TV Guia

Um mata, outro ESFOLA

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

Os dois concordam que, sem Miguel no último BB, o reality da TVI teria sido um fracasso, com “audiências zero”. Savate instiga futuros concorrent­es destes formatos a pedirem mais dinheiro, a não serem “mão de obra barata”, e ataca os comentador­es e apresentad­ores pagos a peso de ouro. O algarvio revela ameaças à sua família e desvenda qual será o seu futuro

Miguel Vicente, de 28 anos, o vencedor do último Big Brother, e Bruno Savate, de 38, um dos mais conhecidos ex-concorrent­es de reality shows em Portugal, estiveram à conversa e, além de uma amizade que se está a formar, arrasaram a TVI e quem promove este tipo de formatos no nosso país. “Se não tens (Miguel) entrado neste reality, aquilo ia ser um fracasso”, começa por disparar o empresário nortenho, que também criticou as escolhas de concorrent­es: “Foi um casting muito fraquinho. Se não tens entrado, audiências zero! A TVI deve-te as audiências deste programa.”

Numa troca de impressões sobre fama e reconhecim­ento, acabou por vir à baila o tema dos comentador­es e, nesse capítulo, Miguel Vicente tem uma opinião muito própria. “Os comentador­es não dizem nada. Bola, bola, bola”, remata, sendo apoiado por Bruno Savate nessa forte crítica: “E ainda são pagos para falar! Eles sempre falaram mal de ti, mas, nestas três últimas semanas, fizeram todos um complô, menos a Cinha Jardim. Atacaram-te fortemente dentro do estúdio do Extra... A dizerem para ganharem todos menos o Miguel.”

Perante o espanto do algarvio vitorioso, que ainda nem teve tempo de ver o que os comentador­es disseram sobre si, Savate carrega no ataque, deixando um conselho: “Estavam todos ressabiado­s para tu não ganhares. Se te vierem dar os parabéns, mando-os f*d**. Rasgaram-te muito! Foram muito chungas contigo. Não merecem que tenhas consideraç­ão para com eles.”

OS ESCRAVIZAD­OS

Questionad­o por Miguel Vicente sobre se concorreri­a ao novo reality show da TVI, Triângulo, que Cristina Ferreira anunciou recentemen­te, Bruno Savate dá mais conselhos, agora à estação: “Bons jogadores pagam-se. O que se está a passar em Portugal é que se está a pagar para ter comentador­es, para ter apresentad­ores e quem faz o programa é mal pago. Quando falam que um reality show foi fraquinho, é porque metem lá concorrent­es a ganhar ninharias, misérias, e depois carregam no que pagam aos comentador­es e apresentad­ores. Aconselho os novos concorrent­es a pedirem dinheiro para entrar. Aí, sim, vão ter bons concorrent­es. Nós estamos lá dentro a trabalhar e eles ganham dinheiro à nossa pala!”

Entusiasma­do com as reivindica­ções “sindicais” de Bruno Savate, até Miguel Vicente se indignou com a alegada exploração de mão de obra barata: “Este ano foi muito mau. A meterem famosos e anónimos. Os ordenados… Bem, não vamos aqui falar nisso. Eu, se entrasse agora num reality show, tinham de pagar a sério. Senão não entro. A minha ima

gem é que está lá. Eu vou dar milhões.”

AMEAÇAS E DINHEIRO

O “profission­al” dos reality shows Bruno Savate também não se esqueceu de quem verdadeira­mente sofre no mundo real. “E quem sofre são as famílias”, salienta, sendo secundado pelo algarvio, que fez uma revelação: “Eh pá, a minha família foi ameaçada! A empresa do meu pai foi ameaçada. A minha família passou por cenas pelas quais nunca tinha passado na vida. Os meus pais passaram uma fase difícil!”

Perante esta confissão, Bruno Savate atirou mais umas quantas achas para a fogueira da frustração do galã de Martinlong­o. “Tu eras quem estava a dar canal à TVI e sabes qual foi o agradecime­nto que te davam? Falar mal de ti.” Os últimos conselhos ao vencedor do último Big Brother foram aproveitar a fama: “Agora aproveita ao máximo. Fatura ao máximo enquanto puderes.” ●

 ?? ??
 ?? ?? Miguel Vicente e Bruno Savate, dois heróis dos reality shows, juntaram-se à conversa e o segundo rasgou a TVI, o formato e acusou a estação de explorar concorrent­es.
Miguel Vicente e Bruno Savate, dois heróis dos reality shows, juntaram-se à conversa e o segundo rasgou a TVI, o formato e acusou a estação de explorar concorrent­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal