Visão (Portugal)

“Sempre sonhei ser cameraman subaquátic­o e percorrer os cinco oceanos, tal como Jacques Cousteau na série Odisseia. Quis o destino que tal se concretiza­sse”

Nuno Sá Fotógrafo e videógrafo subaquátic­o, 46 anos

- — Susana Lopes Faustino

—— Filme UM PEIXE FORA DE ÁGUA WES ANDERSON

Destaca este lme não só por se tratar de uma sátira à vida do grande explorador francês Jacques-Yves Cousteau, que tanto inuenciou as suas opções da vida, mas também porque é fã incondicio­nal da estética de Wes Anderson. “A meu ver, esta é a sua obraprima e o facto de ser sobre a exploração dos oceanos também contribuiu para o eleger como meu lme favorito, seguido muito de perto da saga Star Wars.”

—— Viagem VOLTA AO MUNDO

Quando se licenciou em Direito, Nuno Sá tirou um ano sabático e deu a volta ao mundo com a namorada. “Foi a viagem de uma vida. Cinco meses entre o Japão, a Austrália, a Nova Zelândia e a Tailândia. Depois, a paragem nos Açores, a caminho das Américas, ditou o m da viagem e a estada prolongous­e por 11 anos”, conta. “A namorada tornou-se a minha mulher, o Direito foi substituíd­o pela fotogra a subaquátic­a e depois pelo vídeo subaquátic­o.”

ANTÁRTIDA

“Sempre sonhei ser cameraman subaquátic­o e percorrer os cinco oceanos, tal como Jacques Cousteau na série Odisseia. Quis o destino que tal se concretiza­sse. Depois de alguns anos a trabalhar para canais internacio­nais de televisão, só no ano passado, na primeira expedição à Antártida a lmar para a Netix, parei, a contemplar a paisagem imensa e gelada, e percebi que o sonho se concretizo­u.”

—— Escritor KEN FOLLETT

Prefere livros em que aprenda lições de vida e factos históricos. “Ken Follett é a minha maior referência. As trilogias Pilares da Terra, seguida de O Século, levamnos da Idade Média até ao pós-II Guerra Mundial, em seis calhamaços que passam a correr.”

—— Prazer TEMPO LIVRE

Gosta de passar tempo com a família, em casa ou a viajar, a surfar, a mergulhar ou a fazer apneia. “Como estou metade do ano em expedições de lmagem, passo o tempo com saudades de casa e da família. Já quando estou em casa, tenho saudades de estar no mar. No m, estou sempre com saudades de alguma coisa, mas sempre muito contente pelo que tenho.”

—— Personalid­ade DAVID ATTENBOROU­GH

“A voz inconfundí­vel dos documentár­ios de vida selvagem da BBC fez 97 anos, ao longo dos quais encantou gerações de amantes da Natureza e despertou tantas outras para a importânci­a da conservaçã­o do nosso planeta”, elogia.

As suas imagens já lhe valeram várias distinções internacio­nais. Em fevereiro, venceu o prémio de Fotógrafo de Conservaçã­o do Ano, no concurso Underwater Photograph­er of the Year 2024

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal