TV Guia

ANEDOTAS DE VERÃO

- POR PAULO ABREU

1. Uma Canção para Ti regressou à TVI em 13 de junho – desconheço se foi ideia de Cristina Ferreira ou de José Eduardo Moniz. Pouco importa para o caso. Na estreia, prendeu 1 milhão e 85 mil espectador­es. Foi líder de audiências. Daí para cá, foi sempre a descer, à exceção do dia 24 de julho. No último domingo, o programa musical com crianças, apresentad­o por Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha, teve 535 mil portuguese­s, o pior resultado. Ficou em 8º lugar da geral. Feitas as contas, em dez episódios voaram metade dos espectador­es. É verdade que estamos no verão, época do ano com menos consumo televisivo, mas estes números, no principal dia da semana em horário nobre, acabam por ser uma anedota.

2. Outra anedota é Lua de Mel, um apanhado de novelas da SIC numa só, tendo como base o universo de Amor Amor. A ideia é boa – embora não seja original –, mas em Portugal não está a resultar. As personagen­s e as histórias, por mais talento que os atores e autores tenham, não colam. É uma confusão. O público, soberano e implacável, rejeitou-a sempre, desde a estreia em 6 de junho, e as audiências estão aí para o provar. Na sexta-feira, por exemplo, um episódio especial – especial porquê? – teve

588 mil espectador­es. Se tivermos em linha de conta que Por Ti também perde no seu horário para a rival da TVI, a ficção nacional devia ser – tem de ser – a grande preocupaçã­o de Daniel Oliveira, neste momento.

3. Ignorado por Cristina Ferreira, Lourenço Ortigão bateu com a porta da TVI e aceitou o convite de Daniel Oliveira para se mudar para a SIC. É curioso que, um ano depois da transferên­cia e de dois trabalhos na estação de Paço de Arcos – a série

O Clube e a novela Por Ti –, esteja a brilhar como o “aleijadinh­o” Jorge, em Pôr do Sol, na RTP1. Personagem pequena, sim, mas com intensidad­e, capaz de suplantar todas as outras na sua carreira, com um destaque bem superior. Ainda jovem, o ator devia parar para refletir um pouco nisto.

4. Vejo Hélder Reis na Praça da Alegria, na RTP1, ao lado de Sónia Araújo. Está a fazer as férias de Jorge Gabriel, e o apresentad­or prova que merecia mais na estação pública, aos 47 anos de idade. Muito mais. Simpático, divertido, genuíno, bom comunicado­r. Vale a pena espreitar.

 ?? CHEFE DE REDAÇÃO ??
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal