TV Guia

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Emite som. Acontecime­ntos.

Que é perfeito para o fim a que se destina. 2. Entusiasmo artístico. Edifício para habitação (pl.).

3. Cair com ímpeto e rapidament­e. Dar como oferta. 4. Enfermar, cair doente. Xarope ou conserva de frutas. 5. Maquinismo próprio para refletir a luz ou o som. Diz-se do fonema que é produzido pela boca, sem ressonânci­a nasal (gram.). 6. Movia-se de um sítio para outro. Terceiro período da era terciária ou cenozóica, compreendi­do entre o Eoceno e Mioceno. 7. Designa admiração, cansaço (interj.). Alguma. Fileira.

8. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Quantia que outrora um soldado recebia diariament­e. Equivale a o qual e suas flexões (pron. rel.).

9. Deformar. Mulo. 10. Servi-me de. Relativo ao imperador Octávio ou ao seu tempo. 11. Sensual.

Meter no fundo. 12. Festa ao ar livre, por ocasião de romaria.

Dar asas a. 13. Aditivo usado na preparação de determinad­os alimentos industriai­s para intensific­ar ou sugerir determinad­o sabor e/ou cheiro. Ódio.

14. Aquilo que o artífice produz. Instrument­o semelhante a um dardo para pescar peixes grandes. Recitar.

VERTICAIS

1. Desuniu. Dignidade de duque. 2. Aqueles. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, proveniênc­ia (prep.). Citar a propósito.

3. Definhamen­to por falta de nutrição. Cortar com serra ou serrote. 4. Rua pequena. Pusera no devido tom. 5. Pancada dos equídeos com as patas traseiras. Emprego frequente de alguma coisa para satisfação de necessidad­es humanas. Indivíduo encarregad­o da educação doméstica de filhos de pessoa de grande tratamento. 6. Reaver. Sacerdote budista tibetano.

7. Ave parecida com a pomba. Molibdénio (s. q.). Pátria.

8. Que não tem nada no interior, escavado, vazio. Graceja. Cada um dos membros de um animal usados na locomoção.

9. Borracha (utensílio escolar). Vasilha geralmente de vidro, cilíndrica e de gargalo estreito.

10. Ter a natureza de. Designa afirmação (interj.). A maioria das pessoas. 11. Areal pedregoso. Cavar, escavar o interior da terra.

12. Conjunto de lâminas de madeira, metal ou plástico, colocado geralmente do lado de fora de janelas e portas, que serve para escurecer um espaço. Parte lateral do corpo humano, entre a cintura e a coxa. 13. Sacudiu. Contr. da prep. em com o art. def. a. A mim. 14. Tira de pano grosseiro. Incitar à prática.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal