TV Guia

Guerra à ANSIEDADE

Confessa que aos 27 anos era uma pessoa ansiosa, mas que aos 37 encontrou a paz. Com muito ioga, controlo de respiração e outras terapias. Saiu-se tão bem que agora transformo­u a cura no seu “plano B” de vida

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS FERNANDO FERREIRA E D.R.

Vera Kolodzig, a atriz de 37 anos que é o rosto feminino do programa Missão: 100% Português, que vai regressar em breve à antena da RTP1, conta como mudou radicalmen­te de vida para combater a ansiedade. “Na minha vida com a pandemia mudou muita coisa. Fui viajar imenso (risos), criei o meu próprio projeto Kológica – Viver sem ansiedade, um podcast de desenvolvi­mento pessoal e de raciocínio positivo e agora uma plataforma de cursos online”, onde partilha tudo o que aprendeu sobre como combater a ansiedade. Aprendeu e quer agora passar o testemunho, para ajudar quem sofre desse problema. “Vou fazer agora o meu primeiro retiro na Serra da Estrela, num local que eu conheci no programa. Vai ser de 9 a 12 de junho. É um retiro de ioga e saúde integrativ­a, com vários terapeutas. É uma coisa holística para lidar com a ansiedade. A minha proposta é que as pessoas ganhem ferramenta­s. Vamos ter práticas de ioga, de respiração, palestras focadas na saúde, sempre embrenhado­s na natureza.” Vera assume que faz terapia, que lhe faz bem e que desmistifi­car preconceit­os em relação a esse facto: “Fiz, faço e é maravilhos­o. E eu quis começar a falar sobre isto. Desde que o meu filho nasceu senti grandes transforma­ções na minha vida. E aos 27 era mais ansiosa do que sou agora e por isso quero partilhar o que aprendi.”

FILHO CRIADO AO MÁXIMO NA NATUREZA

A atriz diz que tenta passar a Mateus, de 7 anos, fruto da antiga relação com Diogo Amaral, os seus princípios e valores: “Tento levá-lo o máximo para a natureza. Tivemos umas férias fantástica­s ainda agora no México e estivemos a nadar em cenotes e foi inesquecív­el para ele, que está habituado a férias de pé descalço.”

 ?? ?? “Adoro viajar. E foi uma coisa que fiz durante a pandemia”, confessa a atriz de 37 anos. Nadar com o filho Mateus, de 7 anos, em grutas mexicanas, andar de chinelo no pé na ilha da Armona no Algarve ou fazer ioga é natural.
Tem um ar tranquilo, mas em Vera Kolodzig fervilha um lado radical, que vamos poder apreciar em breve, de novo, na RTP1, aos sábados.
“Adoro viajar. E foi uma coisa que fiz durante a pandemia”, confessa a atriz de 37 anos. Nadar com o filho Mateus, de 7 anos, em grutas mexicanas, andar de chinelo no pé na ilha da Armona no Algarve ou fazer ioga é natural. Tem um ar tranquilo, mas em Vera Kolodzig fervilha um lado radical, que vamos poder apreciar em breve, de novo, na RTP1, aos sábados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal