Temendo que aconteça uma tragédia e que um dia o empresário se arrependa do que fez, Elias resolve agir e revelar ao rapaz que criou quem é afinal a sua mãe. Acha que esta será a forma perfeita para acabar com aquela sede de vingança.

O choque da descoberta é tremendo e tudo o que Pedro mais quer agora é perceber a razão por que Antónia o abandonou, mas isso o padre decide não partilhar com ele. Decidido a saber a verdade, o empresário esconde os verdadeiro­s motivos de ficar em Soajo, até de Clara. Elias diz que isso só o magoará, mas Pedro está decidido a descobrir as suas origens nem que para isso tenha de perder tudo e todos. 

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal