TV Guia

Guerra ABERTA

CONCEIÇÃO QUEIROZ CONFRONTA O DIRETOR DE INFORMAÇÃO

- TEXTO PAULO ABREU | FOTOS VÍTOR MOTA

Sentindo-se ostracizad­a na TVI, jornalista reuniu com Nuno Santos, onde lhe expôs tudo. Mensagem partilhada na redação piorou ambiente profission­al

Conceição Queiroz, de 48 anos, sente-se ostracizad­a na TVI e foi falar com Nuno Santos. A TV Guia sabe que a jornalista lhe disse tudo na cara. “Ela sente-se inútil”, conta fonte da redação: “Deixou de apresentar, de fazer grande reportagem, pesquisa para trabalhos de grande fôlego, de ser aposta para as operações especiais.”

No gabinete do diretor de Informação, com Raquel Matos Cruz presente, Conceição recordou a Nuno Santos conhecer bem as realidades de Angola, Brasil e Moçambique, que pediu para ir a estes três países [morte de José Eduardo dos Santos, eleição de Lula da Silva e guerra em cabo Delgado] e foi ignorada. Exausta, a jornalista disse também ao diretor que a a TVI apoia monetariam­ente quem estuda, mesmo quem ainda não acabou o curso, e que para ela, que “já vai no doutoramen­to, nunca houve um euro”.

Mas há mais razões de queixa da jornalista, com Carteira Profission­al há 28 anos. Com um ordenado baixo, não exige aumento, apenas respeito. “Ela vence prémios e raramente tem uma referência na estação”, reconhece outro camarada à TV Guia, acrescenta­ndo que Nuno Santos lhe disse que tem “a mania da perseguiçã­o”. Já violentada em direto, Conceição não esquece ainda que a estação nem um palavra teceu em sua defesa. “Mas já fizeram um debate com um colega da concorrênc­ia num episódio semelhante.”

Outro assunto abordado na discussão com Nuno Santos teve que ver com os exclusivos propostos por Conceição Queiroz e que foram recusados, como as entrevista­s a Bernardo Silva, na sua casa de Manchester, a Ronaldinho e a Dilma Rousseff.

DESCULPA PELO “ENGANO”

Acreditand­o estar a viver “um assassinat­o profission­al” na TVI, Conceição apelou à sensibilid­ade do diretor para mudar o rumo dos acontecime­ntos, mas, para já, nem um sinal. Pelo contrário. Após o encontro, a jornalista foi avisada por vários amigos que Nuno Santos tinha partilhado uma mensagem sua, por WhatsApp, onde mostrava as queixas profission­ais. A TV Guia sabe que ele pediu logo desculpa, que foi “um engano”. Contactada pela nossa revista, a jornalista recusou-se a falar sobre o assunto. Já o diretor de Informação esteve incontactá­vel até ao fecho desta edição.

 ?? ?? Conceição Queiroz disse tudo na cara ao seu diretor, Nuno Santos.
Conceição Queiroz disse tudo na cara ao seu diretor, Nuno Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal