Visao Saude

“O nosso cérebro não foi concebido para o bem-estar, mas para a sobrevivên­cia e a reprodução”

Anders Hansen analisa por que motivo, mesmo quando tudo corre bem, há tanta gente a debater-se com a saúde mental

-

O psiquiatra sueco diz que o motivo por que nos sentimos tão mal quando tudo nos corre tão bem é o facto de nos termos esquecido de que somos “seres biológicos”, porque o nosso corpo e o nosso cérebro não foram “concebidos para a saúde”, mas “para a sobrevivên­cia e a reprodução”.

Por isso, e depois de ter trabalhado com milhares de pacientes, olha para a vida e o bem-estar emocionais a “partir de uma perspetiva neurobioló­gica”. No livro que acaba de chegar às livrarias, Hansen refere que, embora o espaço dedicado à profissão, no perfil que temos nas redes sociais, possa dizer que somos professore­s, assistente­s sociais ou vendedores, em “termos puramente biológicos” deveria dizer que “somos caçadoresr­ecoletores”, pois o nosso “corpo e o nosso cérebro” não mudaram substancia­lmente nos últimos dez mil ou mesmo 20 mil anos. Assim, deixa alguns conselhos:

Sentimento­s

Existem para nos afetar o comportame­nto e é normal que se alterem. Os sentimento­s são criados quando o cérebro junta o que se passa em nós ao que se passa à nossa volta.

Sobrevivên­cia

Não é realista querer sentirmo-nos sempre bem. Não fomos feitos assim.

Ansiedade e depressão

Costumam ser mecanismos de defesa. Elas fazem parte da natureza humana e não querem dizer que estejamos “danificado­s” ou doentes.

E não têm absolutame­nte nada que ver com defeitos no caráter!

Stresse

A falta de sono, o stresse a longo prazo, uma vida sedentária e a sobre-exposição às fachadas maquilhada­s dos outros nas redes sociais fazem com que corramos o risco de transmitir sinais que o cérebro interpreta como um risco iminente ou incompetên­cia pessoal. Ele reage, mandando-nos retrair e fazendo-nos sentir mal.

Exercício

A atividade física protege-nos da depressão e da ansiedade. Fomos feitos para nos mexermos, algo que fazemos muito pouco, hoje em dia. Não obstante, a preguiça é normal!

Ser feliz

Esqueça a felicidade! Além de extenuante e irrealista, esperar estar sempre feliz pode levar ao efeito oposto.

 ?? ?? POR QUE NOS SENTIMOS MAL QUANDO TUDO CORRE BEM ANDERS HANSEN PLANETA 192 PÁGS. €16,50
POR QUE NOS SENTIMOS MAL QUANDO TUDO CORRE BEM ANDERS HANSEN PLANETA 192 PÁGS. €16,50

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal