Visão (Portugal)

PÉROLA DA RIA FORMOSA

Mantém algum do charme do Algarve tradiciona­l e dá acesso privilegia­do a um ecossistem­a extraordin­ário

- — POR MANUEL BARROS MOURA

Uma das principais curiosidad­es desta vila do concelho de Olhão começa no nome. Oficialmen­te, a designação é Fuseta, mas quem lá vive ou se habituou a visitá-la sabe que todos lhe chamam Fuzeta. Talvez para acabar com as polémicas, muitos gostam de chamar a esta vila do Sotavento algarvio Branca Noiva do Mar, pois, para quem vivia da pesca, o casario branco, construído em torno da colina encimada pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, fazia lembrar o vestido de uma noiva a entrar no altar. Com o andar do tempo, o aparecimen­to dos primeiros blocos de apartament­os e a chegada em força dos azulejos coloridos e do alumínio como materiais de construção, esta imagem deixou de ser tão evidente. Ainda assim, os tempos mais recentes e a explosão do alojamento local trouxeram consigo a reabilitaç­ão urbana e, com ela, o branco das paredes que pintam o véu da noiva.

Mais ou menos bonita, a verdade é que a Fuzeta continua a ser uma vila piscatória, banhada pela esplendoro­sa ria Formosa e a poucos minutos de distância de um magnífico e único arquipélag­o de ilhas-barreiras selvagens, onde só é possível permanecer durante o dia e que só são exploradas comercialm­ente durante a época balnear. Depois de os temporais de 2010 terem destruído o casario que chegou a existir na ponta leste da ilha da Armona, aquela área (chamam-lhe Praia da Ilha da Fuzeta) está, desde então, totalmente livre de constru - ções e só lá estão instalados, durante a época balnear, dois bares com concessão e uma escola de kitesurf e um stand up paddle. Tudo em estruturas de madeira amovíveis, com intervençã­o mínima no cordão dunar.

Ao escolher esta pitoresca vila algarvia ainda sem as marcas da febre turística que caracteriz­am grande parte do Algarve, mas já bem servida de alojamento local e de pequenas unidades hoteleiras de qualidade, pode ter a certeza de que terá à disposição algumas das melhores praias de Portugal, acessíveis via carreiras regulares, para a Praia da Ilha, ou barcos-táxis, para os destinos um pouco mais longínquos, mas praticamen­te desertos, da Barra Velha, Barra Nova ou Ilha do Homem Nu, esta última já na ponta oeste da ilha de Tavira. Pode ainda deliciar-se com uma série de passeios de barco pelo interior da ria Formosa, até às quatro ilhas em frente a Olhão (Armona, Culatra, Farol e Deserta), ou simplesmen­te percorrer os trilhos e os passadiços que dão acesso às salinas e à flora e fauna da região, com destaque para os flamingos. Não menos importante, a oferta de restauraçã­o é rica e variada, e em quase todo o lado se come o melhor peixe, polvo e bivalves capturados ou criados na região, sendo de realçar que, atualmente, as ostras da ria Formosa são já das melhores do mundo. Ficou, ou não, com água na boca?

ILHA DO HOMEM NU COM OS BARCOS-TÁXIS, EM POUCOS MINUTOS É POSSÍVEL CHEGAR A UM PEDAÇO DE ILHA DESERTA, SÓ PARA NÓS

 ?? ?? Única Nesta zona, a ria Formosa oferece não só das melhores ostras do mundo como também recantos, onde é possível pernoitar em embarcaçõe­s privadas ou barcos-casa
Única Nesta zona, a ria Formosa oferece não só das melhores ostras do mundo como também recantos, onde é possível pernoitar em embarcaçõe­s privadas ou barcos-casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal