Visão (Portugal)

O ALGARVE MAIS PITORESCO

Terras de pescadores e chaminés tradiciona­is, baías calmas e bom peixe grelhado

- — POR SÓNIA CALHEIROS

No lado mais selvagem da costa algarvia ainda há pequenos lugarejos que mantêm a essência original, apesar do desenvolvi­mento turístico e imobiliári­o crescente a sul. O Burgau – o início do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, resvés ao concelho de Lagos – é disso um bom exemplo, com as casinhas brancas debruadas a azul, outras mais coloridas e com floreiras a embelezar, as ruas estreitas e íngremes, as típicas chaminés da região, o pequeno comércio, os restaurant­es tradiciona­is e os barcos de pesca à beira do areal.

Para se chegar à zona mais singular desta aldeia, é preciso descer por ladeiras, como a Rua da Praia, passar pelo Largo dos Pescadores e continuar pela Rua da Lota até à rampa de acesso à praia do Burgau, ponto de apoio às tradiciona­is embarcaçõe­s de pesca. Embora a faina vá perdendo importânci­a e mãos para o turismo, por estas bandas os covos e os alcatruzes ainda trazem do fundo do mar para as montras dos restaurant­es salmonetes, besugos, azevias (semelhante à solha e ao linguado) e polvos.

A praia do Burgau, cujo nome remete para o molusco gastrópode marinho, também chamado burrié ou caramujo e em abundância nas rochas, não tem extensão para grandes caminhadas à beira-mar, mas, por estar protegida pela falésia, esta baía é ideal para banhos de sol e braçadas em águas calmas.

A 12 quilómetro­s daqui fica um dos mais belos miradouros do Algarve. Na Ponta da Piedade, em Lagos, a paisagem excede-se com uma panorâmica brutal sobre o oceano. Lá em baixo, 182 degraus depois, os passeios de barco permitem conhecer 12 grutas, ao longo de dez quilómetro­s de costa, e às antigas embarcaçõe­s juntam-se caiaques e pranchas de stand-up paddle para mais atividades náuticas.

Continue-se o passeio até ao Alvor, a vila piscatória seguinte, onde os passadiços atravessam a reserva natural do estuário da ria de Alvor. São seis quilómetro­s de um percurso pedonal fácil, sem ser circular, que ligam a ria à Praia dos Três Irmãos e que permite fazer observação de aves. Uma caminhada com o mar sempre por companhia, numa vila um tamanho acima do Burgau.

BURGAU O NOME REMETE PARA O MOLUSCO GASTRÓPODE MARINHO, TAMBÉM CHAMADO BURRIÉ OU CARAMUJO

 ?? ?? Beira-mar Protegida pela falésia, a praia do Burgau forma uma baía
Beira-mar Protegida pela falésia, a praia do Burgau forma uma baía

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal