Visão (Portugal)

The Jinx – Parte 2

Novos enigmas

- Sónia Calheiros

Pioneira do género true crime nas plataforma­s de streaming, a série documental premiada continua com revelações e mais surpresas

Em 2015, quando o final da série documental The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst foi para o ar, ninguém poderia imaginar o que iria acontecer. Aliás, estes novos episódios só são possíveis porque, terminada a entrevista, o microfone continuou a gravar e a última frase proferida por Robert Durst, suspeito da morte de pelo menos três pessoas, foi reveladora de uma enorme surpresa.

Nesta segunda parte da série documental, que há quase uma década abria com grande êxito a categoria do true crime nas plataforma­s de streaming, o espectador fica a saber que Robert Durst foi detido e preso em Nova Orleães na véspera daquele gran finale. Consigo tinha uma arma, mais de 80 mil dólares em dinheiro, o mapa de Cuba e uma máscara de látex, qual truque da saga Missão Impossível, que lhe permitiria sair dos EUA.

Sobre ele – considerad­o inocente do homicídio de um vizinho em Galveston, no Texas – recaía a suspeita de ser responsáve­l pelo desapareci­mento da primeira mulher, Kathie, em 1982, e pela morte da melhor amiga e confidente, Susan Berman, em 2000.

A verdade é que foram reunidas centenas de provas que indiciavam a culpa do magnata do ramo imobiliári­o, herdeiro de uma das famílias mais ricas de Nova Iorque. Também existiram vários descuidos do suspeito, como um jornal com uma morada, a caligrafia, os erros ortográfic­os e um bilhete escrito à polícia, que o colocaram várias vezes no lugar errado, à hora errada.

Numa justificaç­ão dada por não ter querido ser pai, Robert Durst considerav­a-se amaldiçoad­o (jinx, em inglês). O certo é que este homem sem sorte, que morreu em 2022 com 78 anos, sempre que teve hipótese de escolher ficar calado, optou por falar. Aliás, a iniciativa de dar uma entrevista ao produtor e realizador Andrew Jarecki foi dele. Mesmo confessand­o, conseguiu estar em liberdade três décadas.

Estes seis episódios centram-se na investigaç­ão, nos interrogat­órios e no julgamento, entre 2020 e 2021, com gravações de telefonema­s, vídeos de visitas na prisão, entrevista­s com os advogados e outras testemunha­s inéditas, mais o tão aguardado depoimento do réu.

Estreia 22 abr, seg > seis episódios, um por semana

 ?? ?? Anti-serial killer
Robert Durst, magnata do ramo imobiliári­o, herdeiro de uma das famílias mais ricas de Nova Iorque, foi o principal suspeito de pelo menos três mortes. No segundo julgamento, terminado em 2021, foi condenado a prisão perpétua sem liberdade condiciona­l
Anti-serial killer Robert Durst, magnata do ramo imobiliári­o, herdeiro de uma das famílias mais ricas de Nova Iorque, foi o principal suspeito de pelo menos três mortes. No segundo julgamento, terminado em 2021, foi condenado a prisão perpétua sem liberdade condiciona­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal