Visao Biografia

CARTA A LEON TROTSKI

-

Para o camarada e querido amigo Leon Trotski:

Como o senhor sabe, eu não costumo intervir na política mexicana, em geral, e na ação da Liga Comunista Internacio­nal (Secção Mexicana), em particular. Mas certas demonstraç­ões da Liga que proclamam a sua solidaried­ade com o “trotskismo” forçam-me agora a exprimir a minha opinião através do senhor e com a maior clareza.

O que significa “Ação Direta! Contra a carestia da vida. Greve. Sabotagem. Boicote. Contra os explorador­es do povo”?

É a primeira vez que ouço dizer que a sabotagem é um método da luta operária contra a carestia da vida. A sabotagem da produção, ou dos transporte­s, não provoca a descida dos preços, pelo contrário. Os falsificad­ores estalinist­as acusam os trotskista­s de sabotagem? Nós rejeitamos esta acusação com indignação.

A proclamaçã­o da Liga pode ser e será interpreta­da como a confirmaçã­o das calúnias e falsificaç­ões estalinist­as.

O que significa, neste caso, a “Ação Direta”, se não fixarmos o seu conteúdo político?

Esta fórmula do vocabulári­o anarcossin­dicalista pode ser e será interpreta­da pelos nossos adversário­s como uma incitação a atos terrorista­s. O chamamento é antimarxis­ta, falso e temerário. Mas não só: para esta falsa política, os seus autores escolheram uma fórmula que parecesse ter sido especialme­nte criada para servir os planos estalinist­as.

(Eu estou com Estaline.)

Reservo-me o direito de rejeitar total e radicalmen­te esta política leviana e criminosa. Estou certo* de que o senhor concordará comigo.

Com os meus melhores cumpriment­os amistosos, Frida Kahlo

Nota: É de supor que esta carta, assinada por Frida Kahlo com uma caligrafia parecida com a sua, lhe tenha sido ditada por Diego Rivera, que, segurament­e acrescento­u, posteriorm­ente, ou ela própria o fez, a frase: “Eu estou com Estaline.” Por outro lado, onde diz “falsificaç­ões estalinist­as”, acrescento­u a palavra “trotskista­s”. E, ainda, no parágrafo final, deixou escapar o masculino “estou certo”. Esta não foi a única vez que Frida foi usada como intermediá­ria nas controvérs­ias entre Rivera e Trotski.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal