TV Guia

Tratada nas PALMINHAS

Diagnostic­ada com fibromialg­ia em 2015, a atriz de 67 anos mudou de vida. Agora, saída de uma temporada exaustiva de 7 meses no teatro, foi para as termas, fez uma lavagem de intestino, perdeu peso e volta elegante

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS BRUNO COLAÇO E D.R.

Éo regresso de Rita Ribeiro, de 67 anos, à SIC, depois de em 2013 ter participad­o no programa Splash. A atriz, que vai representa­r o papel de Graça Sousa na novela Flor Sem Tempo, que estreará em breve, garante que já se sente em casa, e cheia de mimo. “Fui muito bem recebida, com muito calor e afeto. Têm-me tratado nas palminhas”, jura.

A mudança de estação implicou também uma alteração de vida, em especial de estilo de vida. “Esta personagem pede-me que esteja mais jovem. Ela toda a vida foi empresária de ginásios... Não quer dizer que fosse muito praticante, mas para mim é importante estar em forma”, revela.

A atriz considera que tem “alguma lógica” sentir isso. “Voltei ao ginásio, perdi sete quilos. Aproveitei a oportunida­de de estar a fazer uma personagem para cuidar mais de mim.”

Diagnostic­ada em 2015 com fibromialg­ia, Rita Ribeiro revela como cuida de si.

“Trato-me com medicina integrativ­a. Não tomo químicos. É tudo através da alimentaçã­o e do estilo de vida. Dormir oito horas, não me enervar. Faço meditação. Tenho um estilo de vida tranquilo, sereno, de aceitação”, confirma.

“Se transgrido, se tiver aqueles amores vadios na comida, tenho dores. Hoje não como glúten, nem lactose, nem açúcares.

No ginásio faço eletroesti­mulação duas vezes por semana, porque não gosto de ginásio e não gosto daqueles movimentos de centros comerciais e de ginásios. Multidões, gosto de as ver sentadas na plateia”, confessa, a sorrir.

FEZ LIMPEZA GERAL ANTES DA NOVELA

Quando soube do convite para Flor Sem Tempo, Rita foi fazer um detox. “Fui para as termas, fiz uma limpeza ao intestino. Fiquei com maior clareza, mais discernime­nto para decorar papéis e enfrentar o dia a dia. Tive sete meses no Politeama e saí das Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos muito cansada. Deu-me para arrepiar o caminho e tratar de mim. O nosso amor próprio é que nos alavanca para tudo.” ●

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal