TV Guia

“Cabeça ESTOURADA”

A apresentad­ora do Aqui Portugal, da RTP1, colapsou fisicament­e, em plena pandemia, e explica agora, em livro, o que a levou ao limite: “O medo”. Sobre o filho secreto, o mais velho, mantém o silêncio

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS LILIANA PEREIRA E INSTAGRAM

Joana Teles, de 40 anos, que vemos no Aqui Portugal (RTP1), ao lado do colega Hélder Reis, acaba de lançar um livro, Despertar Interior, com a chancela da Manuscrito, onde revela que atravessou uma fase complicada da sua vida e explica como superou um momento de burnout: “Na minha fase de maior exigência profission­al, dei por mim tão engolida pelo trabalho que, um dia, me olhei ao espelho e, com olhos de ver, vi-me sem luz, olhos baços, saúde frágil, pele cansada, cabeça estourada.” No epicentro desse drama de saúde, a apresentad­ora da estação pública disse então a si própria: “Dedico 12 horas por dia, ou mais, ao meu trabalho e não sou capaz de investir 20 minutos em mim própria? Se continuar assim, perco tudo o que mais amo. Estive lá perto. Felizmente, fui capaz de diagnostic­ar a tempo a causa da minha incessante dedicação profission­al: tinha medo.”

ESTAVA “CEGA” E DE RASTOS

Joana Teles explica também como se sentia em plena pandemia e como se salvou do abismo: “Sentia que no meu trabalho, como apresentad­ora de televisão, tinha de estar sempre a inovar, sempre a melhorar, sempre a surpreende­r, sempre a superar-me, sempre a mostrar o meu valor. Estava constantem­ente mais focada no exterior do que no meu exterior, cega de mim e com medo permanente de já não ser suficiente.” Um facto que a levou a duvidar se seria capaz de escrever “um livro de despertar holístico, com caracterís­ticas de motivação pessoal”, quando estava a viver uma fase da sua vida em que mal se “conseguia pôr de pé”. Afinal, ainda havia esperança: “A pouca energia que tinha vinha do meu amor-próprio, do da família, da fé e destas páginas.” 

 ?? ?? Joana Teles é casada há mais de dez anos com Pedro da Costa Lopes e com quem teve Maria Inês, de 8 anos, e Afonso Maria (4).
Enfermeira de formação base, um rostos de Aqui virou-se
Portugal agora para o Dao-Qi, uma técnica holística oriental. “Um dia, olhei-me ao espelho e, com olhos de ver, vi-me sem luz, olhos baços, saúde frágil”, diz a apresentad­ora.
Joana Teles é casada há mais de dez anos com Pedro da Costa Lopes e com quem teve Maria Inês, de 8 anos, e Afonso Maria (4). Enfermeira de formação base, um rostos de Aqui virou-se Portugal agora para o Dao-Qi, uma técnica holística oriental. “Um dia, olhei-me ao espelho e, com olhos de ver, vi-me sem luz, olhos baços, saúde frágil”, diz a apresentad­ora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal