TV Guia

DANIEL APERTADO NA SIC

- POR PAULO ABREU

1. Vamos a números e factos. Entre segunda e sexta-feira da última semana, salvo raras exceções, a SIC perdeu os horários todos. Ou seja, a TVI ganhou com Dois às 10, A Única Mulher, Goucha, Big Brother, Festa É Festa, Quero É Viver e Para sempre. Um desastre para Daniel Oliveira, que vê a sua estação na liderança graças aos jornais da tarde e da noite, onde não tem, obviamente, como diretor de Programas, responsabi­lidades. Já com 2022 no bolso, mesmo que venha a perder novembro e dezembro para a TVI, a SIC tem, portanto, problemas graves para resolver. Daniel Oliveira, que nunca arriscou enquanto enfrentava um rival à deriva, vai ter de se assumir. E 2023 está aí à porta, com José Eduardo Moniz a concentrar prioridade­s na Informação, a área mais difícil. Percebe-se. É aqui que está a chave do sucesso. Se a estação de Queluz de Baixo crescer nos jornais – a diferença à noite chega aos 200 mil espectador­es, perdendo um dia ou outro para o Telejornal, da RTP1, uma coisa impensável –, teremos novo um líder de audiências, ao fim de quase quatro anos.

2. Bárbara Guimarães foi chamada para substituir Júlia Pinheiro nas tardes da SIC. A herança era difícil – ocupar o lugar de uma colega com tarimba e enfrentar Goucha no horário é muita fruta –, o empenho foi notório, mas percebe-se que o tempo da apresentad­ora já passou, de facto, e que não tenha, por isso, mais oportunida­des na estação.

3. As imagens falsas na nossa TV vieram para ficar. Desde jogos de computador para ‘pintar’ a guerra na Ucrânia (SIC e TVI) à vitória de Lula no Brasil com fogo de artifício made in Croácia (RTP), há de tudo. Agora, o atentado em Istambul foi retratado na estação pública com outro… de março de 2016; e na conquista de Kherson pelos ucranianos, vimos Nuno Rogeiro e José Milhazes comentarem a notícia com vídeos na cidade de há oito meses. Miséria!

4. José Manuel Freitas compra a TV Guia todas as semanas – é leitura obrigatóri­a lá em casa. O conceituad­o jornalista e comentador da CMTV esteve em seis Mundiais de futebol (!) e aceitou, para nosso orgulho, partilhar connosco algumas histórias, enquanto decorrer esta competição (vergonhosa) da FIFA no Qatar. Desfrute, que vale a pena.

 ?? ?? CHEFE DE REDAÇÃO
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal