Visão (Portugal)

VIAGEM AO INTnEdRIOR DA TERRA

Um centro histórico distinguid­o pela UNESCO e paisagens de cortar a respiração, na ilha que melhor preserva a floresta endémica dos Açores

- — POR SÓNIA CALHEIROS

Que ilha é esta, onde Charles Darwin fez escala, em 1836, no regresso a Inglaterra durante a viagem no seu navio Beagle às Galápagos? Um terço da Terceira está classifica­do como reserva integral e há sítios onde o Homem nunca entrou, devido à densidade da laurissilv­a.

A beleza que a atividade vulcânica confere à ilha do grupo central dos Açores pode ser apreciada em sítios como o Algar do Carvão, cavidade com três mil anos, transforma­da num dos principais cartões de visita da ilha. Entra-se por um túnel nesta chaminé vulcânica em direção ao interior da terra. Olhando para cima, uma nesga de céu espreita através de um círculo quase perfeito, no topo de um cone coberto da mais luxuriante vegetação. Lá bem no fundo, fica uma lagoa interior de águas límpidas.

Outro dos locais obrigatóri­os para se apreciar a singular paisagem da Terceira é o miradouro da serra do Cume, com vista para a maior cratera dos Açores e uma das maiores da Europa, conhecida por Manta de Retalhos, resultante da divisão das pastagens em pedra vulcânica.

No Norte da ilha, outro famoso microclima da Terceira é o dos Biscoitos. As belas e amplas piscinas naturais, em rocha vulcânica, são hoje um dos principais centros balneares da ilha, mas a zona é também conhecida pelas vinhas em curraletas, onde são cultivadas as uvas da casta Verdelho e Terrantês-da-Terceira, com as quais é feito o vinho da única região demarcada da ilha.

A grande atração é o centro histórico de Angra do Heroísmo, classifica­do pela UNESCO, em 1983, como Património Mundial da Humanidade. Uma reconstruç­ão exemplar, após o forte sismo de 1980.

Apelidada de “parque de diversões” dos Açores, vale a pena conhecer o calendário de festas da Terceira, para que não falte animação. As mais conhecidas são as Festas do Divino Espírito Santo, que aqui são vividas de forma bastante intensa durante oito semanas, entre o domingo de Páscoa e o domingo da Trindade. Em junho, são as Sanjoanina­s a ocupar as ruas de Angra do Heroísmo, durante dez dias, com cortejos, concertos, desfile de marchas populares e, claro, muitas touradas, uma tradição ancestral na ilha, especialme­nte as típicas touradas à corda, realizadas entre maio e outubro. Em agosto, há ainda as Festas da Praia, na Praia da Vitória, e em setembro é a vez de os Biscoitos celebrarem a tradição vinícola na Festa da Vinha e do Vinho.

VERDELHO CASTA COM A QUAL É FEITO O VINHO NOS BISCOITOS, A REGIÃO DEMARCADA DA ILHA

 ?? ?? A pé A Terceira tem muitos trilhos pedestres para descobrir, no meio da oresta laurissilv­a
A pé A Terceira tem muitos trilhos pedestres para descobrir, no meio da oresta laurissilv­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal