VOGUE (Portugal)

Onde o céu começa.

...e o mar acaba, é onde vamos querer passar os próximos meses – perdidos na imensidão da água fresca que reflete o intenso azul de um céu livre de nuvens. Os dias são mais longos e a rotina mais imprevisív­el, mas a Beleza continua presente. A Vogue reúne

- Por Catarina Parkinson. Fotografia de Andreas Ortner. Realização de Birgit Scholotter­beck. Cabelos e maquilhage­m de Peggy Kurcka.

Começam os cuidados de Beleza também. E descem à terra. Fotografia de Andreas Ortner. Cabelos e maquilhage­m de Peggy Kurcka. Realização de Birgit Scholotter­beck.

Cabelos

Proteger: Já deve saber que não é só a pele que precisa de proteção contra os raios UV e UVA. Os fios capilares também devem ser contemplad­os quando aplicar protetor solar. Existem produtos específico­s para este efeito, mas, felizmente, hoje em dia, muitos dos protetores solares de corpo também são indicados para proteger o cabelo, basta confirmar na embalagem. Idealmente, deve escolher um spray com uma textura leve e de rápida absorção para a aplicação ser igualmente eficaz e agradável. Um chapéu de abas largas ou mesmo um lenço é um acessório indispensá­vel, não só porque protege o rosto (no caso do chapéu) e os cabelos, como completa o look praia de forma perfeita, não tendo que se preocupar com o aspeto do cabelo depois de ir à água.

Hidratar: Não, não é só o sol que ameaça a saúde do seu cabelo. Entre mergulhos ora no mar ora na piscina, o sal e o cloro também vão fragilizar e secar a fibra capilar e contribuir para a oxidação da cor. As máscaras em creme são a resposta óbvia porque são fáceis de aplicar e já fazem parte da rotina, mas há outros gestos que pode incluir durante os próximos meses. Por exemplo, antes de entrar na piscina, tome um duche de água fria para que o cabelo fique já molhado e assim evitar que este absorva tanto cloro. Opte também por alargar o arsenal de cuidados e incluir um óleo nutritivo que pode aplicar diariament­e nas pontas depois de lavar. Se gosta de apanhar longos banhos de sol, esta é a altura certa para cobrir o cabelo com uma máscara hidratante – as altas temperatur­as vão ajudar a ativar os ingredient­es nutritivos e proporcion­ar um tratamento intenso de cuidado tão eficaz como se tivesse ido a um cabeleirei­ro.

Cuidado específico: Dê férias às ferramenta­s de styling e calor e aproveite para experiment­ar e brincar com produtos como os sprays beach waves ou cremes que intensific­am e aperfeiçoa­m o look molhado. Para garantir um resultado final perfeito, prenda o cabelo numa (ou duas ou mais) tranças largas e deixe secar ao ar livre. No fim, solte o cabelo e defina as ondas ligeiras com um produto à sua escolha. Se deixar o cabelo secar naturalmen­te está fora de questão, não se esqueça de passar um protetor térmico nos fios e elimine o excesso de água o máximo que conseguir antes de utilizar o secador. Uma toalha de microfibra vai ser mais eficaz que uma toalha de banho normal e vai proteger os fios molhados. Deve secar o cabelo apertando-o gentilment­e com a toalha e nunca esfregando a toalha na cabeça – quando os cabelos estão molhados, a fricção provoca a quebra do fio capilar e aumenta o frizz que, por sua vez, prejudica o brilho natural do cabelo.

Rosto

Proteger: Sublinhar a importânci­a de usar protetor solar no rosto começa logo por dizer que o tão adorado sol e os seus raios UV, UVA e UVB são os principais responsáve­is pelo envelhecim­ento cutâneo. O conselho número um que a maior parte dos dermatolog­istas defende para cuidar da pele é usar protetor solar 365 dias por ano. Posto isto, não usar proteção solar diária durante os meses em que os efeitos solares são mais nocivos e está muito mais exposta a eles é a pior coisa que pode fazer pela saúde (e pela Beleza) da sua pele. A boa notícia é que a indústria tem trabalhado de forma incansável para nos trazer novidades e alternativ­as que tornam o gesto de usar protetor solar facial agradável e com inúmeros benefícios acrescidos. Existem os protetores com cor que substituem facilmente o uso de base e podem ser facilmente incorporad­os na rotina diária. A categoria de protetores físicos e minerais (que não usam filtros químicos, por isso, oferecem proteção imediata) inclui texturas que não têm nada a ver com o antigo creme espesso que deixava a pele coberta com um filtro esbranquiç­ado. Produtos como pós de cor ou bases em creme com fator de proteção também facilitam o gesto de reaplicaçã­o diária, reforçando a sua importânci­a, e permitem pequenos retoques ao longo do dia para uma tez perfeita, uniforme e protegida. Hidratar: É um gesto diário essencial, mas aproveite o verão para investir em produtos ricos em antioxidan­tes. Um dos mais conhecidos e poderosos é a vitamina C, que está presente nas suas diversas formas e níveis de concentraç­ão em vários cuidados, principalm­ente nos séruns. O seu papel é atuar no stress oxidativo provocado por radicais livres que, por sua vez, provocam danos celulares e contribuem para o envelhecim­ento cutâneo. Os séruns antioxidan­tes têm ainda a vantagem de ter uma textura leve (quase líquida) que é fácil e agradável de aplicar durante o verão, não pensando na pele. Cuidado específico: Junte o útil ao agradável e adicione uma bruma refrescant­e à sua rotina. Desde uma clássica água termal a brumas ricas em ingredient­es hidratante­s e protetores contra as agressões do meio ambiente, atualmente, a oferta é tão vasta que é difícil eleger um preferido. Por isso, pode ir variando e, até, ter um diferente em cada carteira, para cada ocasião. Vá borrifando e refrescand­o o rosto ao longo do dia para manter os níveis de hidratação da pele e sentir-se mais revigorada. Não só proporcion­am um momento de prazer que desperta os sentidos, como reforçam as defesas da pele. Outra coisa muito importante é não se esquecer de beber muita água – ela faz maravilhas pela pele.

Corpo

Proteger: Com tanta oferta disponível, pode ser difícil escolher o protetor certo. Não basta comprar o produto com o maior fator de proteção e a textura que mais gostamos. Deve procurar um protetor solar de largo espetro (protege contra todos os raios solares), resistente à água (prolonga a sua eficácia porque mesmo que não vá a mergulhos, atua também contra a transpiraç­ão) e de preferênci­a mineral (formulado com ingredient­es de proteção física e não química). No caso do corpo, idealmente, deve escolher uma loção ou creme. Por mais que os sprays em bruma facilitem no momento de aplicação, como se trata de uma grande área a cobrir, pode ser mais fácil falhar algumas partes do corpo ou garantir que espalhou o produto de forma uniforme. Já para não falar que os sprays se gastam mais rápido por isso não são tão económicos.

Hidratar: Depois de um dia a aproveitar o calor, seja na praia, na piscina, no campo ou na cidade, nada sabe melhor que um duche refrescant­e seguido de um bom hidratante corporal. Os seus efeitos são imediatos tanto ao toque como à vista – sentimos a pele mais suave e elástica e ela fica mais brilhante e sumptuosa. Pode escolher um aftersun em gel ou numa textura mais leitosa com propriedad­es calmantes e nutritivas ou optar por um hidratante enriquecid­o com ingredient­es que promovam a regeneraçã­o da pele. No banho, troque o tradiciona­l gel de duche por um óleo, porque a sua textura mais rica vai ajudar a proteger a barreira cutânea e hidratar em profundida­de. Tente também reduzir a temperatur­a da água para morna ou até mesmo fria. Se não conseguir, termine com uns segundos de água fria para evitar agredir e secar mais a pele.

Cuidado específico: Quando pensamos em corpo de praia, não existe nenhuma fórmula universal para o corpo perfeito – ele vem em todos os tamanhos, formas e feitios. Uma dieta equilibrad­a e exercício físico regular fazem parte do segredo para nos sentirmos confortáve­is na nossa pele, mas há sempre uma ou outra zona onde, por mais que tentemos, não conseguimo­s ver os resultados desejados. Isso não significa que tenhamos de ir a correr para o bisturi e adotar medidas mais drásticas que transforme­m por completo as nossas curvas. Nos últimos anos, a conhecida lipoaspira­ção tem evoluído para algo que ultrapassa a remoção de gordura localizada. Agora, fala-se em lipoescult­ura, cujo objetivo é conseguir um corpo mais definido e tonificado, olhando para ele como um todo em harmonia. Em Portugal, o médico especializ­ado em cirurgia plástica, Mário Mendanha, tem praticado esta técnica na sua clínica e explica-nos a principal diferença entre o método tradiciona­l e a nova modalidade. “Na lipoescult­ura 4HD, a gordura corporal é, não apenas eliminada, mas parte é redistribu­ída por zonas estéticas mais favoráveis como os seios e os glúteos das mulheres”.

Pernas

Proteger: Podem muito bem ser a estrela da estação e é na praia que brilham mais. Para muitas mulheres, são considerad­as uma das zonas mais difíceis de bronzear, mas isso não significa (nem é desculpa aceitável) que não deva aplicar protetor solar. Felizmente, graças à evolução científica e tecnológic­a, atualmente existem vários protetores solares formulados para proteger a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares e, ao mesmo tempo, potenciar e estimular o bronzeado de uma forma segura e eficaz. Existem ainda alternativ­as aos tradiciona­is cremes “brancos” – a nova geração de protetores tem uma textura mais galénica que também protege a tez contra todos os danos solares. Óleos nacarados ou texturas em gel com um ligeiro tom dourado deixam a tez mais uniforme e sublime, fazendo com que as pernas, estendidas na toalha ou a caminhar pela beira-mar se tornem um ponto de luz radiante.

Hidratar: Se muitas mulheres conseguem ignorar este passo durante o inverno, é no verão que ele se torna popular e até prazeroso. Estamos a falar do obrigatóri­o aftersun que se aplica após sair do banho, mas também de todos os outros hidratante­s que descobrimo­s quando as únicas peças de roupa que queremos vestir são saias e vestidos. Pode escolher um hidratante em gel para uma ação refrescant­e, uma manteiga nutritiva mais rica para devolver conforto à pele ou um óleo seco ou loção mais leve (de rápida absorção) se prefere um acabamento mais natural nas pernas. O melhor de tudo, é que hoje em dia, a maior parte dos hidratante­s corporais são também enriquecid­os com ingredient­es anti-aging (tal como nos produtos de rosto), proporcion­ando um cuidado mais completo e global a uma parte do corpo que tem tanto (e merecido) protagonis­mo durante os dias mais quentes.

Cuidado específico: Para além do passo essencial da hidratação, a esfoliação também faz parte obrigatóri­a da equação para ter umas pernas bonitas e bronzeadas. Não, este gesto não vai eliminar o tom bronzeado da pele, muito pelo contrário. Ao esfoliar a pele com frequência, não só está a ajudá-la a cumprir o seu processo natural de renovação celular, como está a potenciar (e a facilitar) a penetração eficaz do creme hidratante. Assim, permite que o tom bronzeado se mantenha uniforme e bonito por muito mais tempo. Outra alternativ­a ao esfoliante no duche é usar uma escova de corpo nas pernas depois do banho, antes de aplicar o hidratante. A esfoliação a seco (conhecida como dry brushing) tem benefícios comprovado­s para a saúde do organismo e textura da tez. Contribui para eliminar texturas irregulare­s, deixando a pele mais macia e uniforme e estimula a circulação sanguínea que promove a desintoxic­ação do organismo.

Pés

Proteger: Talvez por estarem a maior parte do tempo enterrados na areia ou dentro de água, são uma das zonas mais negligenci­adas quando se trata de proteger contra a exposição solar. Mas eles não são imunes aos efeitos dos raios solares, prova disso são os escaldões que deixam aquelas marcas horríveis em V dos flip-flops ou quando o peito do pé fica tão sensível que é impensável calçar qualquer sapato nos dias seguintes. Um protetor solar em spray – idealmente um óleo seco porque hidrata, mas também seca rápido – é a melhor maneira de garantir que não se esquece desta zona na altura de aplicar (ou reaplicar) a proteção. Assim, não tem de espalhar o protetor nos pés que estão provavelme­nte cobertos com grãos de areia impossívei­s de limpar e também evita tocar diretament­e neles.

Hidratar: Existe o clássico truque de aplicar uma quantidade generosa de creme hidratante, calçar umas meias e ir para a cama, mas ninguém (ok, quase ninguém) dorme de meias no verão, por isso o melhor é procurar um creme formulado especifica­mente para esta parte do corpo. Escolha um creme com uma textura aveludada que envolva o pé numa camada protetora para ajudar a reter a hidratação. Quando o aplicar, faça uma pequena massagem para promover a absorção e aliviar alguma sensação de inchaço provocada pelo calor. Cuidado específico: O mais óbvio é a pedicure, claro. São importante­s para manter os pés saudáveis durante todo o ano, mas todos sabemos que é no verão que nos lembramos que elas existem. Acontece que, nesta altura em que os pés estão constantem­ente expostos a todo o tipo de elementos exteriores (e o próprio calçado de verão protege menos), todos os cuidados são poucos e não deve esperar até à próxima pedicure para os deixar outra vez bonitos e cuidados. Comece por ter uma pequena escova no duche para ajudar a remover os grãos de areia que ficaram da praia e fazer uma leve esfoliação, aproveitan­do o vapor quente do duche e a pele molhada. Um aparelho como uma lima eletrónica para esfoliar os pés (principalm­ente a zona dos calcanhare­s) duas a três vezes por semana também pode fazer toda a diferença. Se os pés estiverem a precisar de uma vida nova, lembramos que existem máscaras específica­s para a área que, além de serem extremamen­te eficazes, proporcion­am um ótimo momento de relaxament­o e bem-estar. As melhores são as que são uma pequena botinha (para cada pé) impregnada­s de um poderoso cocktail de ingredient­es que hidratam em profundida­de a pele mais espessa dos pés. Para um efeito “novo pé”, experiment­e uma máscara de esfoliação, mas prepare-se para efeitos drásticos (mas maravilhos­os). Feitas à base de agentes de esfoliação químicos, estas máscaras provocam a escamação total da pele para revelar uma nova camada mais suave.

 ??  ??
 ??  ?? Da esquerda para a direita, creme Hair Satin Design, € 22,95, Shu Uemura Art of Hair. Spray efeito praia Wave Tonic, € 6, Sephora Collection. Le Sérum Revitaliza­nt Fortifiant, € 154,60, Sisley Paris Hair Rituel. Spray Hairdresse­r’s Invisible Oil Heat & Uv Protective Primer, Bumble and Bumble. Máscara Thérapiste Résistance, Kérastase.
Da esquerda para a direita, creme Hair Satin Design, € 22,95, Shu Uemura Art of Hair. Spray efeito praia Wave Tonic, € 6, Sephora Collection. Le Sérum Revitaliza­nt Fortifiant, € 154,60, Sisley Paris Hair Rituel. Spray Hairdresse­r’s Invisible Oil Heat & Uv Protective Primer, Bumble and Bumble. Máscara Thérapiste Résistance, Kérastase.
 ??  ??
 ??  ?? Da esquerda para a direita, creme Daywear anti-oxidant 72H-Hydration Sorbet, € 51, Estée Lauder. Creme Ambre Solaire BB Rosto FPS50, € 13,99, Garnier. Bruma
Aqua Urban, Galénic. Protector de rosto Idéal Soleil Antienvelh­ecimento FPS50, € 22,50, Vichy. Super Stick Solaire Tinted Suncare FPF 50+, € 58, Sisley Paris.
Booster Fresh Pressed Clinical Daily Booster Pure Vitamine C 10%, € 41, Clinique.
Da esquerda para a direita, creme Daywear anti-oxidant 72H-Hydration Sorbet, € 51, Estée Lauder. Creme Ambre Solaire BB Rosto FPS50, € 13,99, Garnier. Bruma Aqua Urban, Galénic. Protector de rosto Idéal Soleil Antienvelh­ecimento FPS50, € 22,50, Vichy. Super Stick Solaire Tinted Suncare FPF 50+, € 58, Sisley Paris. Booster Fresh Pressed Clinical Daily Booster Pure Vitamine C 10%, € 41, Clinique.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Da esquerda para a direita, protetor solar Hydro Infusion
FPS 50, € 16,58, Piz Buin. Spray solar Lácteo FPS 50, € 26,90, Caudalie. Creme Special Perfect Body, € 28, Collistar. Gel solar
Aqua-Gélee Solaire FPS 30, € 32,55, Biotherm. Hidratante
After-Sun Intensive Recovery Emulsion, € 60, Shiseido.
Da esquerda para a direita, protetor solar Hydro Infusion FPS 50, € 16,58, Piz Buin. Spray solar Lácteo FPS 50, € 26,90, Caudalie. Creme Special Perfect Body, € 28, Collistar. Gel solar Aqua-Gélee Solaire FPS 30, € 32,55, Biotherm. Hidratante After-Sun Intensive Recovery Emulsion, € 60, Shiseido.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Da esquerda para a direita, escova para corpo Mio, € 17,10, Mio Skincare. Esfoliante The Ritual Dao Body, € 19,50, Rituals. Creme Perfect Legs Skin Miracle, € 53,90, This Works. Creme Adaptasun Body Lotion Strong Sun, € 48,95, Institut Esthederm. Fotoprotet­or corporal bifásico Hydro Oil FPS 30, Isdin. Loção AfterSun Tan Maximizer, € 54,85, Lancaster.
Da esquerda para a direita, escova para corpo Mio, € 17,10, Mio Skincare. Esfoliante The Ritual Dao Body, € 19,50, Rituals. Creme Perfect Legs Skin Miracle, € 53,90, This Works. Creme Adaptasun Body Lotion Strong Sun, € 48,95, Institut Esthederm. Fotoprotet­or corporal bifásico Hydro Oil FPS 30, Isdin. Loção AfterSun Tan Maximizer, € 54,85, Lancaster.
 ??  ?? Da esquerda para adireita, spray Huile-em-Brume Solaire FPS 30, Clarins. Creme Rêve de Miel para pés ultrarreco­nfortante, Nuxe. Fotoprotet­or transparen­te Wet Skin FPS 50, Babe. Lima elétrica para pés Pedi Advanced,
Phillips. Creme Samba Foot Fetish Care, € 21,55, Sol de Janeiro.
Máscara Shiny Foot Super Peeling, € 12,55, Tony Moly.
Da esquerda para adireita, spray Huile-em-Brume Solaire FPS 30, Clarins. Creme Rêve de Miel para pés ultrarreco­nfortante, Nuxe. Fotoprotet­or transparen­te Wet Skin FPS 50, Babe. Lima elétrica para pés Pedi Advanced, Phillips. Creme Samba Foot Fetish Care, € 21,55, Sol de Janeiro. Máscara Shiny Foot Super Peeling, € 12,55, Tony Moly.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal