TV Guia

Dinheiro, amor e a VERDADE

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS LILIANA PEREIRA E D.R.

A irmã do mais polémico e ao mesmo tempo mais amado concorrent­e desta edição do Big Brother diz que Miguel entrou focado em não se envolver. O algarvio sabe que o amor estraga o jogo e a família está atenta aos sinais. Os pais vão manter-se anónimos, mas aparecem se houver perigo

Miguel Vicente, o concorrent­e de 28 anos que veio de Martinlong­o, uma freguesia pobre e perdida na serra algarvia, está a provocar uma verdadeira loucura a nível nacional. O seu grau de popularida­de disparou ainda mais quando passou do papel do vilão odiado na casa mais vigiada de Portugal para o de romântico apaixonado pela sua Barbie loira, a nortenha Bárbara Parada, de 21. O fenómeno é tão avassalado­r que até Emília Vicente, a irmã caçula do concorrent­e do Big Brother fica abismada.

“Já nos apercebemo­s de que aquilo que as pessoas, os fãs, já gastaram em chamadas e aviões para o Miguel extravasa o valor do prémio final (25 mil euros)”, assegura, em exclusivo à TV Guia, descrevend­o a sua enorme estupefaçã­o: “Já foram gastos muitos milhares de euros! Só em aviões foram 34, o próprio Miguel já fez a conta. Amanhã vai ser enviado outro. São 350 euros por cada avião, a conta já vai (à data da nossa conversa com Emília, em Faro) em 12 mil euros. É muito dinheiro!”

A toda esta loucura em torno do irmão com as aeronaves, Emília Vicente, que estuda Gestão de Empresas em Faro, contabiliz­a ainda a forma de apoio do público fiel do BB que mais conta para as estatístic­as, aquela que dita quem fica na casa e quem será expulso do reality show. “E tem ainda os valores gastos com as chamadas telefónica­s. Os fãs contribuem com dinheiro para packs para chamadas. Nós fazemos essa gestão dos telefonema­s e apresentam­os as contas todas online. São dezenas de milhares de euros gastos pelas pessoas para expulsar alguns concorrent­es e garantir a permanênci­a do Miguel”, salienta, estarrecid­a com a onda de apoio ao algarvio.

ATACADO E DE VOLTA AO JOGO

Emília acredita também que uma das coisas que mais têm contribuíd­o para acicatar o amor e ódio pelo irmão tem sido os comentário­s dos “especialis­tas” nos Extra do BB. “Sem entrar em nomes de comentador­es, falta ali um filtro muito grande em tudo. O Miguel tem sido objeto de faltas de respeito, atacado e rotulado como objeto sexual. Foram vários os comentador­es a serem desagradáv­eis. É grave! E agora, em tudo o que possa ser positivo, como esta questão da relação do Miguel com a Bárbara, só veem coisas negativas”, acusa. Confirmand­o que “o Miguel é muito emocional e tem o coração na boca”, a irmã defende-o, explica se vai ou não haver romance com Bárbara e esclarece todo o jogo do mano mais velho: “Ao haver um relacionam­ento, e ao gostar de alguém, ele podia quebrar ali um bocadinho o racional e o conteúdo das coisas que quer fazer lá dentro.” À nossa revista, Emília deixa outra garantia: “Ele não está a quebrar enquanto jogador, porque continua a dar cartas e a divertir-nos. Se é com a mesma intensidad­e que estava? Não, porque é notório que tem de dar tempo para as várias vertentes. Mas ele definiu, logo ao início e antes de entrar no BB, que não ia ter nada com ninguém ali dentro por essa razão. Poderia perder-se um bocadinho no jogo. O que eu acho que não está a acontecer. Esta semana ele vai-se alegrar e dar de novo a volta por cima. E não pensem que a família tem informaçõe­s privilegia­das. É o nosso feeling.”

Questionad­a sobre como em casa os pais veem um potencial romance com Bárbara Parada, a jovem de Vila Nova de Gaia, Emí

lia esclarece: “Nós, família, vemos a Bárbara e o Miguel como pessoas, que são concorrent­es, e têm muitas facetas. Eles estão ali e não podem fugir muito à vida real. Quanto à Bárbara em si, a gente não a conhece... Conhecemos o Miguel e ele está feliz. Ela é uma rapariga bonita e inteli

gente e sabe muito bem o que é o jogo. Se é verdadeira ou não… O Miguel está feliz, isso é que prevalece. Nós não temos de nos envolver nisso.”

PAIS VÃO DAR A CARA

Os pais de Miguel Vicente, para já, vão manter-se afastados dos holofotes, mas tudo pode mudar. “Os meus pais são pessoas bastante simples e querem a privacidad­e deles. Vão aparecer numa gala. Estão preparados para dar o corpo ao manifesto, e querem fazê-lo”, assegura à TV Guia, explicando quem são, afinal, os seus misterioso­s progenitor­es, que vivem isolados num monte ao redor de Martinlong­o, são ambos caçadores… e gostam pouco de visitas inesperada­s: “Os nossos pais trabalham juntos, têm uma empresa agropecuár­ia e fazem intervençõ­es no terreno. Todo o tipo de trabalhos inerentes à terra: plantações, desflorest­ações, limpezas, rações para animais. Agora estão a trabalhar na parte das energias renováveis, com um projeto fotovoltai­co. São muito multifacet­ados.”

E como filho de peixe sabe nadar, o irmão, de 28 anos, que é formado em Educação Física e Desporto, também agarra tudo o que pode para trabalhar, seja em que ofício ou área for. “O Miguel teve um restaurant­e. Depois, com a Covid, fechou-o e esteve a trabalhar com os nossos pais. Não havia mão de obra e o Miguel carregou carrinhos de mão com pedras, fez cimento, abriu valas, levantou paredes, montou vedações. Também já fez jardinagem, andou a cortar flores. Ele é sempre o primeiro a chegar-se à frente.

É muito empenhado e tenta fazer sempre bem feito”, garante.

NAMORO À VISTA

Mas será que é empenhado no trabalho e no amor? Quis saber a TV Guia. E a resposta desilude no segundo capítulo e poderá não dar assim tanto canal. “O Miguel é uma pessoa que quem o tem como amigo tem tudo. Ele, quando se apaixona ou se interessa por alguém, de facto, entrega-se completame­nte e é isso que temos vindo a ver. O que estamos a ver na televisão é efetivamen­te o meu irmão a entregar-se a alguém”, garante, mas com um “senão”: “Ele respeita tanto uma rapariga – nem estou a falar da Bárbara em concreto, estou a falar das raparigas em geral – que depois acaba por desapontar, de certa maneira. Se eles têm alguma coisa, ou não? Acho que eles têm de ser felizes e o resto é com eles. É notório que se estão a apaixonar”, remata, com simpatia, a mana Emília. ●

“Ele respeita tanto uma rapariga (e estou a falar de uma forma geral) que depois acaba por desapontar de certa maneira”

 ?? ?? Ainda bebé de colo, Miguel já era a alegria da família, sempre bem-disposto. A irmã diz que ele é “um castiço”.
Ainda bebé de colo, Miguel já era a alegria da família, sempre bem-disposto. A irmã diz que ele é “um castiço”.
 ?? ?? Miguel e Emília são tão unidos que moram juntos em Faro, para onde foram estudar na universida­de.
Miguel e Emília são tão unidos que moram juntos em Faro, para onde foram estudar na universida­de.
 ?? ?? Desde pequeno, Miguel é danado para a brincadeir­a. Era tanto o seu à-vontade com os primos que, um dia, em vez de o pentearem, lhe cortaram o cabelo.
Desde pequeno, Miguel é danado para a brincadeir­a. Era tanto o seu à-vontade com os primos que, um dia, em vez de o pentearem, lhe cortaram o cabelo.
 ?? ??
 ?? ?? Ao fim de dois meses fechado dentro da casa da Malveira, o algarvio parece rendido à sua Barbie nortenha.
Ao fim de dois meses fechado dentro da casa da Malveira, o algarvio parece rendido à sua Barbie nortenha.
 ?? ?? Sobre Bárbara, a irmã de Miguel avança, cautelosa: “Conhecemos o Miguel e ele está feliz. Ela é uma rapariga bonita e inteligent­e e sabe muito bem o que é o jogo. Se é verdadeira ou não…”
Sobre Bárbara, a irmã de Miguel avança, cautelosa: “Conhecemos o Miguel e ele está feliz. Ela é uma rapariga bonita e inteligent­e e sabe muito bem o que é o jogo. Se é verdadeira ou não…”
 ?? ??
 ?? ?? É o concorrent­e mais amado e também o mais odiado do BB. Os fãs estão loucos por ele e já gastaram mais dinheiro do que o valor do prémio.
É o concorrent­e mais amado e também o mais odiado do BB. Os fãs estão loucos por ele e já gastaram mais dinheiro do que o valor do prémio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal