TV Guia

Aldeia em ALVOROÇO

Uma terra com mil habitantes em pleno Alentejo está mobilizada para que o concorrent­e do reality show ganhe o programa. Não é um Zé Maria, mas apoio não lhe falta em Monte do Trigo. A TVI gostou tanto da família que até queriam a irmã Ema ou mãe Susana no

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS LILIANA PEREIRA E D.R.

Aaldeia de Monte do Trigo, uma povoação com cerca de mil almas na planície alentejana, no concelho de Portel, anda num alvoroço desgraçado. Tudo porque Bernardo Ribeiro, de 23 anos, concorreu ao Big Brother, na TVI. A família do alentejano de gema conta tudo à TV Guia, num dia em que visitámos esta terra onde as pessoas são pobres, mas solidárias e onde perdura um forte espírito de vizinhança e entreajuda.

Susana Pessoa, a mãe de Bernardo, revela a loucura em que se tornou a sua vida desde a entrada-surpresa do filho na casa da Malveira. A padeira alentejana adianta também como a aldeia se está a mobilizar para sagrar o filho vencedor do programa apresentad­o por Cristina Ferreira.

“Isto está a ser uma festa aqui. O pessoal ajuda todo. Angariámos montes de votos. Há caixinhas nos cafés para ajudar a pagar as chamadas do Bernardo. Já foi para aviões...”, conta Susana, sendo interrompi­da pelo marido, Jorge Parker, para acrescenta­r como mudaram a estratégia do enteado: “Agora mais vale carregar nos votos do que os aviões que quase nem aparecem. São cinco minutos e são mais de 300 paus a voarem. Não compensa.”

UMA “VAQUINHA” PELO BERNARDO

Susana está entusiasma­da com a onda de solidaried­ade e revela como os vizinhos a manifestam. “Então vão-me bater à porta de casa a dar dinheiro para votar no Bernardo. Ontem deram-me 10 euros. Ele nem sonha que andamos nestas andanças. Fazemos o sacrifício. Já pensámos que ele vem de um meio pequeno, aqui na terra não há meios financeiro­s para votarem tanto, mas somos empenhados”, conta, sendo o padrasto a explicar o fenómeno: “As pessoas sentem-se orgulhosas de ser uma pessoa da terra e sabem como é que ele é, que é bom rapaz.”

Com a irmã Ema Ribeiro a gerir as redes sociais do mano famoso e a mãe a tratar da logística dos grupos de angariação e do transporte, a família não esquece o apoio da Câmara Municipal de Portel. “A Câmara de Portel cede-nos de borla sempre transporte, com uma carrinha de nove lugares ou um autocarro. Condutor, tudo, sem pagar nada”, revela, à semelhança do que a autarquia faz com outros programas televisivo­s, como O Preço Certo, na RTP1.

Questionad­a sobre o que pensa sobre a prestação do filho no reality show da TVI Susana Pessoa põe tudo em pratos limpos: “Eu estou a vibrar com a prestação do Bernardo. Estou a adorar. Quando vejo o programa e ouço a voz do meu filho a dizer: ‘Nunca tive uma namorada’ não fiquei em choque, porque ele é destas coisas. Eu também sou. Fiquei um bocado apática a olhar para a televisão, achei que é bom para ele que quer trabalhar em televisão, ser apresentad­or ou repórter. Não é assim muito natural ver uma coisa destas numa aldeia. Não vimos isto no dia a dia, nem anualmente.”

TAMPAS E SEGREDOS

A mãe Susana também é ousada e a TVI percebeu isso. Tanto que primeiro a produção convidou Ema para entrar no BB e depois de

esta ter dado tampa, desafiaram a mãe Susana a participar. “Eu era impensável meter-me naquilo. Nem tenho vida para aquilo. Falei com a produção e recusei. Tenho os pequeninos [David e Flor, de 5 anos] e trabalhamo­s de noite. Vamos às galas e já fazemos este esforço. Vimos das galas de madrugada e vamos trabalhar na padaria”, garante, sendo a logística da roupa a parte mais complicada para as famílias: “Houve uma semana em que levámos roupa e não deixaram entrar porque andaram todos a escrever coisas nas etiquetas. Fomos com uma mala cheia para o Bernardo e a Cristina Ferreira disse que naquela semana roupa era zero”, revela entristeci­da. ●

 ?? ?? “Ele numa festa é uma animação. Só de ele rir partimos a moca a rir”, jura o padrasto Jorge.
“Ele numa festa é uma animação. Só de ele rir partimos a moca a rir”, jura o padrasto Jorge.
 ?? ?? Bernardo foi o primeiro de cinco filhos de Susana Pessoa. Na Curva da Vida, no BB, o jovem relatou ter assistido a violência doméstica.
Bernardo foi o primeiro de cinco filhos de Susana Pessoa. Na Curva da Vida, no BB, o jovem relatou ter assistido a violência doméstica.
 ?? ?? “Ele sabe fazer magia mas não o deixam levar as cartas”, lamenta a mãe Susana.
“Ele sabe fazer magia mas não o deixam levar as cartas”, lamenta a mãe Susana.
 ?? ?? A TV Guia apareceu de surpresa e por isso só um pequeno grupo de moradores da aldeia de Monte do Trigo, em Portel, apareceu para dar apoio a Bernardo Ribeiro. Com aviso, não haveria espaço para a foto.
Ema é a irmã com a personalid­ade mais forte, depois Vicente é o mais reservado e há 5 anos a mãe, Susana Pessoa, teve David e Flor, da relação com Jorge Parker, o bem-disposto padeiro e motard.
Jorge Parker, o padrasto de Bernardo Ribeiro elogia o enteado: “Ele é bom rapaz”. Já a mãe Susana não se aguenta de orgulho:
“Estou a vibrar com a prestação dele.”
A TV Guia apareceu de surpresa e por isso só um pequeno grupo de moradores da aldeia de Monte do Trigo, em Portel, apareceu para dar apoio a Bernardo Ribeiro. Com aviso, não haveria espaço para a foto. Ema é a irmã com a personalid­ade mais forte, depois Vicente é o mais reservado e há 5 anos a mãe, Susana Pessoa, teve David e Flor, da relação com Jorge Parker, o bem-disposto padeiro e motard. Jorge Parker, o padrasto de Bernardo Ribeiro elogia o enteado: “Ele é bom rapaz”. Já a mãe Susana não se aguenta de orgulho: “Estou a vibrar com a prestação dele.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal