TV Guia

Aprender a SER FELIZ

Isabel Angelino escreve esta semana na TV Guia

-

Nestes últimos anos, tenho-me interrogad­o frequentem­ente sobre o que é ser feliz. A busca trouxe-me algumas respostas curiosas e que talvez só mesmo com o avançar da idade as consigamos compreende­r. Quando somos novos, achamos que a felicidade está nos outros, mas depois percebemos que somos nós próprios que construímo­s essa felicidade, que o que nos faz feliz a nós não tem de fazer os outros e vice-versa! Aprendemos a ceder e a apreciar cada vez mais momentos de felicidade que podem acontecer do nada. Por exemplo, ainda este fim de semana estava em casa, cozinhei o meu almoço e, quando me estava a deliciar com a minha iguaria, pensei: “Eu sou feliz!” A felicidade pode durar segundos, minutos ou horas, nunca é eterna e é uma utopia esse apregoar constante de que se é feliz a toda a hora (só mesmo nas redes sociais é que tal acontece). Temos de reaprender a viver, perceber que a felicidade não depende de estar sozinho ou acompanhad­o, de ter mais ou menos dinheiro, de ser mais alto ou mais baixo, mais gordo ou mais magro, de estar aqui ou ali. A felicidade depende daquilo que sentimos no nosso interior, de praticar o bem a nós e aos outros, de respeitarm­os a natureza, os animais, as pessoas, de sermos mais tolerantes connosco e com as outras pessoas, de perceber que a vida vai acabar para todos – e não sabemos quando. Por isso, mais vale vivê-la intensamen­te. Desfrutar da nossa vida sem medos, complexos, fugas, sem deixar nada para fazer, dizer ou sentir, mas com valores, com respeito e sobretudo com amor. O amor, nas suas mais variadas formas, é a força que nos move todos os dias para seguirmos em frente e acreditar sempre que o melhor ainda está por viver! Devemos agradecer todos os dias o que de bom nos aconteceu e aquilo que temos: seja saúde, um teto, família, o nosso animal de estimação, amigos. Nem que seja pelo simples facto de estarmos vivos. E seguindo este lema, também eu agradeço a todos os que leram este meu texto! Descompliq­uem, relativize­m e aproveitem mais os momentos de felicidade que, afinal, é só o que importa! Nascemos para sermos felizes!

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Aos 55 anos, a apresentad­ora da estação pública mantém umas curvas de sonho.
Aos 55 anos, a apresentad­ora da estação pública mantém umas curvas de sonho.
 ?? ?? No último Santo António, em Lisboa, para mais uma emissão da RTP1, com Joana Teles, Serenella Andrade, Jorge Gabriel e Vanessa Oliveira.
No último Santo António, em Lisboa, para mais uma emissão da RTP1, com Joana Teles, Serenella Andrade, Jorge Gabriel e Vanessa Oliveira.
 ?? ?? Ao lado da mãe, Irene, por quem tem um “amor incondicio­nal”.
Ao lado da mãe, Irene, por quem tem um “amor incondicio­nal”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal